Tumba da era Inca é descoberta debaixo de casa na capital do Peru

Compartilhe esta publicação:

 

Acessibilidade


Por Carlos Valdez

LIMA (Reuters) – Cientistas desenterraram uma tumba da era Inca no coração de Lima, capital do Peru, disseram arqueólogos nesta quarta-feira, em uma cova escavada embaixo de uma casa da classe trabalhadora e que acredita-se abrigar restos nobres envoltos em tecidos, ao lado de cerâmica e finos ornamentos.

O líder do grupo de arqueólogos, Julio Abanto, disse à Reuters que a tumba de 500 anos contém “vários pacotes funerários” bem embrulhados em tecidos.

Ele disse que os sepultados provavelmente eram da elite da sociedade Riricancho, cultura que já povoou o que hoje se conhece como Lima antes dos poderosos incas construírem um vasto império em toda a extensão da América do Sul nos anos 1400.

Famosos pelas suas construções douradas e sofisticadas, como o retiro real no pico da montanha de Machu Picchu, os incas foram conquistados por invasores espanhóis em 1532.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Hipolito Tica, dono da casa em Lima, disse em uma entrevista que ficou emocionado com a surpreendente descoberta.

“É incrível. Eu realmente não tenho palavras para descrever”, afirmou, expressando esperança de que as futuras gerações no bairro operário de San Juan de Lurigancho apreciem melhor a rica história em torno deles.

(Reportagem de Carlos Valdez)

Compartilhe esta publicação: