Óculos de realidade aumentada ajudam clientes da Porsche durante quarentena

GettyImages/ NurPhoto
Tecnologia é aliada da Porsche para a manutenção de seu modelos em território norte-americano

Existem alguns problemas que atrapalham até os mecânicos especializados da Porsche. Pode ser uma luz de aviso raramente vista indicando uma falha de sensor ou dificuldade em parar um ruído. Para resolver esses entraves difíceis de corrigir, a Porsche emprega uma equipe de 11 gerentes técnicos de campo na América do Norte que são despachados para trabalhar diretamente com as concessionárias locais. A Covid-19 isolou esses especialistas por enquanto, mas o transporte é crítico durante uma pandemia, e consertar carros geralmente é um problema que não pode esperar. É aí que entram os óculos Tech Live Look (TLL) da Porsche.

Os Tech Live Look são óculos inteligentes que usam realidade aumentada para projetar imagens ou instruções nas superfícies das lentes. Eles são usados ​​pelos mecânicos das concessionárias enquanto trabalham em reparos complicados que requerem assistência dos técnicos internos da marca alemã e os conectam a esses grupos remotos. Em muitos casos, esse equipamento substituiu as longas conversas telefônicas que costumavam acontecer entre os técnicos e reduziram o tempo de reparo em 40%, diz a empresa.

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“Os óculos aceleram o serviço no veículo e, o mais importante, ajuda a garantir a mobilidade dos clientes em um momento crítico”, afirma Doug House, gerente de suporte técnico da Porsche Cars North America.

A empresa anunciou o programa em 2017 e concluiu sua implantação em todo o país no início deste ano. O momento não poderia ter sido melhor. Como os especialistas em campo não podem visitar as concessionárias pessoalmente, o número de sessões de TLL mais que triplicou de fevereiro a março e está sendo usado uma vez por dia, em média. A tendência continuou em abril.

Em vez de tirar fotos e enviá-las por e-mail, os óculos inteligentes usam vídeo em tempo real para permitir que a equipe de tecnologia na sede veja o que os mecânicos veem a centenas de quilômetros de distância. Capturas de tela, boletins técnicos e instruções podem ser enviadas para os mecânicos e eles podem visualizá-las enquanto trabalham no carro.

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Os técnicos das concessionárias estão conseguindo trabalhar diretamente com a equipe de suporte da Porsche na sede nos EUA em Atlanta e também com especialistas na Alemanha para investigações mais complexas de veículos.

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