10 biografias sobre pessoas extraordinárias para inspirar na quarentena

Getty images
Histórias de vida inspiradoras

Em época de distanciamento social, é preciso lançar mão de alternativas de diversão e estudo que não envolvam o contato com outras pessoas. A leitura deve estar na lista de quem não quer deixar a peteca cair no período de quarentena, mantendo a mente ativa e o consumo de conhecimento em dia. Além de ser importante para a saúde mental, pode ser ótimo passatempo.

Para ajudar na escolha das obras, sejam livros físicos ou e-books, a Forbes separou uma lista de biografias de grandes personalidades da história.

VEJA TAMBÉM: Dez filmes sobre mercado financeiro para assistir durante a quarentena

Ler sobre a vida de pessoas que inspiraram e continuam inspirando a humanidade pode ser um bom remédio para o chá de sofá.

Veja na galeria de imagens a seguir dez biografias de pessoas extraordinárias:

  • “Diana, Sua Verdadeira História” – Andrew Morton (2013, ed. BestSeller)

    Diana Frances Spencer, mais conhecida como Lady Di, foi muito mais do que um membro da realeza britânica. Mãe dos príncipes William e Harry, ela era conhecida pelo amplo empenho com a filantropia, prestando ajuda social a numerosas entidades de caridade e por lutar contra a Aids. A biografia retrata de forma transparente a vida pessoal de Diana, o divórcio com o príncipe Charles da Inglaterra e o trato com a mídia e os paparazzis até morrer em um trágico acidente de carro em 1997.

  • “Minha História” – Michelle Obama 2018, (2018, ed. Objetiva)

    A autobiografia da ex-primeira dama dos Estados Unidos, a primeira mulher negra a ocupar o posto, traz os detalhes da vida de uma das figuras femininas mais importantes do mundo moderno.

  • “Hard Drive, Desejo de Vencer – Bill Gates e a Criação do Império da Microsoft” – James Wallace e Jim Erickson (1992, ed. Record)

    A melhor biografia sobre o icônico Bill Gates conta toda a trajetória da criação da Microsoft e da vida do empresário. Dois jornalistas investigativos trabalharam de forma detalhada para compor a história de um adolescente “nerd” que se tornou em um dos homens mais bem sucedidos de todos os tempos.

  • “Steve Jobs” – Walter Isaacson (2011, ed. Cia das Letras)

    O gênio por trás de alguns dos lançamentos tecnológicos mais revolucionários do começo deste século ganhou uma biografia detalhada em 2011. A obra é baseada em dois anos de entrevistas feitas com o empresário, além de conversas com pessoas próximas a ele. Nela, é possível encontrar uma minuciosa apresentação de quem foi Steve Jobs, um inventor brilhante e obcecado pela perfeição.

  • “Elon Musk: Como o CEO Bilionário da SpaceX e da Tesla Está Moldando Nosso Futuro” – Ashlee Vance (2015, ed. Intrínseca)

    A biografia de conta a trajetória de um dos empresários mais visionários da atualidade e pode servir de inspiração para quem quer colocar ideias em prática e não sabe por onde começar. O jornalista especializado em tecnologia escreveu a obras a partir de mais de 50 horas de entrevistas Musk e com pessoas próximas a ele.

  • “Nelson Mandela – Longa Caminhada até a Liberdade” – Nelson Mandela (2012, ed. Nossa Cultura)

    Esta autobiografia conta todos os momentos da vida de Nelson Mandela, um dos mais famosos símbolos de luta contra a discriminação racial e o primeiro presidente negro da África do Sul. A obra retrata desde a sua infância, passando pelos 27 anos de prisão até a sua liberdade, descritos com uma enorme riqueza de detalhes.

  • “Winston Churchill: Uma Vida” – Martin Gilbert (2016, ed. Leya)

    Winston Churchill foi sem dúvida um dos personagens mais importantes da história moderna. Sua atuação como primeiro ministro da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial o colocou em uma posição decisiva para a vitória dos Aliados. Na obra, o autor que é o biógrafo oficial do estadista, explora tanto a vida política como a vida pessoal e íntima de Churchill.

  • “Cesar, a Vida de um Soberano” – Adrian Goldsworthy (2011, ed. Record)

    Júlio César não foi apenas uma importante figura histórica somente para a história de Roma, mas também para toda a formação da sociedade ocidental. A biografia do mais famoso general romano permite dimensionar a imensidão deste império e a sua importância para o mundo atual, além de trazer detalhes da vida e da trajetória de Júlio César.

  • “Leonardo da Vinci” – Walter Isaacson (2017, ed. Intrínseca)

    Leonardo da Vinci foi foi um homem que pensava verdadeiramente à frente de seu tempo. Conhecido por pintar a famosa “Mona Lisa”, o italiano era também cientista, responsável por estudos pioneiros de anatomia humana e engenharia. No livro, o premiado biógrafo Walter Isaacson faz um minucioso retrato da vida e dos segredos de Da Vinci.

  • “Catarina, a Grande: Retratos de Uma Mulher” – Robert Massie (2012, ed. Rocco)

    Uma das mais marcantes e importantes mulheres da história, Catarina foi czarina da Rússia, governou por 34 anos e foi uma peça determinante na modernização do Império Russo. Foi ela a responsável pelo início de uma das coleções de arte mais amplas e famosas do mundo, aberta ao público no museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.

“Diana, Sua Verdadeira História” – Andrew Morton (2013, ed. BestSeller)

Diana Frances Spencer, mais conhecida como Lady Di, foi muito mais do que um membro da realeza britânica. Mãe dos príncipes William e Harry, ela era conhecida pelo amplo empenho com a filantropia, prestando ajuda social a numerosas entidades de caridade e por lutar contra a Aids. A biografia retrata de forma transparente a vida pessoal de Diana, o divórcio com o príncipe Charles da Inglaterra e o trato com a mídia e os paparazzis até morrer em um trágico acidente de carro em 1997.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).