Fasano e JHSF investem no mercado imobiliário do Uruguai e dos EUA

Marjorie Zoppei
Compartilhe esta publicação:

Divulgação

Acessibilidade


A expansão internacional da marca Fasano começou em 2010 com a inauguração do hotel em Punta del Este, no Uruguai. Considerado então o balneário mais luxuoso da América do Sul, era o destino de férias de celebridades como Shakira e Gerard Piqué, Naomi Campbell, Ralph Lauren e Paris Hilton. Foi a região de La Barra o hub escolhido para instalar o premiado projeto arquitetônico de Isay Weinfeld, que ocupa uma área preservada de 480 hectares e um cenário deslumbrante: árido, rochoso, de vegetação rasteira, integrando a morada à natureza.

Às margens do rio Maldonado, o antigo proprietário ergueu com as pedras do local a casa dele e um anexo – ambos preservados e remodelados para serem a recepção e os restaurantes do hotel. Depois de estudos topográficos e ambientais, foi decidido que o complexo seria construído de forma pulverizada, como se as unidades estivessem pousadas naturalmente sobre o terreno, assim como as rochas nativas, interferindo o mínimo possível na paisagem.

LEIA TAMBÉM: Conheça o novo hotel do grupo Fasano em Trancoso

Divulgação

Fase de expansão

Nessa etapa, a JHSF International, líder no setor imobiliário de alta renda no Brasil, apresenta novos lotes, residências, villas e estâncias. O complexo agora conta com aeroporto privado, campo de golfe com 18 buracos desenhado por Arnold Palmer (lendário jogador profissional; 1929-2016), campo de polo, centro equestre, centro aquático, country club, horta orgânica e espaço infantil.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O jogador argentino de polo Nacho Figueras, um dos proprietários residenciais do Fasano Las Piedras, desenvolveu em parceria com a arquiteta gaúcha radicada no Uruguai Carolina Proto, do Estúdio Obra Prima, um projeto que trouxe a essência do lifestyle da família dele – novos lotes com áreas a partir de 2 mil metros quadrados e vista para os campos de polo e de golfe.

Divulgação

As casas do Golf & Polo Residences têm 400 metros quadrados, divididas em três suítes. Já a habitação Polo House by Nacho Figueras conta com 600 metros quadrados e quatro suítes. As Villas Las Piedras também são opções com 250 metros quadrados e três suítes, desenhadas por Carolina Proto.

O empreendimento ainda oferece as Private Farm Estates, estâncias de 12 mil a 54 mil metros quadrados, que oferecem a possibilidade de produção privada de produtos orgânicos, com toda a infraestrutura de equipamentos técnicos, conservação e produção para cultivo coletivo. Para esses terrenos, o estúdio de arquitetura desenvolveu as Farm House Estates, uma opção de residência exclusiva com 900 metros quadrados e sete suítes.

Divulgação

Leque de experiências

À beira do rio estão as elegantes cabanas do River Club, uma estrutura completa para atividades aquáticas, como vela, windsurf, canoagem e stand up paddle. Além disso, a Boat House é a parada certa para atender os donos de barcos e veleiros. Para quem prefere o mar da praia de La Barra, o Beach Club oferece guarda-sóis, espreguiçadeiras e espaços lounge – tudo abastecido com serviços Fasano de comes e bebes. O transporte até lá, partindo da Boat House, é feito pelo novo barco 100% elétrico do Fasano Las Piedras, o primeiro do Uruguai e integrado aos novos conceitos de mobilidade, sustentabilidade e energia limpa que a empresa está implementando em seus processos.

Outro exemplo de conscientização ambiental é a horta orgânica com equipamentos técnicos de conservação e produção para cultivo coletivo, destinada exclusivamente para a comunidade do Fasano Las Piedras, facilitando a produção de alimentos e aproximando os membros de uma vida sustentável. As crianças também ganham uma visão mais consciente por meio do Las Piedras Farm, uma fazendinha onde poderão conhecer e cuidar dos animais.

Divulgação

Ainda aos amantes de esportes, Nacho Figueras projetou o campo de polo, atendendo às dimensões oficiais das normas internacionais da categoria. Para complementar, a área comporta o Centro Equestre que é o mais completo do Uruguai, com nível internacional – único no Uruguai com picadeiro coberto, pista de areia e equipamentos especializados para treinamento.

Divulgação

Nacho também é membro do Fasano Fifth Avenue, novo Club Hotel exclusivo e privado da JHSF International, localizado na 5ª Avenida, em Nova York, acessível apenas aos sócios e parceiros internacionais. Os proprietários do Fasano Las Piedras são considerados convidados especiais do Fasano Fifth Avenue e poderão se tornar sócios.

Divulgação

Central Park

Para o hotel em Nova York, a JHSF adquiriu, em 2012, uma construção do século 18 com cinco andares, comprimida entre dois edifícios. Após quase quatro anos para aprovação da obra, a empresa iniciou o projeto do edifício de 15 andares, no coração da 5ª Avenida, em frente ao Central Park e com design do arquiteto Thierry W. Despont. A região não via uma nova construção (foi concluída no final de 2020) havia 100 anos.

O empreendimento é dividido em Duplex Apartments, com aproximadamente 330 metros quadrados cada um, e Clubhouse Suites, nas categorias Garden Suites, Park Avenue Suites e Central Park Suites, com metragens entre 30 e 62 metros quadrados – e a maioria com vista panorâmica do Central Park e do horizonte de Manhattan.

Divulgação

O Fasano Fifth Avenue é um Club Hotel privado, restrito a sócios e parceiros. Um lugar exclusivo para viver, hospedar-se e marcar encontros e reuniões. A associação é feita apenas por convite: os membros são escolhidos por um conselho de aprovação e por um conselho consultivo. Entre os benefícios de ser um associado, além das amenidades do hotel, está o acesso VIP aos principais leilões e eventos de pré-venda da Christie’s; shopping privativo com marcas do segmento de moda parceiras; serviços de embalagem e entregas locais e internacionais; e reserva preferencial no restaurante Fasano NY, com abertura prevista para janeiro de 2022.

Há, por fim, uma área de jantar privada e íntima com apenas 45 lugares – também é possível servir todos os hóspedes nos apartamentos duplex e no Club House, com uma equipe de atendimento disponível a qualquer hora. Lembrando a atmosfera do Baretto, tradicional bar de drinques no piso térreo do Hotel Fasano São Paulo, o Fifth Avenue Bar tem ótima carta de coquetéis e a tradicional cozinha italiana em um cardápio conciso e – desnecessário dizer – muito bom.

NY: trampolim para Paris, Londres e Milão

Nova York mantém uma lei de zoneamento na cidade que diferencia os “hotéis transitórios de hotéis-apartamentos e residências não transitórias”. Ela foi criada como forma de regulamentação para plataformas de aluguéis de moradias, como o Airbnb. Rígida e levada a sério pelas autoridades municipais, a lei impede que o Fasano opere como um hotel tradicional, com rotatividade diária de hóspedes – isso custaria multas e outras penalidades (até o embargo do estabelecimento).

Divulgação

Segundo José Auriemo Neto, presidente do conselho da JHSF, a escolha pela Big Apple é o início por uma disputa nos principais mercados globais para a altíssima renda. Significa preparar o terreno para cidades como Paris, Londres e Milão. Nos EUA, eles miram também Miami e Los Angeles. No Brasil, o segmento imobiliário da JHSF conta com dois projetos grandiosos em construção: o Boa Vista Village, em terreno anexo à Fazenda Boa Vista, com valor estimado em R$ 4,5 bilhões; e a expansão do complexo do Cidade Jardim, reforçando a marca Fasano não só com o hotel, mas também com um projeto residencial e um clube privado.

Reportagem publicada na edição 92, lançada em dezembro de 2021.

Compartilhe esta publicação: