1. Início
  2. /
  3. Forbes Agro
  4. /
  5. Déficit de café no mundo terá recorde de 7,3 milhões de sacas na safra 2022/23
Forbes Agro

Déficit de café no mundo terá recorde de 7,3 milhões de sacas na safra 2022/23

A organização também observou que as exportações globais de grãos de café verde ou não torrado caíram 2,9% em abril

2 min
Jose Roberto Gomes/ Reuters
Jose Roberto Gomes/ ReutersColheita de café robusta em São Gabriel da Palha (ES)

O mercado global de café registrará um déficit de 7,3 milhões de sacas na temporada 2022/23 (outubro-setembro), uma vez que o aumento dos custos globais de fertilizantes e o clima adverso no último ano prejudicaram as safras, informou a Organização Internacional do Café (OIC) nesta terça-feira (6).

Isso ocorre após um déficit de 7,1 milhões de sacas na temporada 2021/22, quando o consumo de café se recuperou e o crescimento econômico melhorou em período em que o mundo emergia da pandemia de Covid-19, informou a OIC em um relatório mensal.

O órgão intergovernamental vê a produção aumentando apenas 1,7%, para 171,3 milhões de sacas em 2022/23, apesar de o Brasil, o maior produtor, ter estado no seu período de alta no ciclo bienal, que alterna anos de melhores e piores produtividades.

Embora o consumo também esteja crescendo 1,7%, para 178,5 milhões de sacas, isso é modesto em comparação com o aumento de 4,2% da última temporada pós-Covid.

“A desaceleração do crescimento econômico para 2022 e 2023, juntamente com o dramático aumento do custo de vida, terá um impacto no consumo de café no ano cafeeiro de 2022/23”, disse a OIC.

A organização também observou que as exportações globais de grãos de café verde ou não torrado caíram 2,9% em abril na comparação anual, para 9,21 milhões de sacas, elevando o total acumulado de exportações nos primeiros cinco meses do ano cafeeiro para 64,95 milhões de sacas, uma queda de 6,4%.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.