Por que os ciberataques aumentam na sexta-feira 13?

Em média, os ataques criminosos digitais chegam a dobrar na data, principalmente pelo volume de campanhas e comunicação promocional do varejo

Luiz Gustavo Pacete
Compartilhe esta publicação:
Getty Images

Os ciberataques ocorrem porque o varejo se aproveita de datas e momentos sazonais para ampliar o volume de envio de promoções

Acessibilidade


Muito além das superstições ou oportunidades de marketing, a sexta-feira 13 mobiliza um ecossistema importante, o de cibersegurança. Existem muitos mitos e lendas relacionados aos ataques, mas muitos deles são identificados. A PSafe, empresa de cibersegurança, identificou, por exemplo, que nesta data, as tentativas de golpes podem crescer em até 120%.

Leia mais:  Ciberataques: entenda o papel do Chief Data Officer ante a vulnerabilidade digital

De acordo com a empresa, isso ocorre porque o varejo se aproveita de datas e momentos sazonais para ampliar o volume de envio de promoções e oportunidades de marketing. Na década de 1980, foram identificados, por exemplo, vírus desenvolvidos especialmente para data que atacavam computadores somente na transição para o dia 13.

Muitos dos ataques são feitos via phising ou malware e podem estar em SMS, e-mails, apps fantasmas e apps de mensagens. Esses golpes estão cada vez mais sofisticados. Um dos principais pontos de vulnerabilidade é não ter hábito de instalar dispositivos de segurança nos devices. No caso de empresas, investir em inteligência artificial também é um caminho importante.

Compartilhe esta publicação: