Preços agropecuários sobem no primeiro trimestre de 2021

Alta ocorre na comparação com o mesmo período de 2020, mas desaceleram em relação ao trimestre passado.

Redação
Compartilhe esta publicação:
Wenderson Araujo/Trilux/CNA
Wenderson Araujo/Trilux/CNA

A maior alta de preço ocorreu na soja, com índice de 43%

Acessibilidade


Os preços da maioria dos produtos agropecuários seguiram elevados no primeiro trimestre de 2021. Diante disso, nesse período, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) avançou 14,1% frente ao primeiro trimestre de 2020, em termos reais, segundo cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Esse cenário é resultado sobretudo do aumento real expressivo do IPPA-Grãos/Cepea, de 32,8% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Neste caso, todos os grãos que compõem esse Índice registraram forte alta real nessa comparação: de 43% para a soja, de 30% para o arroz, de 22% para o algodão, de 19% para o milho e de 11% para o trigo.

LEIA TAMBÉM: Brasil já exportou 14,6 milhões de toneladas de soja em abril e deve bater recorde mensal

Além disso, o IPPA-Grãos/Pecuária também subiu, mas de forma menos intensa, 4,7%. Por outro lado, o IPPA-Cana-Café/Cepea e IPPA-Hortifrutícola/Cepea recuaram no primeiro trimestre de 2021 frente ao mesmo período do ano passado, 10,8% e 9,8%, respectivamente, em termos reais.

Já entre o último trimestre de 2020 (de outubro a dezembro) e o primeiro de 2021, o IPPA/Cepea apresentou queda real, de 5,1%. Segundo pesquisadores do Cepea, isso se deve, especialmente, à redução observada para o IPPA-Pecuária, de 7,1%, que, por sua vez, foi pressionado especialmente pelas desvalorizações dos suínos e do leite nos três primeiros meses de 2021. (Com Cepea)

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: