Os 20 melhores e mais seguros mercados de Natal da Europa em 2021

Mercados natalinos contam com shows, oficiais criativas, pistas de gelo e fogos de artifício.

Cecilia Rodriguez
Compartilhe esta publicação:
Sven Hansche/ EyeEm/Getty Images
Sven Hansche/ EyeEm/Getty Images

Com mais de 170 mil participantes, votação da European Best Destinations elegeu os melhores mercados de Natal da Europa para este ano

Acessibilidade


Em parceria com mais de 350 serviços de turismo europeus e a rede Eden, criada pela Comissão Europeia para promover o turismo sustentável, a European Best Destinations (EBD) divulgou a sua lista dos melhores mercados de Natal europeus de 2021-2022.

A relação dos 20 destinos com os melhores mercados de Natal do Velho Continente baseou-se na votação de milhares de viajantes, que colocaram mais de 100 mercados no topo de seu ranking.

VEJA TAMBÉM: 10 lugares bacanas para viajar nos próximos 10 anos

Este ano, 173.620 viajantes de 163 países participaram do processo de votação online, sendo que 61% dos votos vieram da Europa e 39% do exterior, principalmente dos EUA, Canadá, Austrália e Rússia.

Os 20 mercados de Natal selecionados não são apenas conjuntos de chalés em série, mas eventos culturais e artísticos com apresentações musicais, oficinas criativas, luzes de Natal, fogos de artifício, shows e pistas de gelo e estão comprometidos com a sustentabilidade, oferecendo comida local e produtos artesanais locais.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

E todos estão respeitando padrões de saúde rígidos sem precedentes.

No ano passado, a Europa cancelou todos os mercados de Natal devido à pandemia de Covid-19. Este ano, quase 90% deles estão abertos graças a medidas de segurança, corredores de tráfego e requisitos de saúde precisos, que incluem passaportes de vacinação, fornecimento de álcool em gel e uso de máscaras.

Nesta lista dos 20 melhores mercados de Natal, Praga foi a única cidade a cancelar o seu, enquanto Viena fechou o seu temporariamente e está planejando reabrir em 13 de dezembro.

A análise dos votos gerou os seguintes dados interessantes:

  • O mercado de Natal preferido dos viajantes norte-americanos é o de Budapeste, seguido pelo da Madeira e o de Craiova.
  • O mercado de Natal No. 1 deste ano já havia sido coroado em 2019.
  • O mercado de Natal favorito dos viajantes britânicos é o de Budapeste, seguido pelo da Basileia e o de Metz.
  • O mercado de Natal preferido dos italianos é o de Asti, seguido pelo da Basileia e o de Budapeste.
  • O mercado de Natal de Asti também é o favorito dos eslovenos e croatas na Europa.
  • Craiova é o destino natalino romeno com a melhor classificação. Seu mercado de Natal está entre os que têm a maior iluminação (1 milhão de lâmpadas LED) e também a programação cultural mais impressionante.
  • Os mercados de Natal da Basileia, Budapest, Metz, Montéliard e Vienna são os que receberam mais votos na última década.
  • Zagreb e Estrasburgo (ambas premiadas três vezes) estão fora da competição, mas ainda estão entre os destinos de Natal favoritos dos viajantes. Zagreb é o único destino premiado com o título de Melhor Mercado de Natal da Europa por três vezes consecutivas.
  • Craiova e a Madeira, ambas novas na lista, já se estabeleceram entre os 10 mercados favoritos.
  • Trier ganhou o título de Melhor Mercado de Natal da Alemanha, enquanto Edimburgo venceu no Reino Unido, seguido por Manchester e Nottingham.

Para evitar a propagação da nova variante ômicron, muitos países europeus estão exigindo de todos os viajantes um teste de Covid-19 negativo feito no dia anterior à partida, independentemente de sua situação de vacinação ou recuperação do vírus.

VEJA TAMBÉM: 26 bebidas de R$ 85 a R$ 16 mil para presentear e impressionar no Natal

Veja, na galeria de fotos a seguir, os 20 melhores mercados de Natal da Europa 2022:

 

  • Divulgação

    1. Budapeste, Hungria
    Com o slogan “Festa do Advento na Basílica”, o mercado de Natal de Budapeste foi eleito o melhor da Europa pela segunda vez.

    Mais de 100 artesãos e vendedores de alimentos oferecem seus produtos no ambiente espetacularmente decorado do mais belo mercado da Europa, que a cada dia é realçado por um impressionante show de luzes projetado na fachada da Basílica.

  • Getty Images

    2. Basileia, Suíça
    O autêntico Mercado de Natal da Basileia, com sua atmosfera ímpar, tem uma forte tradição como o maior e mais belo local da Suíça para as festas. Não só a bem preservada Cidade Velha fica resplandecente com as luzes de Natal, mas também as lojas e as fachadas de muitos edifícios brilham com decorações originais.

    Cerca de 100 pinheiros altos delimitam as ruas que levam ao mercado, que está sendo realizado no coração da festivamente enfeitada Cidade Velha. O mercado de Natal está situado na Barfüsserplatz e na Münsterplatz – uma das praças mais bonitas da Basileia.

    Uma magnífica árvore de Natal, considerada uma das mais belas da Europa, está erguida na Münsterplatz com ornamentos do famoso decorador Johann Wanner.

  • Reprodução/Forbes

    3. Metz, França
    Nos últimos 10 anos, o mercado de Natal de Metz tem sido classificado entre os melhores da Europa e é considerado um dos mais lindos da França.

    Atividades especiais, como a “trilha das lanternas”, uma roda-gigante e muitos chalés com produtos locais que só podem ser encontrados em Metz no Natal tornam este destino atraente não só para viajantes em busca dos mais belos mercados de Natal da Europa, mas também para criadores, designers, hotéis de conceito inovador, startups, artistas e empresas badaladas.

    O mercado está espalhado pelas principais praças da cidade. Encontre presentes artesanais na pirâmide de Natal, experimente os melhores pães de mel disponíveis, patine pela estrada de gelo e depois aqueça-se com um vinho ou chocolate quente, antes de caminhar pelos mágicos “Sentiers des Lanternes”. Deixe as luzes afastarem os dias escuros de inverno.

  • Reprodução/Forbes

    4. Viena, Áustria
    Parcialmente cancelado em 2021, o mercado de Natal de Viena reabre em meados de dezembro, quando as praças mais bonitas da cidade se transformam em um ambiente natalino mágico, com aromas de pães e doces natalinos e de ponche quente.

    Um dos mercados mais conhecidos é o tradicional “Viena Magia do Advento”, que transforma a praça da Prefeitura em um brilhante mundo de conto de fadas, com as árvores do parque da Prefeitura ao redor decoradas festivamente e irradiando um mar de luzes – uma experiência vienense imperdível.

    Outra atração famosa é o mercado de Natal em frente ao Palácio de Schönbrunn, absolutamente romântico. Atrás dele, o cenário imperial é convertido em um mercado de Ano Novo após o Natal. O mercado envolvente oferece artesanato tradicional, decorações natalinas feitas à mão, concertos natalinos e uma ampla programação infantil, inclusive uma oficina de Natal.

  • Reprodução/Forbes

    5. Montbéliard, França
    Mundialmente famoso pela beleza de sua iluminação, o mercado de Natal de Montbéliard é um dos mais lindos da França. Localizada na região de Franche-Comté (leste da França), a cidade de Montbéliard – conhecida por sua hospitalidade – fica ainda mais encantadora algumas semanas antes do Natal.

    Durante o período do Advento, Montbéliard revive a tradição de Württemberg e organiza um mercado de Natal como nenhum outro, suas 140 adoráveis barracas repletas de artesanatos autênticos e produtos da gastronomia local, espalhadas pelas ruas luminosas e acompanhadas pelo canto de corais.

  • Reprodução/Forbes

    6. Craiova, Romênia
    Presente pela primeira vez na competição dos Melhores Mercados de Natal da Europa, Craiova é o mercado de Natal romeno mais bem classificado.

    Para respeitar as medidas de distanciamento social, as autoridades da cidade espalharam os vários eventos natalinos – mercados, apresentações musicais, oficinas criativas e barracas de comida – por diferentes partes da cidade. Com sua iluminação mágica (mais de um milhão de lâmpadas LED), o mercado de Natal de Craiova não é apenas um dos melhores da Europa, mas também o melhor destino de luzes natalinas na Romênia.

    A praça Mihai Viteazul, em frente à Prefeitura de Craiova, foi transformada em uma pista de patinação no gelo sob uma magnífica árvore de Natal. Na praça Shakespeare, as especialidades culinárias romenas se misturam aos food trucks, rodeados de atrações de parque de diversão e jogos para crianças.

  • Reprodução/Forbes

    7. Trier, Alemanha
    O mercado de Natal de Trier é o melhor da Alemanha e um dos mais românticos do mundo.

    Agora em seu 43º ano e situado na praça principal do período medieval, em frente à imponente Catedral de Trier, ele conta com 95 barracas com decoração atraente que oferecem uma estrutura apropriada para esta época do ano.

    A programação para toda a família muda quase diariamente – de um teatro de fantoches histórico a músicos e tenores famosos.

    O mercado de Natal de Trier costuma ser descrito pelos organizadores de viagens como “romântico, com um ambiente maravilhoso”. A única Rainha do Vinho Quente da Alemanha “está ansiosa por receber os convidados internacionais em Trier”.

    Uma ampla seleção de especialidades deliciosas, como o “Vinho Quente Original de Moselle”, atrai visitantes do mundo inteiro.

  • Reprodução/Forbes

    8. Madeira, Portugal
    A Madeira e o Porto Santo, em Portugal, ilhas festejadas ao longo do ano por visitantes do mundo todo, tornam-se mágicas para as festas de fim de ano, quando são adornadas com mil luzes para comemorar o Natal e o Ano Novo.

    Há uma grande variedade de produtos em exposição, entre flores exóticas, lembranças tradicionais e iguarias e bebidas típicas, que contribuem para a alegria em um ambiente acolhedor, juntamente com canções natalinas e apresentações de grupos folclóricos.

    Regiões autônomas que estão entre os destinos mais seguros durante a pandemia de Covid-19, as ilhas exigem passaporte de vacinação para a entrada, mas, por enquanto, nenhum teste adicional.

    As comemorações de fim de ano incluem um show de fogos de artifício registrado no Livro Guinness dos Recordes como o maior do mundo.

  • Reprodução/Forbes

    9. Bruxelas, Bélgica
    Prazeres do Inverno é o mercado de Natal mais famoso da Bélgica, seguido pelos de Ghent, Antuérpia, Bruges e Liège. Com 2,5 milhões de visitantes, Prazeres do Inverno é um grande evento em Bruxelas, quando a cidade se “veste” com seus melhores ornamentos festivos.

    Entre os grandes clássicos estão shows de som e luz insuperáveis na Grand Place, uma árvore majestosa, uma manjedoura em tamanho real, uma pista de patinação e muitas exposições ao redor dos mercados de Natal repletos de tesouros.

    Capital da Europa, Bruxelas é, há muitos anos, uma das capitais do Natal, juntamente com Estrasburgo, Budapeste e Viena.

  • Reprodução/Forbes

    10. Govone e Asti, Itália
    O mercado de Natal de Govone é considerado um dos mais bonitos da Itália.

    O “Magico Paese di Natale” é realizado na pequena aldeia de Govone, nas colinas de Langhe-Roero, região vinícola do Piemonte e Patrimônio Mundial da UNESCO. No inverno, todo o vilarejo de Govone se transforma no reino mágico do Papai Noel, com diversas atrações culturais e gastronômicas.

    O mercado de Natal traz artesãos selecionados de toda a Itália e oferece artesanato, comida de rua e vinhos regionais. A atração principal é o show musical do Papai Noel, realizado todos os dias no pitoresco castelo real de Govone, que foi da família Savoia.

  • Reprodução/Forbes

    11. Edimburgo, Escócia
    As mundialmente famosas celebrações natalinas de Edimburgo espalham alegria festiva pela capital escocesa entre 20 de novembro de 2021 e 4 de janeiro de 2022.

    Da bebida típica Irn-Bru aos enroladinhos veganos de salsicha e dos presentes temáticos de Harry Potter aos artesanatos locais, o mercado de Natal situado em West Princes Street Gardens tem atrações para todo mundo. O Santa Land oferece passeios para pessoas de todas as idades até a Gruta do Papai Noel na Castle Street.

  • Reprodução/Forbes

    12. Colônia, Alemanha
    Os mercados de Natal de Colônia estão entre os mais lindos da Alemanha, e a bela árvore de Natal da cidade está entre as mais bonitas da Europa.

    Com sua seleção de presentes, artesanatos e especialidades culinárias, os mercados de Natal de Colônia atraem, todos os anos, milhões de visitantes do mundo inteiro.

  • Reprodução/Forbes

    13. Tallinn, Estônia
    Ganhadora do título de “mais belo mercado de Natal da Europa” três anos atrás, Tallinn se tornou um destino natalino obrigatório.

    Todos os anos, o mercado de Natal de Tallinn encanta mais de 500 mil visitantes com seu aconchego, sua localização histórica, seus edifícios centenários e suas antigas tradições.

    As crianças adoram os carrosséis e o Papai Noel, que distribui doces em sua casinha, enquanto os adultos apreciam os artesanatos de alta qualidade, os práticos acessórios de inverno, os pães de mel e os fartos assados natalinos.

  • Reprodução/Forbes

    14. Praga, República Tcheca
    Infelizmente, este famoso mercado de Natal foi cancelado em 2021, mas os planos para o Natal do ano que vem estão em andamento.

    Os mercados de Natal na praça da Cidade Velha, no centro de Praga, são os maiores da República Tcheca. Eles ficam no coração da cidade e contam com dezenas de barracas de madeira que oferecem produtos natalinos típicos, como as tradicionais bolas de vidro soprado tchecas, os produtos feitos de pérolas de vidro ou de palha, as toalhas de mesa bordadas à mão, os brinquedos de madeira e os cortadores de biscoitos.

    Os adultos apreciam o vinho quente típico, enquanto gourmets jovens e velhos podem degustar biscoitos natalinos tchecos, castanhas torradas, biscoitos de gengibre, salsichas tchecas típicas grelhadas e outras comidas no espeto.

  • Reprodução/Forbes

    15. Manchester, Inglaterra
    Está entre os maiores e mais bonitos mercados de Natal do Reino Unido – e provavelmente entre os mais originais e melhores do continente.

    Os mercados de Natal de Manchester começaram em 1999 e têm crescido a cada ano, atraindo hoje a incrível cifra de mais de 9 milhões de visitantes. Cerca de 300 barracas lindamente montadas, espalhadas por 10 locais da cidade – cada uma com suas próprias características peculiares –, oferecem comida internacional, bebidas e finos presentes de Natal.

  • Reprodução/Forbes

    16. Bruges, Bélgica
    A romântica cidade de Bruges é conhecida há anos por ter um dos mais bonitos mercados de Natal da Europa.

    Com a história permeando cada rua e cada edifício, o aconchegante centro da cidade se transforma em um cartão postal natalino totalmente decorado e com mercados que oferecem presentes tradicionais, artesanatos e comidas para todos. Deguste chocolate quente, jenever bem gelado, vinho quente com especiarias, cervejas belgas, queijos e pratos fartos.

  • Reprodução/Forbes

    17. Moscou, Rússia
    Moscou está entre os destinos natalinos mais bonitos do mundo e um dos melhores destinos de luzes de Natal da Europa.

    A cidade é cada vez mais procurada para o período do fim do ano, e as festividades de Ano Novo atraem viajantes de todas as partes do mundo.

    O mercado de Natal atrai famílias e amigos em busca da magia natalina, tendo como pano de fundo a Catedral de São Basílio, sem mencionar a mítica Praça Vermelha decorada com mil guirlandas.

    Ele funciona do final de novembro até meados de fevereiro.

  • Reprodução/Forbes

    18. Leipzig, Alemanha
    A história é onipresente no mercado de Natal de Leipzig, que remonta a 1458.

    Dividido em seis áreas e com mais de 250 barracas cintilantes integradas harmoniosamente ao centro histórico da cidade, o mercado de Natal de Leipzig não é apenas um dos mais antigos, mas também um dos maiores da Alemanha.

    Os visitantes podem apreciar as inúmeras delícias culinárias ou explorar o tradicional mercado medieval da cidade. O centro do mercado de Natal é a Marktplatz, onde uma árvore de Natal de 20 metros de altura comanda as festividades e uma variedade de apresentações ao vivo. Na Augustusplatz, uma roda-gigante de 38 metros oferece vistas invernais de sua grande altura.

  • Reprodução/Forbes

    19. Nottingham, Inglaterra
    O Natal voltou a Nottingham com o maior evento das Midlands Orientais.

    Mais de 70 barracas tradicionais em estilo bávaro exibem presentes, queijos caseiros e artesanais, chutneys e chocolates. O mercado de Natal deste ano foi ampliado e inclui plantas, hidromel, joias, aromas, moda, estilo retrô, arte ecológica, arte com Lego, comércio justo, comida continental, ensopados caseiros locais e acessórios para a casa.

    O Nottingham Winter Wonderland oferece muitos brinquedos de parque de diversão (e é gratuito).

  • Reprodução/Forbes

    20. Düsseldorf, Alemanha
    Este ano, os mercados de Natal de Düsseldorf, todos localizadas na região da Cidade Velha (Altstadt), funcionam até 30 de dezembro e oferecem aos visitantes, especialmente às famílias com crianças, uma experiência de magia natalina.

    Durante o período das festas, Düsseldorf oferece novas atrações envolventes, como uma pista de gelo de 1,7 mil metros quadrados na Corneliusplatz e uma barraca de atividades infantis na Jan-Wellem-Platz, com shows todos os dias.

  • Reprodução/Forbes

    Bônus: Advento em Zagreb
    Zagreb é o único destino a receber o título de Melhor Mercado de Natal da Europa por três vezes consecutivas.

Divulgação

1. Budapeste, Hungria
Com o slogan “Festa do Advento na Basílica”, o mercado de Natal de Budapeste foi eleito o melhor da Europa pela segunda vez.

Mais de 100 artesãos e vendedores de alimentos oferecem seus produtos no ambiente espetacularmente decorado do mais belo mercado da Europa, que a cada dia é realçado por um impressionante show de luzes projetado na fachada da Basílica.

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: