Marcos Proença expande seu império da beleza

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Não é incomum uma lista de espera “de meses” para cuidar das madeixas com Marcos Proença

De seus 42 anos, já são 28 dedicados ao universo da beleza. Marcos Proença – ou “Pro”, como é chamado por suas fiéis clientes, começou a pentear cabelos bem jovem, em sua casa na cidade de Votorantim, interior de São Paulo. Na época, influenciado pela novela global Locomotivas, testava penteados em sua mãe e sua tia – que ficavam, segundo o próprio, horrorosos.

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Muita coisa mudou de lá para cá – para melhor. O hairstylist acaba de celebrar uma década de seu primeiro salão – um luxuoso espaço de 600 metros quadrados no Jardim Paulistano, bairro nobre de São Paulo. Proença tem, além do aniversário, muitos motivos para comemorar. No primeiro semestre de 2018, tornou-se sócio e diretor criativo de um aplicativo de beleza, o Make You, um tipo de delivery de serviços de cabelo e maquiagem em domicilio. Em maio, assinou uma linha de produtos com a Eudora, do grupo Boticário, com quem já trabalha há seis anos como consultor. Mais recente, em outubro, abriu seu terceiro espaço, no bairro da Vila Nova Conceição, em sociedade com a atriz Flávia Alessandra e três profissionais de destaque de sua equipe: Marília e Nádia Tambasco e Tiago Aprigio.

A agenda de Pro é disputada por nomes como Ingrid Guimarães e Deborah Secco, além das meninas mais “descoladas” da sociedade brasileira, como Helena Bordon e Mica Rocha. Não é incomum uma lista de espera “de meses” para cuidar das madeixas com ele – o corte sai por R$ 450 e os reflexos, por R$ 900, em média. Fora isso, ele divide seu tempo entre eventos, cursos, viagens e projetos especiais, como mudanças de visual para atrizes em função de seus personagens.

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O primeiro salão dos “templos da beleza” de Marcos Proença

Seus dois “antigos” salões atendem uma média de 3 mil clientes por mês, com tíquete médio de R$ 1.000. Com o novo endereço da Vila Nova Conceição, a expectativa é chegar a 5 mil clientes mensais. Esses números e sua enorme popularidade fazem com que seu negócio ande em movimento contrário ao do mercado: “De 2016 para 2017 aumentamos nosso faturamento em 15%; do ano passado para cá crescemos 23%”, revela Proença.

TEMPLOS DA BELEZA

Mais do que oferecer cuidados de beleza, todos os ambientes dos três salões que levam seu nome foram projetados para serem agradáveis, com muita luz natural e diversos mimos para as clientes. Na nova unidade, são 500 metros quadrados que abrigam, além da estrutura do salão convencional, um corner da joalheria Jack Vartanian e uma cafeteria. Toda a decoração foi assinada pela Entreposto. Foram investidos R$ 3 milhões no projeto.

Toda a equipe passa por um treinamento extenso para assimilar o estilo e as técnicas de Proença, que diz ter seu foco em looks “naturais, leves e sofisticados”. “Fico muito feliz porque consegui desenvolver uma espécie de escola. A Flávia Alessandra, por exemplo, não faz mais o cabelo comigo, mas diz que ‘sente’ que está fazendo, porque fica igual”, conta ele.

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Sobre investir em novos modelos de negócios, Proença fala no sistema de franquias: “Já fizemos um estudo para termos franquias espalhadas pelo país. O projeto está pronto, fizemos todos os manuais, mas senti que não era a hora. É muito complicado manter um artigo de luxo voltado a clientes superseletos. Esse trabalho que desenvolvemos é muito tailor made, e ainda acho difícil manter isso estando longe da operação”. Por ora, em termos de novos negócios, ele pretende manter o mesmo modelo de sociedade do business mais novo: aliar-se aos profissionais de destaque de sua equipe e convidar uma cliente amiga e famosa.

FAZENDO A CABEÇA NAS REDES

O canal de Marcos Proença no Youtube é um dos mais assistidos da América Latina na categoria beleza – são mais de 28 mil inscritos. No Instagram, ele se tornou um fenômeno: são 640 mil seguidores no perfil @marcosproencaoficial e 141 mil no @marcosproencacabeleireiros. “Uma pessoa ou uma empresa que não tem vida no digital é como se não existisse. Eu mesmo, no salão, vejo que a maior parte das referências das clientes vem pelo Instagram. A beleza se tornou global e, com a revolução digital, tudo muda todos os dias, é cada vez mais rápido.”

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Proença e seus quatro sócios: Marília e Nádia Tambasco, Flávia Alessandra e Tiago Aprigio

Sua rotina, que compartilha nas redes sociais, é corrida: “Sou viciado em academia, faço shiatsu, terapia, coaching, aula de francês… Não sinto fome, mas sono para mim é necessário – se não fosse, ficaria acordado a noite inteira inventando assunto. Estou falando com você à 1h da madrugada, e tenho reunião às 8h. Se acontecer [o fechamento do negócio abordado na tal reunião], falo com vocês com exclusividade”, brinca Pro.

Reportagem publicada na edição 63, lançada em novembro de 2018

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