Bentley apresenta virtualmente o conversível Bacalar

ReproduçãoForbes
Um passeio virtual mostra um produto altamente refinado, com design arrojado e conversível

O Bacalar marca um retorno à construção de carrocerias da Bentley, uma tradição perdida desde a década de 1950. O grand tourer que vale cerca de US$ 1,8 milhão é completamente único, diferente de qualquer outro Bentley. O Bacalar estava programado para ser revelado no Salão Automóvel de Genebra no mês passado, que infelizmente foi cancelado devido à pandemia do novo coronavírus. Sem a revelação do carro no mundo físico, um passeio virtual mostra um produto altamente refinado, com design arrojado e conversível, para fazer referência ao Birkin Blower da década de 1920. Porém, a principal essência do Bacalar é celebrar a arte do artesanato.

Apenas 12 Bacalars estão planejados, e a Bentley está incentivando os clientes a se envolverem totalmente no processo criativo. Na última semana, a marca revelou seis protótipos para mostrar o que pode ser alcançado pelos artesãos da Bentley Mulliner. Os destaques incluem novos pigmentos coloridos, fabricados sinteticamente com o uso de casca de arroz para obter uma qualidade metálica, acrescentando drama à forma exterior. Os consumidores podem criar tubulações artesanais individuais com padrões exclusivos ou encomendar misturas de tecidos totalmente sob medida. Há a opção de trabalhar com madeira milenar ou tweed de lã sustentável escocês, além de encomendar 150 mil pontos de bordado artesanais em cada um dos dois assentos.

Para explicar onde a construção de carrocerias se encaixa na marca, a Bentley revisou seus negócios na Mulliner para abrigar três divisões. Haverá a “Classic”, que interpreta os carros antigos na era contemporânea; a “Collection”, que adapta os modelos existentes ao cliente para uma abordagem mais personalizada; e a “Coachbuilt”, o local onde a Bentley fabricará veículos completamente novos em números muito pequenos para os clientes mais exigentes. Não é preciso dizer que esta é a expressão máxima do grande luxo.

“Não simplesmente pulamos na construção de carrocerias”, conta Stefan Sielaff, diretor de design da Bentley, durante uma entrevista por Skype, em auto-isolamento temporário na Alemanha. Sua equipe no estúdio, em Crewe, vem explorando a ideia de fabricar novos carros únicos com alguns produtos de teste criados por volta do centenário da marca. Isso incluiu o Continental GT Number 9 Edition (Sielaff diz que esgotou em apenas um dia) e o Mulsanne W.O Edition. “Sentimos que nossos clientes queriam algo mais especial e exclusivo.”

LEIA TAMBÉM: Supreme faz lançamento de coleção em parceria com a Lamborghini online devido ao coronavírus

Parece que a Mulliner Coachbuilt representa uma tela ideal para explorar novas ideias, novos materiais e métodos de fabricação modernos. Sielaff concorda. “No Bacalar, as portas e o capô são feitos de painéis de alumínio batidos à mão para alcançar algo verdadeiramente tradicional. Todos os outros painéis da carroceria são feitos de fibra de carbono usando métodos modernos de fabricação.”

Sielaff diz que há questões legislativas na criação de um carro único e seguro para a estrada, mas também houve vantagens em trabalhar em uma produção de pequeno volume. “É mais simples fabricar esses carros agora do que no passado, graças a métodos de fabricação orientados por dados, como prototipagem rápida. Utilizando ferramentas simples, podemos criar painéis de carroceria rígidos e seguros em fibra de carbono, ideais para carros pequenos”, diz.

O carro transmite as habilidades de artesanato e engenharia da Mulliner e da Bentley. Existem algumas habilidades artesanais novas e claramente complexas postas em ação no projeto. Perguntei a Sielaff sobre o trabalho envolvido em bordar cada um dos assentos. Ele ri: “Eu não os contei pessoalmente, mas parece incrível. O bordado é uma interpretação moderna do acolchoado Bentley –uma declaração do design de nossas habilidades artesanais tradicionais.” O diretor está claramente empolgado com outra opção disponível, a madeira. “A madeira é colhida de charnecas no Reino Unido. É um material fantástico –5.000 anos, mas com um apelo moderno.”

O Bacalar estava sendo concebido na mesma época do carro centenário EXP 100 GT, um modelo empolgante para a era do transporte autônomo de grande luxo sustentável, com algumas ideias futuristas inovadoras. Estou interessada no cruzamento do design thinking. “O projeto Bacalar começou quando o EXP estava terminando tão naturalmente que havia muita influência de um para o outro. Por exemplo, as luzes traseiras tridimensionais com a estrutura interior e os dois faróis em vez de quatro.”

Os 12 carros da marca serão únicos e finalizados ao lado de cada cliente, e os seis modelos revelados hoje são uma tela, uma espécie de quadro para que os consumidores atuais e potenciais se inspirem e vejam as possibilidades. “Os clientes estão fortemente envolvidos nas etapas finais de design, cor, material e layout. Alguns optaram por designs leves e modernos; outros algo mais tradicional. Isso também é interessante para nós da equipe”, diz Sielaff. “A fantasia deles não tem limites e fazemos o que podemos para satisfazer seus desejos.”

A Bentley acredita que há um bom argumento comercial para a construção de conjuntos de carros Mulliner Coachbuilt limitados a 10 ou 12 veículos. “Adoramos fazer o Bacalar”, diz Sielaff, “a grande vantagem para nós de várias maneiras foi a velocidade do design e da produção, pois poderíamos manter nossas ideias novas e relevantes. Tem sido uma grande experiência.”

Veja na galeria de imagens a seguir fotos dos modelos:

  • Bacalar Clerkenwell tem um estilo moderno com sua pintura exterior em verde musgo.

  • Por dentro, couros Cumbrian Green e Golden Oak com costura de fio de sela destacam o design arrojado.

  • Bacalar Menlo mostra as possibilidades do Coachbuilt, a abordagem mais personalizada da marca.

  • O interior do Bacalar Menlo usa uma cor de destaque Cyber ​​Yellow para contrastar com o couro Beluga e o revestimento preto.

  • Bacalar Greenwich apresenta a essência do minimalismo em um carro inspirado na alfaiataria inglesa sob medida.

  • A pintura exterior New Gray da Bacalar Greenwich é feita sob medida; enquanto o interior apresenta couro de críquete e tecido cinza Tweed, além de Riverwood com poros abertos e alto brilho.

  • Bentley Bacalar Fulton segue um tema mais esotérico com tinta exterior Lacquer Red.

  • Por dentro, o Bacalar Fulton apresenta Riverwood recuperado de poros abertos para contrastar com o verniz Piano Black.

Bacalar Clerkenwell tem um estilo moderno com sua pintura exterior em verde musgo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).