EXCLUSIVO: Nova linha de café da Nespresso é produzida em região revitalizada e sustentável da Nicarágua

Divulgação
Divulgação

Batizada de Master Origins Nicaragua La Cumplida Refinada, a novidade da marca é edição limitada

Na região de La Cumplida, na Nicarágua, cerca de 20 fazendas se comportam como um verdadeiro paraíso agroflorestal sustentável. O protagonista dessa paisagem, no entanto, é o café, que é colhido, fermentado e processado pelas mãos dos trabalhadores da comunidade local, gerando centenas de empregos. É nesse espaço revitalizado que a Nespresso vai produzir sua nova linha de café.

Batizada de Master Origins Nicaragua La Cumplida Refinada, a edição limitada que começará a ser vendida no dia 31 de junho prima pelo cuidado com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, preserva o bem-estar do produtor rural. Para Daniela Santos, coffee ambassador da Nespresso no Brasil, esse diferencial não impacta apenas na imagem da marca no mundo ESG. A qualidade do produto, na realidade, é diretamente influenciada pelo ecossistema sustentável no qual é produzido.

LEIA MAIS: Magalu inicia programa de coleta responsável de lixo eletrônico

“O segredo do novo produto está no processo de fermentação, aprimorado por verdadeiros mestres no cultivo dos grãos. Por meio de muita pesquisa e diversos testes, os produtores entenderam que a aplicação de leveduras selecionadas diretamente nos frutos do café, após a colheita manual, associada a uma fermentação de 72 horas, resulta em um perfil supreendentemente doce e com uma explosão de notas de frutas cristalizadas, cereja e romã”, explica Daniela.

Esse processo delicado não foi desenvolvido da noite para o dia. Para chegar a uma receita de café ideal, especialistas da Nespresso desafiaram os produtores locais, que fizeram centenas de testes para explorar e aperfeiçoar o processo de fermentação em uma metodologia similar ao realizado no universo dos vinhos. A variedade composta por Arábicas é realçada por todo o processo de fermentação e finalizada com uma torra clara.

Por essas e outras razões é que a marca diz se empenhar para continuar investindo em locais como a La Cumplida. Nas fazendas da região, foram plantadas cerca de 100 mil árvores nativas que ajudam a proteger a natureza e a sustentar a produção de café de alta qualidade. A região, no entanto, não é a única a receber esse tratamento. Mais de 110 mil fazendas parceiras em 17 países são auxiliadas por mais de 450 agrônomos, que as ajudam a cultivar o café de forma ambiental, social e economicamente sustentável.

No Brasil, a situação também é parecida. 100% das fazendas fornecedoras da empresa em âmbito nacional fazem parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, desenvolvido em 2003 em parceria com a Rainforest Alliance e o Imaflora. O projeto fornece conhecimento e técnica aos produtores locais que querem manter uma produção sustentável. Para fechar o processo, a empresa mantém 200 pontos de coleta de cápsulas Nespresso – 100% recicláveis – pelo país.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).