Depois da Lua, agora o Sol: por que a Índia está acelerando seus esforços espaciais?

Após ter sido o primeiro país a pousar no polo sul da Lua, o país enviou, no sábado, 2, um foguete para estudar a estrela; turismo espacial e novas tecnologias estão entre os objetivos

Redação
Compartilhe esta publicação:
Getty Images

A Índia tem interesse em explorar novas tecnologias e ser referência em turismo espacial ao ampliar seus esforços nesta área

Acessibilidade


A Índia tornou-se protagonista nas notícias recentes envolvendo exploração espacial. Após ter sido o primeiro país a pousar no polo sul da Lua, no dia 23 de agosto, agora um foguete espacial indiano foi lançado, no sábado, 2, com o objetivo de estudar o Sol. É a primeira onda solar desenvolvida pela Índia e responde por nome de Aditya-L1.

Leia também:

O principal objetivo é observar ventos solares e identificar tempestades de maior proporção. Com isso, também será possível mapear efeitos de radiação. Somak Raychaudhury, cientista envolvido na missão, afirma que muitas comunicações já foram prejudicadas por tempestades solares e que as identificar é um passo importante. Entender o efeito do Sol no clima da Terra também é outro objetivo do projeto.

Confira três missões espaciais recentes da Índia:

  • iStock

    #1
    A missão Chandrayaan-1 foi lançada em 2008 e foi a primeira missão lunar da Índia mapeando a superfície da lua e coletando dados sobre sua composição química.

  • NASA

    Chandraayan 3

    A missão Chandrayaan 3 será lançada pela ISRO (Indian Space Research Organization) e possui como objetivo principal colocar um módulo de pouso e um rover no polo sul da Lua. A previsão do lançamento está marcada para junho de 2023 a bordo do veículo GSLV Mark 3. A Chandraanyan 3 é uma nova tentativa da missão Chandrayaan 2, que agora possui melhorias que garantem um pouso seguro.

  • Stringer/Reuters

    Aditya-L1
    A missão Aditya-L1 foi lançada em 2022 e está estudando a coroa solar, a parte externa e mais quente da atmosfera solar.

iStock

#1
A missão Chandrayaan-1 foi lançada em 2008 e foi a primeira missão lunar da Índia mapeando a superfície da lua e coletando dados sobre sua composição química.

Compartilhe esta publicação: