Neste mundo digital no qual estamos imersos, as marcas de estética e dermatologia enfrentam o desafio de se destacar em um mercado saturado, mantendo-se fiéis a valores éticos e autênticos. “A autenticidade é a chave”, como dizia Jean-Paul Sartre, e é ela que cria conexões genuínas, refletindo um compromisso com o cuidado e a verdade. A integração desses valores na era digital não apenas destaca as marcas no mercado, mas também fortalece o vínculo com os consumidores.
INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE
A revolução digital transformou o cuidado com a pele em um assunto de todos. A estratégia vencedora combina inovação com um profundo senso de responsabilidade, empregando as redes sociais e influenciadores para cultivar uma imagem de marca que exala autenticidade. Como Oscar Wilde pontuou, “ser natural é a mais difícil das poses” – um lembrete de que, neste novo mundo, manter-se verdadeiro é tanto um desafio quanto uma necessidade. Exemplos disso incluem campanhas que destacam a importância do bem-estar, conectando-se com o público de forma genuína, transparente e, como consequência, de modo mais significativo e profundo.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
INFLUÊNCIA COM SABEDORIA
“A beleza começa no momento em que você decide ser você mesmo”, disse Coco Chanel, enfa- tizando a importância de selecionar parceiros que reflitam verdadeiramente os valores da marca. Parcerias autênticas são o coração de uma estratégia que busca transcender a superficialidade, abraçando a realidade e a acessibilidade, promovendo uma mensagem que valoriza a individualidade.
QUEBRANDO PADRÕES
Desafiar padrões de beleza inalcançáveis e promover um ideal de saúde e bem-estar representam a essência de uma abordagem ética. É uma questão de mostrar que a verdadeira beleza é alcançada por meio da celebração da individualidade e do autocuidado consciente, um caminho que ressoa com a filosofia que eu defendo e pratico na minha clínica. Esse enfoque na individualidade abre caminho para uma compreensão de beleza que valoriza a naturalidade e que descarta esses padrões estéticos inalcançáveis e desnecessários, impostos pela mídia de forma compulsiva e maçante.
ALÉM DA VENDA
Mais do que simplesmente vender produtos, a missão é educar o público sobre práticas saudáveis de cuidado com a pele. Isso envolve destacar a importância de evitar rotinas em excesso e enfatiza a necessidade de orientação profissional, estabelecendo uma relação de confiança duradoura com os consumidores, assegurando que as mensagens de saúde e bem-estar sejam transmitidas da melhor forma possível.
Leia também:
VISÃO DE FUTURO
Mostrar como a tecnologia pode ser uma força para o bem, promovendo uma visão inclusiva e saudável da beleza, é vital. Essa liderança tem o potencial de inspirar mudanças positivas, garantindo uma narrativa sobre cuidados com a pele que seja centrada na saúde, no bem-estar e na verdade. Na esteira das inovações digitais, as marcas podem liderar o caminho em direção a uma beleza que valoriza o cuidado consciente. No mundo digital de hoje, a simplicidade e a autenticidade abrem caminho para uma nova definição de elegância.
A era digital oferece uma oportunidade única para redefinir a mensagem de beleza. Esse caminho consciente é crucial para garantir que a beleza e a saúde da pele coexistam harmoniosamente, promovendo um diálogo fundamentado de forma inegociável na realidade. Assim, eu convido você a refletir sobre como podemos contribuir para uma visão de beleza cada vez mais autêntica e inclusiva, marcando o início de uma era em que a verdadeira beleza seja celebrada em todas as suas múltiplas formas.
Dra. Letícia Nanci é médica do Hospital Sírio-Libanês, médica responsável pela Clínica Dermatológica Letícia Nanci; membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Coluna publicada na edição 117 da revista Forbes, em março de 2024.