Maquiagens brasileiras

Nunca o Brasil produziu e exportou tanto produto de beleza; marcas de luxo avançam

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Em 2008, o Brasil era o sexto maior mercado mundial de make-up (maquiagem) do mundo. Depois de cinco anos consecutivos de crescimento nas vendas da ordem de 14% ao ano, hoje somos o terceiro maior do planeta. O que mais vende? Em volume, esmalte e batom. Toda mulher, da classe A a E, tem uma batonzinho na bolsa e vários vidrinhos de esmalte em casa. E eles não são os únicos. “Em 2006, o segmento de lábios representava 34% do mercado de maquiagens. Hoje, ele responde por 25%”, explica Ricardo Patrocínio, vice-presidente de marketing da Avon. Não foram as vendas que caíram, foi o mercado que cresceu. E, com ele, os segmentos best-sellers de olhos (sua representatividade na categoria passou de 19,5% para 25,5%) e face (saltou de 14,4% para 22,3%). “Antigamente a mulher usava batom. Hoje, ela usa batom, máscara para cílios, sombra, delineador, base, pó dentre outros itens como primer. A maquiagem deixou de ser supérfluo para virar rotina”, observa o executivo.

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Vários fatores puxaram a categoria para cima: aumento da renda do brasileiro, avanço da indústria nacional e a surpreendente enxurrada de marcas importadas no Brasil, muitas delas estreantes pela porta da Sephora, a Disneyworld das mulheres que já contabiliza 13 unidades entre São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Brasília. O desembarque da maior loja de cosméticos do mundo trouxe para cá uma infinidade de marcas premium e exclusivas em maquiagem como Smashbox, Make Up Forever, Nars, Urban Decay e Sephora Collection. Veja a seguir alguns cosméticos que estão fazendo muito sucesso no Brasil neste ano:

  • BB Cream Naked Skin da Urban Decay

    Promete benefícios antiidade, enquanto os outros possuem apenas cor para cobertura, R$ 182

  • Stila

    Sérum em três tonalidades que promete corrigir, clarear e cobrir as imperfeições da pele, R$ 164

  • NARS AudaciNARS Audacious Lipstick Collection

    Batom de acabamento com cobertura total e intensa, R$ 122

  • Nº28 da Hourglass

    É primer e sérum em um produto só, infundido com 28 ingredientes, R$ 314

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  • Retractable Precision Face Brush

    Versão compacta Retractable Precision Face Brush, R$ 99

  • Superprime da Clinique

    Livre de óleo e em três fórmulas, a exemplo da que neutraliza a vermelhidão, R$ 149

  • Fade to Black Eye Shadow Palette Fade In

    Paleta de sombra de tons neutros Fade to Black Eye Shadow Palette Fade In, da Smashbox, R$ 194

  • Lip Lover da Lancôme

    Batom líquido 3 em 1 que promete efeito balm, cor de batom e brilho de gloss, R$ 149

  • Máscara de volume para cílios da Avon Luxe

    Com pó de diamante negro. Tonalidade: preto ônix, R$ 61,99

  • Precision Face Brush

    Pincel angulado que se adapta aos contornos do rosto, R$ 122

  • Ready FPS20

    Base compacta e em pó, com ação antioxidante, da bareMinerals, R$ 129

BB Cream Naked Skin da Urban Decay

Promete benefícios antiidade, enquanto os outros possuem apenas cor para cobertura, R$ 182

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