Conheça a fazenda centenária que criou a degustação de sidra ao ar livre na Califórnia

Chelsea Davis
Compartilhe esta publicação:
Divulgação_Gowan'sCidery
Divulgação_Gowan'sCidery

Fazenda centenária, na sexta geração, se reinventa e eleva o status da sidra

Acessibilidade


O Gowan’s Cidery é uma propriedade rural hoje na sexta geração, localizada na saída da rodovia 128, uma estrada que leva ao condado de Mendocino, na Califórnia. Embora possa ficar tentado a continuar o caminho e não parar no parece ser um simples pomar de macieiras, se você fizer isso estará perdendo uma experiência extraordinária no campo. Porque o Gowan’s Cidery é um pomar impressionante e amplo, com uma coleção especial de 84 tipos diferentes de maçãs de todo o mundo.

As árvores antigas foram plantadas pelos bisavós dos atuais donos. Ao longo das gerações, elas continuaram a florescer e produzir as mesmas maçãs usadas para criar cidras premiadas e algumas das melhores tortas de maçã que você possa provar. A Gowan produz seis sidras de vinho de maçã (a bebida da fruta fermentada) cada uma delas com inúmeros prêmios. “Cultivamos cada maçã nestes pomares históricos que a família Gowan cuida desde 1876”, diz Sharon Gowan, fundadora da Cidermaker da Gowan’s Heirloom Cider.

LEIA TAMBÉM: Brasileiros revolucionam o mercado de cannabis nos EUA

“Assim, os hóspedes desfrutam da magia dessas árvores, crescendo neste terroir e engarrafadas aqui mesmo. As sidras são ainda mais raras do que os vinhos da propriedade, onde o vinho de maçã é engarrafado no local em que as maçãs crescem. Isso significa que, ao contrário da maioria das maçãs de supermercado, podemos cultivar maçãs raras, permitir que amadureçam nos pés e espremer o suco quando estiverem com o equilíbrio perfeito de sabor, ácidos e taninos. Isso é tão do campo à mesa quanto possível.”

As belas árvores de Gowan são o primeiro passo para fazer suas sidras premiadas. A fazenda abriu o primeiro pomar de degustação de cidra ao ar livre da Califórnia, no que Sharon descreve como um “museu vivo”, com algumas das árvores mais antigas do pomar.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
Divulgação_Gowan'sCidery
Divulgação_Gowan'sCidery

Sharon, uma das herdeiras, descreve a fazenda como um “museu vivo” para a fruta que é transformada em sidra, mas também é vendida in natura

“Trata-se da melhor qualidade, boa fruta madura e proteção desse sabor. Como temos o luxo de nossos próprios pomares, com curadoria de gerações para o melhor sabor desta terra, podemos escolher entre uma paleta de sabores naturais exclusivos deste terroir e dessas árvores de herança ”, afirma Sharon.

“Assim, essas delicadas heranças podem ser colhidas quando estiverem perfeitas para a cidra. E, em vez de ficar armazenadas por um ano, como muitas maçãs destinadas aos supermercados, podemos processar a fruta quando o sabor estiver perfeito. O amadurecimento da árvore e a prensagem fresca são as chaves para o melhor sabor”, diz ela.

Atualmente, a Gowan’s oferece uma seleção de guloseimas exclusivas, desde sua cidra não alcoólica congelada e prensada fresca 100% orgânica, não filtrada e não pasteurizada, até tortas e crumbles de maçã recém-assados. Quem visita a fazenda também pode comprar maçãs frescas colhidas e outros produtos cultivados na propriedade, incluindo peras, figos e caquis.

Como a sidra combina tão bem com uma variedade de alimentos, o Gowan’s recentemente começou a oferecer aos visitantes a chance de experimentar as sidras com uma variedade de sabores diferentes para inspirar sua próxima refeição em casa. Eles são poder participar do chamado Picnic Picnic Cider Pairing nos fins de semana, que inclui três bandejas de petiscos salgados e doces selecionados para cada cidra.

Chelsea_Davis
Chelsea_Davis

Cider Pairing Picnic Bites é um dos muitos eventos criados pela fazenda para atrair visitantes

Mas como isso tem data pré-fixada e é sazonal, há outros alimentos disponíveis, como manga com pimenta, queijo de cabra com menta (de um laticínio local) e seu saboroso chutney caseiro de maçã. “Adoramos ouvir quando nossos visitantes retornam e compartilham sua nova combinação favorita com nossas sidras”, diz ela.

Conversamos com Sharon Gowan, fundadora da Cidermaker da Gowan’s Heirloom Cider, sobre a história da sidra, tipos de cidras produzidas, combinações de alimentos e muito mais. Confira a seguir:

Forbes: Gowan’s é uma cidra e pomar de seis gerações. O que mudou desde que a Gowan’s se estabeleceu?

 Sharon Gowan: Quando trabalhamos nos pomares e celeiros, é como se estivéssemos olhando para um álbum de fotos. Ainda usamos um celeiro construído em 1890, a partir de sequoias moídas à mão na fazenda. Ou viajando pela Hwy 128, em direção à cidade de Mendocino, onde conduzíamos parelhas de cavalos puxando carroças cheias de maçãs para vender de porta em porta. Naquela época, a estrada era estreita, os visitantes menos comuns, embora a diligência parasse no pomar de Gowan para uma nova parelha de cavalos.

Ainda estamos entregando maçãs e cidra, indo para o sul na Hwy 128 até a área da Baía de São Francisco e Sacramento. Começamos a entregar maçãs frescas para São Francisco, quando o Golden Gate tinha apenas 10 anos. Naquela época, os trabalhadores do pomar eram todos mulheres, desde a poda até a colheita.

Chelsea_Davis
Chelsea_Davis

Fazenda possui macieiras centenárias, sendo que uma delas era considerada extinta pela comunidade científica

Josephine, que estará comemorando seu 97º aniversário, trabalhou nos pomares com equipes de colheita exclusivamente femininas. Agora, o trabalho do pomar é feito inteiramente por homens, e os tratores trazem a colheita em vez dos cavalos.

Na sidra, você encontrará uma prensa de maçã moderna, tanques de aço inoxidável brilhantes para fermentação, uma nova linha de engarrafamento combinando ciência moderna com gerações de conhecimento institucional de cultivo de maçã. Estamos nos preparando para plantar novos pomares no estilo moderno de sebes, aguardando a entrega do nosso primeiro trator autônomo e acompanhando o desenvolvimento da colheita por drones.

Mas o básico permanece, árvore e terroir, clima e água, sol e estações, receber visitantes, entregar maçãs frescas e cidra e, o mais importante, esperar que as decisões que tomamos hoje sejam a base para os próximos 146 anos aqui.

F: O que diferencia suas sidras das dos concorrentes?

SG: As grandes sidras do mercado de varejo introduziram sidras para as massas, e isso é ótimo para todos os produtores de sidra. Dito isto, nossa herança de agricultura no Gowan’s nos diferencia e nossas sidras também. Isso está praticamente embutido em nosso DNA, então não estamos falando de uma ou duas gerações – são seis gerações de agricultores que entraram nas sidras que produzimos hoje.

Chelsea_Davis
Chelsea_Davis

Montagem de venda direta na fazenda ajuda a perpetuar o nome e a criar laços com os visitantes

Uma das maiores diferenças entre a Gowan e os produtores em massa de cidra é a transparência. Você sabe onde nossas maçãs são cultivadas e que elas são orgânicas. Muito marketing e embalagens astutas podem ser muito enganosas para os consumidores que querem apenas apoiar as fazendas locais e saber de onde vem sua comida.

Muitas pessoas pensam que a cidra é como o vinho, e se o rótulo diz “Califórnia” ou qualquer outro estado na lata ou caixa, então as maçãs devem crescer nesse estado. Infelizmente, para os consumidores, isso não é verdade.

F: A degustação de cidra de Gowan no pomar é a primeira área ao ar livre. Como isso aconteceu?

SG: Com seis gerações de agricultores, foi uma progressão natural para fazer cidra forte. Certamente, estava acontecendo em um nível pessoal dentro da família – quantas coisas você pode fazer com maçãs, certo? Estando em Anderson Valley e acompanhando o crescimento da indústria do vinho, percebemos que também tínhamos algo a oferecer ao público.

A Gowan’s produz cidra há mais de 100 anos e ainda temos prensas históricas de maçã de um século atrás. Certamente, a cidra foi feita para usos exclusivos ao longo dos anos. Nossas maçãs foram procuradas por padeiros, fabricantes de sucos e bebidas espirituosas e fabricantes de sidra.

Chelsea_Davis
Chelsea_Davis

Donos mantêm um intenso movimento de criar harmonizações para a sidra que produzem

Recebemos nossa licença para vender cidra comercialmente há cerca de 10 anos. Há muito tempo pensamos que a fruta que este canto do paraíso produz é inigualável, e sei que nossos amigos da vinícola sentem o mesmo. Os dias quentes e as noites frescas permitem que a fruta desenvolva lentamente um sabor profundo nestes pomares antigos e, quando combinado com a variedade e os cuidados corretos, é mágico.

Com o influxo mais recente (últimos 40 anos) de vinhedos e vinícolas, o reconhecimento adicional de Anderson Valley como uma região de cultivo de primeira, esses belos pomares históricos pensamos que tínhamos algo único a oferecer.

Estes são alguns dos pomares de macieiras mais antigos do estado da Califórnia e parecem um jardim mágico ou uma catedral. Embora não seja a primeira cidra, o Gowan’s Cider Tasting in the Orchard é a primeira experiência de degustação exclusivamente ao ar livre da Califórnia. Os visitantes desfrutam de cidra em sua forma mais pura, enquanto relaxam à sombra de macieiras centenárias. As pessoas adoram que tudo aconteça aqui, onde as maçãs centenárias crescem, o suco é prensado e a cidra é engarrafada – produzindo uma cidra rara.

Chelsea_Davis
Chelsea_Davis

Visitantes são recebidos para passeios, descansos e também podem participar dos manejos no pomar

Os visitantes adoram a mudança das estações, desde a beleza elegante dos pomares de inverno até a excitação dos botões e flores românticas da primavera. Os verdes luxuriantes do início do verão são, de repente, um convite à corrida da futura colheita, seguida pelo crescendo da temporada de outono onde começa o herdamos: colheita de maçã Gravenstein, esmagamento, maçãs frescas, tortas, colheita de maçã até novembro, quando os belos laranjas e dourados varrem os pomares.

F: Fale sobre suas sidras premiadas e o que as torna especiais.

SG: Hoje, fabricamos seis sidras de vinho de maçã da propriedade. Todas as nossas sidras são feitas de maçãs cultivadas aqui. E como temos mais de 80 maçãs diferentes que herdamos, podemos fazer sidras de variedade única.

Nossa primeira cidra é uma homenagem aos pomares históricos – herança de 1876. É uma mistura de receita especial (ou cuvée) combinando mais de uma dúzia de tipos raros que abrangem a história do pomar. Alguns o comparam a uma cidra francesa.

Foi classificado entre os 1% dos melhores vinhos de Napa, Sonoma, Mendocino, Lake em 2019, com 98 pontos, e desde então ganhou o Best in Class no San Francisco Chronicle Wine Competition. Minha combinação favorita com isso é o queijo gouda e bacon defumado de Yancy, tikka masala, caramelo com chocolate amargo. Ele tem 98 pontos.

Este ano, nossa cidra Macintosh foi nomeada Melhor da classe no SF Chronicle, foi a melhor da classe no ano passado no concurso de vinhos SF International com uma pontuação de 97 pontos. Por duas vezes, nosso Macintosh também ganhou o Best in Class na maior competição de cidra do mundo (GLINTCAP). É a nossa cidra mais seca, muito floral e brilhante. Vai muito bem com morangos, amêndoas e carne de porco. Faz 97 pontos.

A cidra Gravenstein foi apelidada de “Verão em um copo” pelos fãs e é a nossa mais popular. Ela também ganhou o maior número de prêmios: Best in Show da California Cider Competitions, California State Fair, três Best in Class do SF Chronicle Wine Competitions, Best in Class GLINTCAP e muito mais. Parece que você está mordendo uma maçã fresca com um ótimo equilíbrio azedo doce. Ótimo com ervas frescas, queijo azul, salmão. Faz 96 pontos.

Sierra Beauty é um estilo diferente – uma cidra tranquila. Suave, saborosa e ousada, é ótima com limão, macarrão com alho e aves e biscoitos de aveia e passas. E é feita da maçã Sierra Beauty, que é uma maçã nativa da Califórnia. Uma única árvore plantada aqui em 1906 foi a fonte do que hoje são hectares e mais hectares desta incrível maçã. Sem saber do nosso sucesso com esta maçã, os pesquisadores a consideravam extinta até visitarem a fazenda na década de 1990. Fornecemos madeira de enxerto a todos os viveiros interessados. Hoje em dia, se você comprar uma árvore Sierra Beauty em qualquer viveiro, é um clone daquela árvore plantada aqui em 1906. Faz 92 pontos.

Cidra de maçã temperada ou wassail bem equilibrada wassail não muito doce ou cidra quente. Wassail é uma homenagem à tradição do pomar de mil anos chamada ‘wassailing’ ou desejando um ao outro boa saúde e uma boa colheita no próximo ano. Wassailing evoluiu para caroling moderno.

Chelsea_Davis
Chelsea_Davis

Bebidas produzidas do cultivo das maças já ganharam inúmeros prêmios

Spiced Apple é ótimo com brunch, presunto, cordeiro, cheesecake ou uma bola de sorvete de baunilha (chamamos de bola de neve). Faz 90 pontos

Nossa mais recente é a cidra Pinot Rosé, usando Pinot Noir local com acabamento em carvalho francês, misturado com nossa cidra de vinho de maçã. Gelada, crocante e refrescante, combina lindamente com queijo Gruyère, tri tip, framboesas e chocolate amargo. É a nossa mais recente cidra a ganhar Best in Class no GLINTCAP, Best in Class no SFCWC e também Best Cider no Experience Rosé, a maior competição de vinhos rosé da América do Norte. Faz 94 pontos.

F: Que tipos de alimentos combinam melhor com sidras e como você cria esses pares?

SG: A cidra é fácil e divertida de combinar com uma grande variedade de alimentos, desde menus elegantes com estrelas Michelin até churrasco no quintal. É tão refrescante que funciona com paletes de especiarias da Ásia ao hispânico, do clássico americano ao leste africano. Experimente qualquer queijo (incluindo queijo azul) ou pratos de carne de porco com bacon à carne de porco desfiada.

Um de nossos convidados nos disse, certa vez, que nossa Sierra Beauty foi fantástica com seu turducken de Ação de Graças. Frutos do mar são ótimos, cordeiro e carne também. Com sua acidez brilhante, com costela funciona muito bem. Pratos picantes, charcutaria e batata frita são super divertidos e deliciosos com a bebida.

Legumes e ervas frescas também funcionam muito bem; cogumelos, abóbora e alho-poró, abobrinha com ervas italianas. Muitas vezes incluímos frutas em cestas de piquenique, morangos e framboesas, laranja, limão, figo, manga. E as cidras também combinam com a sobremesa: chocolate, caramelo, cheesecake e marzipan.

Levamos nesses passeios um verdadeiro carregamento de comidas e ‘brincamos’ com esses sabores. É muito divertido. Às vezes, todos concordam com a melhor combinação e às vezes, não. Digamos que há muitos testes de sabor para determinar o que funciona.

F: Por que as harmonizações de cidra não alcançaram um status?

SG: Acho que está se movendo nessa direção, especialmente com as sidras de vinho de maçã mais elevadas. As sidras ‘finas’ se prestam muito bem a combinações de alimentos. Acho que harmonizar a cidra com as refeições é o segredo mais bem guardado. As sidras têm um sabor refrescante e delicado, por isso não sobrecarregam os pratos que o chef preparou e, no entanto, definitivamente acrescentam a isso. Além disso, elas geralmente têm menos álcool para que você possa desfrutar de alguns copos e ainda se sentir bem.

F: Quais são as próximas novidades no Gowan’s?

SG: Estamos muito animados para este ano. Haverá outras maneiras, mais do que nunca, para experimentar todas as estações no pomar de macieiras. A novidade deste ano é o U-pick, um banho de flores, o Dia de São Patrício, a Competição de Chutney, degustação de maçã, piqueniques de cidra e música.

O próximo é Apple Blossoms em abril – é primavera nos pomares. Teremos passeios pelos pomares para que os visitantes possam experimentar as perfumadas flores de macieira em caminhadas curtas e guiadas. Também oferecemos sessões privadas Blossom ‘Bathing’, onde você pode aproveitar seu próprio tempo nos pomares da primavera. É ótimo para fotos!

* Chelsea Davis é colaboradora da Forbes EUA. Escreve, também, entre outras publicações, para Time Out, This Is Insider, TravelPulse, Thrillist, Mic, NYLON, Travel Weekly, Fodor’s Travel, Paste Magazine e The Daily Meal.

Compartilhe esta publicação: