Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / ForbesMotors / Ícone do design moderno, Audi TT completa 25 anos – e se aproxima do fim

Ícone do design moderno, Audi TT completa 25 anos – e se aproxima do fim

Cupê chegou de helicóptero ao Salão do Automóvel de 1998 e é considerado o reflexo automotivo da Bauhaus

Rodrigo Mora
06/05/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Audi TT

Certos anos são mais importantes do que outros na história da Audi: 1909, quando August Horch fundou a empresa em Zwickau, Alemanha; 1932, quando ao lado das conterrâneas DKW, Wanderer e Horch compôs a Auto Union; 1965, quando a Volkswagen comprou o conglomerado das quatro argolas da Daimler-Benz; e 1994, quando A4, A6 e A8 redefiniram as diretrizes estéticas e conceituais da  marca.

Já no Salão de Frankfurt do ano seguinte foi a vez de mostrar o TT, que em 1998 surgiu em versão de produção pouco diferente do conceito exibido no outrora maior salão de automóveis do mundo. Seu nome presta homenagem à Tourist Trophy, a corrida de motocicletas mais insana (e certamente perigosa) do planeta, realizada na Ilha de Man, na Inglaterra.

Leia mais:

  • “Lado B” dos carros alemães, NSU completa 150 anos
  • Os dez carros clássicos mais caros do mundo
  • O que simbolizam suas quatro argolas da Audi?

 

Em 1999 o TT Roadster estreou para rivalizar com o Mercedes-Benz SLK e a versão descapotável do BMW Z4.

Baseado na plataforma da quarta geração do Volkswagen Golf, podia ser equipado com motores de quatro (que rendia de 150 a 225 cv) ou seis cilindros (250 cv). Dependendo da versão tinha tração dianteira ou integral.

O estilo, segundo a Audi, veio da Bauhaus, a famosa escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, cuja principal contribuição para o design moderno foram as formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto.

“Para nós, o maior elogio foi quando a imprensa especializada notou com apreço que não havia mudado muito do conceito para o modelo de série, embora tenhamos mudado, claro, pois tivemos que adaptar muitos detalhes devido às especificações técnicas para a versão de série, incluindo as proporções”, relembra Torsten Wenzel, o designer de exteriores da Audi que ajudou a fazer a transição entre a visão do designer Freeman Thomas e a realidade. A principal mudança foi a introdução de uma janela lateral traseira, que alongou o perfil do carro.

Curiosidade sobre sua produção: as carrocerias pintadas eram transportadas durante a noite por trem de Ingolstadt para Győr, na Hungria, onde se finalizava a montagem do carro – método de manufatura único na época.

Em oito anos, 178.765 unidades do TT Coupé de primeira geração (8N) foram produzidas; do TT Roadster foram 90.733 exemplares entre 1999 e 2006.

A segunda geração surgiu em 2006 e ficou marcada pela introdução dos amortecedores adaptativos, além da versão esportiva RS – pela primeira vez em um cupê da marca.

Em 2014 a terceira foi lançada, até 50 kg mais leve.

No Brasil

O TT aterrissou por aqui em 26 outubro de 1998. Literalmente: içado por um helicóptero, o cupê pousou no Sambódromo do Anhembi para a apresentação à mídia especializada antes de seguir para o estande da Audi no Salão do Automóvel daquele ano, à época realizado no Pavilhão do Anhembi.

Praticamente todas as versões vendidas na Europa também foram ofertadas por aqui, ainda que às vezes em exíguas unidades, como o TT RS. Há exatos dez anos, a marca alemã trouxe cerca de 25 unidades do esportivo equipado com motor 2.5 de cinco cilindros e 340 cv, que custavam de R$ 399 mil a R$ 419 mil.

Já é clássico?

Para a Hagerty, sim. Baseados num banco de dados próprio, formado pela avaliação de mais de 40 mil veículos, analistas da seguradora norte-americana especializada em clássicos sugerem quais modelos comprar antes que seus preços escalem. É o que a Hagerty chama de “Bull Market List“.

Sobre o TT, a Hagerty diz que “as cotações cresceram mais rapidamente de 2018 a 2020 do que as dos Mercedes-Benz SLK e BMW Z4. E com a geração dos ‘boomers’ entrando nesse mercado, as grandes vendas necessárias para solidificar o TT como um carro de colecionador podem ocorrer em breve”.

Mais colecionável ainda será a partir de agora, prestes a sair linha: na Inglaterra, já se vende a versão de despedida Final Edition.

  • Audi TT ainda na prancheta dos designers
    Foto: divulgação

    Audi TT ainda na prancheta dos designers

  • Versão conceitual do Audi TT
    Foto: divulgação

    Versão conceitual do Audi TT

  • Versão conceitual do Audi TT
    Foto: divulgação

    Versão conceitual do Audi TT

  • Versão conceitual do Audi TT
    Foto: divulgação

    Versão conceitual do Audi TT

  • Anúncio publicitário
  • Audi TT (primeira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (primeira geração)

  • Audi TT (primeira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (primeira geração)

  • Foto: divulgação
  • Audi TT (primeira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (primeira geração)

  • Audi TT (primeira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (primeira geração)

  • Audi TT (primeira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (primeira geração)

  • Audi TT (primeira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (primeira geração)

  • Foto: divulgação
  • Aterrissagem do Audi TT no Sambódromo do Anhembi para o Salão do Automóvel, em 1998
    Foto: divulgação

    Aterrissagem do Audi TT no Sambódromo do Anhembi para o Salão do Automóvel, em 1998

  • Aterrissagem do Audi TT no Sambódromo do Anhembi para o Salão do Automóvel, em 1998
    Foto: divulgação

    Aterrissagem do Audi TT no Sambódromo do Anhembi para o Salão do Automóvel, em 1998

  • Audi TT (segunda geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (segunda geração)

  • Audi TT (segunda geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (segunda geração)

  • Audi TT (segunda geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (segunda geração)

  • Audi TT (segunda geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (segunda geração)

  • Audi TT (segunda geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (segunda geração)

  • Audi TT RS (segunda geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT RS (segunda geração)

  • Audi TTS (terceira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TTS (terceira geração)

  • Audi TTS (terceira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TTS (terceira geração)

  • Audi TT (terceira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (terceira geração)

  • Audi TT (terceira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (terceira geração)

  • Audi TT (terceira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT (terceira geração)

  • Audi TT RS (terceira geração)
    Foto: divulgação

    Audi TT RS (terceira geração)

  • Foto: divulgação
    Foto: divulgação

    Audi TT ainda na prancheta dos designers

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Mora nos Clássicos

    As mais lidas agora

    • forbes bill gates bilionarios
      Carreira

      Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

    • Conclave para a escolha do novo papa
      Forbes Agro

      Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

    • Forbes Agro

      Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

    • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
      Forbes Money

      Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

    Últimas Notícias

    • acordo

      Ibovespa e Dólar Avançam, Repercutindo Acordo entre EUA-China

    • Como a RAR Agro & Indústria Quer Faturar R$ 1 Bi com Maçã, Queijo, Vinho e Azeite

    • Brasil Quer Ampliar Presença do Agro Brasileiro na China

    • USDA Eleva Previsão de Safra 2024/25 de Milho do Brasil; Mantém Soja

    • Colheita de cana-de-açúcar

      Raízen Vende Usina Leme por R$ 425 Milhões

    • soja

      Analista Revisa para Cima Previsão de Colheita e Exportação de Soja da Ucrânia

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.