Healthtech cria games que estimulam habilidades cerebrais

Divulgação
Divulgação

A ProBrain, cofundada por Diana Faria, Ingrid Gielow e Henrique Cerioni, desenvolve formas para estimular o processamento auditivo no cérebro

Jogos disfarçados de situações cotidianas, como lembrar do que há na lista de supermercado ou entender a mensagem quando existem duas pessoas falando ao mesmo tempo. Essa é a ideia por trás dos games criados pela ProBrain, startup que desenvolve formas para estimular o processamento auditivo no cérebro. Elaboradas por fonoaudiólogos, as ferramentas serviriam para melhorar foco, memória, treinar escuta ativa, desenvolver a aprendizagem e habilidades comunicativas em qualquer idade, além de ajudar pacientes com problemas no processamento auditivo. “Eles reforçam as conexões neurais e, assim, melhoram a qualidade de vida dos usuários”, diz Ingrid Gielow, fonoaudióloga que cofundou a healthtech ao lado de Diana Faria e Henrique Cerioni, em São Paulo.

O carro-chefe é Afinando o Cérebro, ferramenta online que tem mais de 155 atividades interativas entre jogos e áudios para professores, crianças, idosos e terapeutas. As atividades envolvem a velocidade de processamento, localização sonora e visual de figuras. A ProBrain também desenvolveu a plataforma AudBility, exclusiva para fonoaudiólogos ou audiologistas, que faz uma triagem do processamento auditivo central em pouco mais de 20 minutos, sem a necessidade de cabine, podendo ser utilizada em qualquer computador, tablet ou celular. A técnica de cabine é usada por fonoaudiólogos em jovens e crianças que não desenvolveram a habilidade de processar o que ouvem e transformar em informações, por exemplo. Ou seja, nem sempre compreendem a mensagem que estão ouvindo, apesar de ouvir bem. 

Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram

O AudBility tem mais de 5.000 usuários cadastrados e permite que o profissional acompanhe o trabalho terapêutico. O tempo de resposta aos estímulos varia de acordo com as dificuldades de cada um mas, segundo Ingrid, em oito sessões é possível ter uma evolução de 20% a 40%. O cadastro no Afinando o Cérebro é gratuito e a plataforma já impactou mais de 100.000 usuários desde o seu lançamento, em 2019. Já o AudBility está disponível em pacotes a partir de R$ 40.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).