O que fazer logo após ser demitido

Perder o emprego pode ser um dos maiores desafios na vida de alguém; aprenda maneiras de lidar com esta situação

Compartilhe esta publicação:

Ser demitido pode ser um dos maiores desafios na vida de alguém. A maioria das pessoas que perde o emprego sente-se mal e acaba se desesperando por não saber como pagar as contas no fim do mês.

Acessibilidade


Mesmo se você for mandando embora por causa de um corte nos custos, ainda assim irá se culpar. Por que você, e não seu colega, tem de sofrer as consequências? O que fazer depois de receber a notícia.

Fique calmo e veja a seguir oito dicas de o que fazer logo após ser demitido:

  • Primeiro, conte aos amigos e parentes mais próximos

    Muitas pessoas reagem com raiva ao serem demitidas, e acabando falando mal do ex-chefe para qualquer um que queria ouvir. Restrinja suas reclamações para o grupo de amigos e parentes mais próximos.

  • Escolha uma história

    Crie uma pequena narrativa que explique o seu caso da forma mais simples possível. Tenta fazer isto de modo impessoal e positivo. Você pode dizer que já estava a procura de outro emprego, e seu chefe deu apenas o empurrão.

  • Negocie sua saída

    Peça ao seu chefe para tratar sua saída como voluntária. Peça também por outros benefícios além do seguro-desemprego, como ajuda para se realocar no mercado. Seja persistente, mas agradável, e lembre seus superiores que é você quem ajuda com as contas em sua casa.

  • Não se apresse para responder aos anúncios

    A maioria das pessoas recém-demitidas corre para responder compulsivamente a qualquer anúncio de emprego. Mas, segundo pesquisas, apenas 10% dos interessados consegue uma vaga assim.

  • Anúncio publicitário
  • Corte as despesas

    Conserve seu seguro-desemprego. Faça uma lista com as maneiras que você pode economizar dinheiro. Isto cria uma folga para que você possa procurar por um emprego com calma.

  • Atualize seu LinkedIn

    Deixe o mundo saber que você está livre e a procura de algo; seja o mais específico possível na hora de dizer o que quer.

  • Identifique suas maiores realizações

    Tente escrever 25 coisas que você já conquistou profissionalmente. Diminua este número para 7, e a liste em ordem de preferência. Isto era ajudar a clarear seus talentos e ambições

  • Imagine um novo futuro

    Onde você quer estar daqui um ano, 5, 15, 40 anos? Juste este pensamento com a lista de suas realizações e você irá se sentir mais positivo e confiante com seu futuro.

Primeiro, conte aos amigos e parentes mais próximos

Muitas pessoas reagem com raiva ao serem demitidas, e acabando falando mal do ex-chefe para qualquer um que queria ouvir. Restrinja suas reclamações para o grupo de amigos e parentes mais próximos.

Compartilhe esta publicação:

Temas