12 maneiras de economizar no final do ano

É muito útil saber em quais outros lugares você pode economizar, já que as vezes os presentes acabam minando a maioria de suas economias .

Compartilhe esta publicação:

Apesar das festas de final de ano serem sobre solidariedade e amor, a troca de presentes também é uma parte importante das comemorações – especialmente para as crianças.

Acessibilidade


Esta parte do ritual pode acabar minando com boa parte de suas economias. Por isso, é muito útil saber em quais outros lugares você pode economizar.

Veja na galeria 12 maneiras de economizar durante as festas de fim de ano:

  • Bazar

    Organize um bazar de roupas, brinquedos e outros acessórios entre seus amigos e parentes. Cada pessoa só precisa trazer aqueles itens que elas nunca usaram, mas que ainda estão em bom estado, e pronto!

  • Brechós

    Vá ao brechó se quiser presentes únicos e divertidos. Estes lugares também são ótimos para encontrar pratos, travessas e outros utensílios de cozinha para servir suas delicias durante as festas.

  • Procure on-line

    Antes de comprar produtos eletrônicos e mobília, procure on-line em sites especializados ou em fóruns de trocas. Quase sempre, os preços são muito mais em conta.

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter
    Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
  • Recicle cartões antigos

    Não há nada melhor de que um tarde em família fazendo colagens e montagens engraçadas. Recicle antigos cartões de Natal com a ajuda de amigos e parentes – você terá cartões realmente originais e pode mandar apenas para as pessoas mais especiais.

  • Liste suas despesas

    Para evitar compras desnecessárias feitas no impulso, faça uma lista com tudo aquilo que você realmente precisa –e quer – comprar. E, mais importante, siga-a!

  • Reuse os alimentos

    Aquele frango ou peru de natal pode ser usado novamente, para sopas ou recheio de tortas.

  • Música de graça

    Você pode ouvir suas músicas favoritas de Natal sem precisar pagar nada por isso: serviços de streaming como Spotify, Deezer e Pandora tem um grande acerco das canções temáticas.

  • Idas ao mercado

    Combine idas até o mercado para economizar tempo e gasolina. Não saia de casa se precisar de apenas um ingrediente: use o que você tem, improvise ou peça para algum vizinho.

  • LED

    Os pisca-piscas, tão típicos nesta época do ano, já existem em versão LED – que usam uma fração da energia que os antigos. Eles custam menos tanto para comprar quanto para manter.

  • Empreste, não compre

    Em vez de gastar dinheiro com uma roupa que você irá usar apenas uma vez, peça aquele vestido especial emprestado para sua amiga – mas não se esqueça de mandar lavar antes de devolver!

  • Papel de presente

    Guarde os papéis de presente e sacolas bem estruturadas para outros presentes, e para continuar usando no ano que vem.

  • Visitas

    Irá receber visitas durante as festas do final do ano? Antes de gastar com diárias de hotel, pergunte aos seus amigos mais chegados que irão viajar durante as festas se eles não gostariam que alguém ficasse de “babᔠde sua casa. Assim, você e seu hóspede economizam e seu amigo pode viajar tranquilo sabendo que a casa não está vazia.

Bazar

Organize um bazar de roupas, brinquedos e outros acessórios entre seus amigos e parentes. Cada pessoa só precisa trazer aqueles itens que elas nunca usaram, mas que ainda estão em bom estado, e pronto!

Compartilhe esta publicação: