Ucrânia exportou 3 milhões de toneladas de produtos agrícolas em julho

Em comunicado no Facebook, a associação disse que as exportações agrícolas no mês passado cresceram 12% em relação a junho

Reuters
Compartilhe esta publicação:
REUTERS/Igor Tkachenko
REUTERS/Igor Tkachenko

Caminhão descarrega cevada em Odessa

Acessibilidade


A Ucrânia exportou 3 milhões de toneladas de produtos agrícolas em julho desviando de seus portos marítimos, a maioria bloqueados pela Rússia, disse o Clube Ucraniano de Associações Empresariais Agrárias (UCAB) hoje (1º).

Em comunicado no Facebook, a associação disse que as exportações agrícolas no mês passado cresceram 12% em relação a junho, enquanto as exportações de grãos aumentaram 21%, para 1,7 milhão de toneladas.

A UCAB disse que, embora as exportações dos portos de Chornomorsk, Odessa e Pivdennyi no Mar Negro tenham sido possíveis sob um acordo de passagem segura entre a Ucrânia e a Rússia, intermediado pela Turquia e pelas Nações Unidas, o restante de seus portos permanece sob bloqueio russo.

“Somente no caso de pleno funcionamento desses três portos marítimos e pleno carregamento de rotas alternativas podemos esperar o volume de exportações de antes do início da invasão russa”, afirmou.

Antes da invasão em 24 de fevereiro, a Ucrânia exportava até 6 milhões de toneladas de grãos por mês, disse a UCAB.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
Compartilhe esta publicação: