15 ingredientes para cultivar em horta de apartamento

Não é preciso ter muito espaço para plantar a sua própria salada

Redação
Compartilhe esta publicação:

Parece impossível plantar vegetais, frutas e ervas dentro de apartamento, mas isso é só impressão. Montar uma horta “urbana” é mais fácil do que parece e ainda ajuda a economizar um bom dinheiro nas compras do mês. Se houver uma varanda, então, tudo fica ainda mais prático.

Acessibilidade


Veja na galeria de fotos os 15 ingredientes mais fáceis de serem cultivados em apartamento:

  • Abacate
    Tudo que você precisa para plantar um abacate é outro abacate. Tire o caroço e o lave bem. Depois, coloque três ou quatro palitos para o deixar suspenso dentro de um copo com água. Coloque em um lugar quente e verifique sempre se há água suficiente.
    Depois de algumas semanas uma árvore nascerá. Coloque a semente em um vaso e deixe em um lugar ensolarado. Lembre-se de regar frequentemente.

  • Ervas
    São as plantas comestíveis mais fáceis de crescer em apartamentos. Manjericão, menta, gengibre, alecrim, coentro e salsinhas são boas opções para quem não quer pagar mais por temperos. A maioria não requer muito esforço, apenas um lugar com sol na janela e água regularmente.

  • Microvegetais
    Além de terem muitas vitaminas, eles são superfáceis de cuidar. Basta os plantar em pequenos vasos e os deixar em um lugar ensolarado.

  • Alho
    Tudo que você precisa para plantar alho em casa é um vaso pequeno e um dente de alho.

  • Anúncio publicitário
  • Tomates
    Eles podem crescer tanto no jardim quanto em vasos. É essencial que eles fiquem expostos à luz 12 horas por dia, por isso, deixe-os em um local em que bata muito sol.

  • Limões
    O do tipo Meyer precisa de oito a 12 horas de sol por dia, além de ar puro. Esses limões são ótimos para temperar e o aroma é muito bom.

  • iStock

    Frutas e vegetais crus

    Chef de Barbados especializada em alimentação plant based e consultora de gastronomia de bem-estar, Manuela Scalini diz que “o alto aspecto vibracional dos alimentos crus e da alimentação limpa tem um efeito profundo em nosso bem-estar, sono e humor”.

    Um estudo de 2021 da Universidade Edith Cowan na Austrália e publicado na revista “Clinical Nutrition” descobriu que uma dieta rica em frutas e vegetais resultou em melhores resultados de saúde mental do que dietas com menor consumo de vegetais e frutas.

    Frutas e vegetais são cheios de vitaminas benéficas, minerais, fibras e altas concentrações de polifenóis que têm sido associados à melhoria da saúde mental. Mas cozinhar ou processar frutas e vegetais pode reduzir a disponibilidade desses micronutrientes.

    Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e publicado na revista “Frontiers of Psychology”, descobriu que as principais frutas e vegetais crus para a saúde mental são as folhas verdes escuras, como espinafre, alface, pepino, banana, maçã, kiwi, toranja, outras frutas cítricas, frutas frescas e cenouras.

  • Cogumelos
    Normalmente, quem mora em apartamento não gosta de encontrar fungos em casa, mas nesse caso pode ser bom. Só é preciso ter um lugar para cuidar deles. Há kits à venda que tornam possível cultivá-los em baldes.

  • Pimentão
    Plantar pimentões pode bagunçar um pouco a casa, porque é necessário muita terra para que eles cresçam.

  • Cenouras
    Assim como todos os vegetais que vêm da terra, o cultivo é um pouco mais complexo, então, é bom ter um local específico para isso. Para crescerem, cenouras precisam de caixas grandes e com buracos para drenagem.

  • Rabanetes
    Não é preciso dar muita atenção aos rabanetes, desde que eles estejam em um vaso com muita terra e umidade controlada.

  • Tangerina
    A árvore anã de tangerina é a solução para quem quer uma fonte de vitamina C que não ocupe o apartamento inteiro. Ela precisa de muito sol e um vaso espaçoso. Também é necessário deixar a terra secar bem antes de regar novamente.
    Colha os frutos assim que eles estiverem com um tom laranja vibrante.

  • Couve
    As folhas precisam de espaço para crescer, mas são fáceis de cuidar e ajudam os amantes de suco verde a economizarem dinheiro.

  • Vagem
    Cuide bem das vagens e elas crescerão bem. É necessário deixar a planta em um vaso grande e exposta ao sol por, pelo menos, oito horas no dia.

  • Cebolinha
    Todos usam a parte verde para temperar a comida. Felizmente, para plantar a cebolinha só é necessária a parte branca. Ponha em um copo com água e deixe em uma janela com sol. Em poucos dias, a parte verde já deverá ter crescido.

Abacate
Tudo que você precisa para plantar um abacate é outro abacate. Tire o caroço e o lave bem. Depois, coloque três ou quatro palitos para o deixar suspenso dentro de um copo com água. Coloque em um lugar quente e verifique sempre se há água suficiente.
Depois de algumas semanas uma árvore nascerá. Coloque a semente em um vaso e deixe em um lugar ensolarado. Lembre-se de regar frequentemente.

Compartilhe esta publicação: