Como escolher e manter seus objetivos profissionais

Conhecer bem suas qualidades e pontos fortes é essencial para escolher e, principalmente, seguir em frente com suas metas profissionais .

Compartilhe esta publicação:

Não é fácil tornar-se professor de medicina, especialmente se você é mulher – apenas 38% do corpo docente das faculdades de medicina nos Estados Unidos são compostos por elas. Foi por causa destes números que Nadine Katz, professora de obstetrícia e ginecologia Albert Einstein College of Medicine, começou a pensar em como ajudar jovens médicas promissoras a atingirem seus objetivos.

Acessibilidade


Nadine Katz deu aulas em um curso de liderança na Albert Einstein por dez anos. Um dos temas principais era como escolher e manter seus objetivos profissionais. Sua estratégia obteve muitos sucessos no meio acadêmico, e a professor percebeu que suas dicas poderiam ser aplicadas para qualquer profissional, homem e mulher.

Conheça na galeria 10 maneiras de escolher e manter seus objetivos profissionais:

  • Tome responsabilidade por sua carreira

    Mesmo que você sinta que recebe o apoio de colegas, do seu chefe e sua família, não se esqueça de que é o único responsável por sua carreira – desde as conquistas até os fracassos.

  • Arranje tempo para pensar

    Às vezes parar por alguns instantes e analisar suas ações é essencial para chegar a algum lugar. Reserve um tempo para avaliar o que você realmente quer. Para Nadine, os mais jovens devem fazer isto a cada seis meses, ou no mínimo uma vez por mês.

  • Divida seus objetivos entre curtos, médios e longos prazos

    Ter uma visão linear do que você quer e de como chegar lá ajuda na hora de tomar decisões. Determina seus objetivos para daqui três anos, cinco anos ou até 10.

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter
    Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
  • Avalie suas qualidades

    Explore sua combinação de qualidades e habilidades e pergunte a si mesmo quais seus pontos mais fracos e qual a melhor maneira de aprimorá-los. Não se esqueça de avaliar sua personalidade: você é muito nervoso? Muito generoso? Pouco profissional? Busque manerias de progredir nestes tópicos.

  • Faça uma avaliação on-line

    Procure por “autoavaliação de liderança” on-line e você irá encontrar milhares de ferramentas úteis para examinar sua posição atual. Você é bom em motivar os outros e construir boas relações? Ou talvez precise de ajuda para aprender a delegar melhor? Há ótimos conselhos na internet.

  • Examine seus principais valores

    Em sua opinião, o que é mais importante em um profissional? Competência? Integridade? Examine quais são seus valores essenciais.

  • Encontre um mentor

    Se seu objetivo é crescer dentro de uma empresa, encontre alguém que já tenha passado por este caminho e peça ajuda para trilhar o seu.

  • Liste suas realizações

    Se você resolveu um conflito no trabalho, faça anotações de como chegou a isto. Esse tipo de exercício o ajuda a entender seus pontos fortes para o futuro.

  • Tente coisas novas

    Permita-se experimentar todas as oportunidades e esteja aberto para ajustar seu curso de carreira caso descubra algo que o agrade mais.

  • Pense no futuro

    Nadine Katz usa um exercício chamado de “histórias do futuro”: tudo que você precisa fazer é imaginar que já cumpriu com o seu objetivo – a partir daí, é mais fácil enxergar o caminho para chegar lá.

Tome responsabilidade por sua carreira

Mesmo que você sinta que recebe o apoio de colegas, do seu chefe e sua família, não se esqueça de que é o único responsável por sua carreira – desde as conquistas até os fracassos.

Compartilhe esta publicação: