99 anuncia parceria para impulsionar mercado brasileiro de veículos elétricos

Iniciativa quer criar 10 mil estações públicas de carregamento até 2025 e ter 100% da frota elétrica do aplicativo em 2030.

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Paulo Whitaker/Reuters
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O programa pretende aumentar a participação dos veículos elétricos entre os carros novos de 2% para 10% das vendas

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O aplicativo de transporte de passageiros 99 anunciou hoje (26) uma parceria com empresas dos setores de EVs (veículos elétricos) para impulsionar o setor no Brasil.

A coalização batizada de Aliança pela Mobilidade Sustentável também inclui Raízen; Movida; Ipiranga, da Ultrapar; Unidas; Zletric, Caoa Cherry; e Tupinambá Energia, e pretende aumentar as vendas de veículos elétricos, criar 10 mil estações públicas de carregamento até 2025 e ter 100% da frota elétrica do aplicativo em 2030.

VEJA TAMBÉM: 10 empresas que já estão usando veículos elétricos

O programa pretende aumentar a participação dos veículos elétricos entre os carros novos de 2% para 10% das vendas. A 99 pretende adicionar pelo menos 300 automóveis elétricos ainda neste ano, com objetivo de chegar a 10 mil até 2025 e 100% de sua frota com zero emissão de carbono até 2030.

Atualmente, a 99 possui 750 mil motoristas ativos em sua plataforma, dos quais cerca de 190 são veículos híbridos, segundo a companhia.

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O programa pretende aumentar a participação dos veículos elétricos nas vendas de carros novos no país de 2% para 10%. A 99 pretende adicionar pelo menos 300 automóveis elétricos ainda neste ano, com objetivo de chegar a 10 mil até 2025 e ter 100% de sua frota com zero emissão de carbono até 2030.

Segundo a companhia, os carros serão adquiridos parte por parcerias com locadoras e montadoras, parte com recursos próprios. “Com os aprendizados dessa primeira fase, a companhia estudará a melhor forma de disponibilizar os 10 mil veículos elétricos aos motoristas até 2025 até chegar a 100% da frota em 2030”, afirmou a empresa.

Para viabilizar o modelo, a aliança buscará impulsionar a infraestrutura de eletrificação da frota, com postos públicos de recarga, facilitar o aluguel entre motoristas de aplicativo e dar apoio às montadoras e às outras empresas da cadeia.

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“A adoção de carros elétricos subiu 100% em um ano. Esses automóveis possuem menos impacto ambiental, preservam a saúde das pessoas e também reduzem custos com combustível em até 75%, mas ainda são muito mais caros do que os convencionais”, disse Thiago Hipólito, diretor do centro de inovação DriverLAb, da 99.

O centro de inovação da 99 está conduzindo a aliança. O centro foi anunciado em março com previsão de investimento de 250 milhões de reais nos próximos 3 anos, dos quais 100 milhões ainda em 2022.

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