5 curiosidades sobre Vince Lombardi, a taça do Super Bowl

Divulgação
Divulgação

Glamoroso, o troféu é a representação ideal do que significa o Super Bowl para os Estados Unidos

Na noite de hoje (7), as equipes de Kansas City Chiefs e Tampa Bay Buccaneers entram em campo para disputar o Super Bowl 55, duelo que os fãs da NFL aguardam ansiosamente.

Além da honra de sair do gramado vitorioso, a equipe recebe um troféu que é uma verdadeira joia: a taça Vince Lombardi, produzida pela Tiffany.

LEIA MAIS: The Weeknd fará show do intervalo do Super Bowl de 2021

Glamoroso, o troféu é a representação ideal do que significa o Super Bowl para os Estados Unidos. Criado em 1966 pela fusão da National Football League com a American Football League, as duas maiores ligas de futebol americano do país, o evento mobiliza gerações em frente à televisão. Em 2020, mais de 102 milhões de pessoas assistiram ao grande jogo. Em 2021, com boa parte da população ainda em isolamento social, esse número pode se tornar ainda maior.

Veja na galeria de imagens a seguir cinco curiosidades sobre o prêmio:

  • O Troféu Vince Lombardi, concedido anualmente às equipes vencedoras do Super Bowl, é produzido na oficina da joalheria de luxo Tiffany em Cumberland, Rhode Island.

    Divulgação
  • São necessários aproximadamente quatro meses para que os ourives da marca consigam criar a finalizar o grande prêmio que, feito de prata esterlina, tem uma bola de futebol americana esculpida no topo.

    Divulgação
  • Até agora, 55 times já levaram um exemplar do Vince Lombardi para casa. Foi em 1966, no meio de uma reunião da Tiffany com a NFL, que Oscar Ridener, ex-vice-presidente da joalheria, esboçou uma versão inicial do troféu em um pedaço de guardanapo. Um ano depois, o lampejo de inspiração já havia saído do papel e
    se tornado realidade: 1967 marcou o primeiro ano em que o troféu foi entregue.

    Divulgação
  • Apesar de ter sido entregue pela primeira vez em 1967, o troféu só foi batizado de Vince Lombardi em 1970, em homenagem ao então técnico do primeiro time a receber o prêmio, o Green Bay Packers.

    Divulgação
  • A joia conta com um complexo processo de fabricação. Para moldar e esculpir a taça de 56 cm de altura e três quilos, a prata é derretida a 530ºC. O metal apresenta desenhos e detalhes delicados que dependem de quatro técnicas de ourivesaria para sua criação: solda manual, fiação, perseguição e polimento do metal.

    Divulgação

O Troféu Vince Lombardi, concedido anualmente às equipes vencedoras do Super Bowl, é produzido na oficina da joalheria de luxo Tiffany em Cumberland, Rhode Island.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).