1. Início
  2. /
  3. Forbes Agro
  4. /
  5. China Suspende Cinco Unidades Exportadoras de Soja do Brasil
Forbes Agro

China Suspende Cinco Unidades Exportadoras de Soja do Brasil

O governo afirmou que conduz avaliações com transparência, ressaltando a relação estratégica com a China

2 min

O Ministério da Agricultura do Brasil foi notificado pelas autoridades chinesas de que cinco unidades exportadoras do país de soja foram proibidas de enviar o grão para o país asiático, informou na quinta-feira.

Na quarta-feira, o jornal Folha de S.Paulo informou que a China havia impedido a entrada de 69 mil toneladas métricas de soja brasileira em seu território após encontrar trigo tratado com pesticidas no porão do navio que transportava a carga.

“Trata-se de cinco estabelecimentos, entre mais de 2 mil unidades habilitadas para exportação de soja à China”, disse o ministério, sem fornecer detalhes adicionais.

“O governo brasileiro, quando notificado de alguma eventual inconformidade, conduz avaliações com transparência, responsabilidade e agilidade.”

De acordo com a reportagem da Folha, as exportações de duas fábricas da Cargill, bem como de outras três controladas pela Louis Dreyfus, CHS Agronegócio e 3Tentos estariam suspensas a partir de quinta-feira em conexão com o incidente.

A Cargill, a Louis Dreyfus e a CHS Agronegócio não responderam aos pedidos de comentários, enquanto a 3Tentos se recusou a comentar.

O Ministério da Agricultura disse que o “Brasil mantém uma relação sólida e estratégica com a China”, acrescentando que este ano o Brasil exportará mais de 100 milhões de toneladas de soja para seu maior parceiro comercial agrícola.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.