Leilão 80 de biodiesel do Brasil tem maior volume e queda de preço, diz Abiove

Jason Reed/Reuters
Jason Reed/Reuters

A associação afirmou também que, enquanto o preço do biodiesel cai, o petróleo segue aumentando

O 80º leilão de biodiesel, para entregas em julho e agosto, negociou 1,1 bilhão de litros, cerca de 50 milhões de litros acima do certame anterior, e ainda registrou queda de R$ 0,05 por litro, afirmou a associação de produtores Abiove hoje (16), citando que os resultados mostram que o setor tem condições de ampliar a oferta.

O leilão 80 –assim como o 79– foi realizado para uma mistura de 10% de biodiesel no diesel, após o governo decidir reduzir temporariamente em três pontos percentuais o “mix” citando preços altos do óleo de soja, matéria-prima que responde por mais de 70% do produção do biocombustível.

LEIA TAMBÉM: A carne não vai baixar

“Esse desempenho sinaliza que a indústria do biodiesel tem plena capacidade para aumentar a produção no Brasil gerando empregos, renda, segurança energética e contribuindo com a produção de farelo proteico, além de reduzir as emissões de poluentes”, disse o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral, em nota.

Procurada, a reguladora ANP não comentou os resultados do leilão, acrescentando que, pelo cronograma, a homologação deverá ocorrer em 30 de junho.

A Abiove citou que o volume adquirido pelas distribuidoras no leilão 80 representa uma queda de 13% sobre o comercializado na licitação para atender o bimestre julho/agosto de 2020, quando a mistura obrigatória estava em 12%.

Mas a Abiove destacou que, a despeito de o total arrematado ter aumentado 5% em relação ao leilão 79, houve sobreoferta de 355,5 mil litros, “volume mais que suficiente para que o Brasil adotasse o B13 ainda nesse bimestre”.

A Abiove disse que a queda no valor do biodiesel seguiu redução dos preços das matérias-primas em moeda nacional –a decisão do governo de reduzir temporariamente a mistura obrigatória se deu considerando interesses dos consumidores relacionados a preços.

A associação afirmou também que, enquanto o preço do biodiesel cai, o petróleo segue aumentando, atingindo nesta semana 73 dólares por barril, maior nível em dois anos, com possíveis reflexos no preço do diesel brasileiro.

Se está destinando menos óleo de soja para biodiesel, a indústria está ampliando as exportações das matérias-primas do biocombustível, reduzindo o processamento interno.

Com base nos resultados do leilão 80, as usinas brasileiras de biodiesel terão capacidade ociosa de 40,2% durante julho e agosto, índice que pode chegar a cerca de 60% nas regiões Sudeste e Nordeste, comentou a associação. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).