11 curiosidades sobre os bilionários brasileiros

Descubra quem mais perdeu dinheiro, de onde vêm e qual o mais velho, entre outras informações dos endinheirados neste ano

Redação
Compartilhe esta publicação:

FPRBES Brasil bateu o próprio recorde quando, neste ano, publicou a lista de bilionários brasileiros com 165 nomes. De 14 Estados diferentes e diversas fontes de renda, os perfis dos representantes do ranking está cada vez mais variado.

Acessibilidade


RANKING: 70 maiores bilionários do Brasil em 2016

Curioso para saber quem é o mais rico, quem mais perdeu dinheiro neste ano, entre outtras curiosidades? Veja na galeria de fotos:

  • Total de bilionários brasileiros

    A lista de FORBES Brasil atingiu o maior número desde o lançamento, em 2012.

  • Valor dos patrimônios somados

    O valor dos patrimônios somados também atingiu sua maior meta, com acúmulo de R$ 50,7 bilhões a mais do que no ano passado.

    *valor na tabela em bilhões de reais.

  • Percentual das fortunas dentro do PIB do ano anterior

    Somadas, as fortunas representam 14,41% do PIB brasileiro do ano passado.

  • Anúncio publicitário
  • O mais jovem

    Aos 32 anos, Gilberto Schincariol Júnior, herdeiro da cervejaria paulista vendida para o grupo japonês Kirin em 2011, continua a ser o mais jovem bilionário brasileiro. É assim desde a primeira lista de FORBES Brasil, em 2012.

    LISTA COMPLETA: 15 bilionários mais jovens do Brasil em 2016

  • O mais velho

    O título de bilionário mais experiente também não mudou: é de Aloysio de Andrade Faria, fundador do Banco Real, aos 95 anos.

  • Quem ficou mais pobre

    Dos 74 bilionários que perderam dinheiro desde o último ranking, a maior queda foi dos irmãos Marinho: cada um deles ficou 6,34 bilhões de reais mais pobre. Juntos, viram sua fortuna diminuir 71,64 bilhões de reais, quase o equivalente ao Produto Interno Bruto de El Salvador. A vice-liderança entre as quedas é da família Klabin, que perdeu muito, tanto em posições (do 43º para o 103º lugar) como em dinheiro: 3,18 bilhões de reais. Mesmo assim, a queda foi metade da registrada pelos irmãos Marinho.

  • Estado com mais bilionários

    São Paulo é, mais uma vez, o Estado com mais bilionários brasileiros. Neste ano, 71 dos 165 da lista são paulistas. O Rio de Janeiro, no entanto, é o local que concentra a maior riqueza, com R$ 354,83 bilhões.

    LISTA COMPLETA: Os Estados brasileiros com mais bilionários

  • Os primeiros bilionários brasileiros

    Em 1987, a primeira lista mundial de bilionários de FORBES tinha três brasileiros. Morto em 1994, o engenheiro Sebastião Camargo, fundador da construtora Camargo Corrêa, era um deles. Sua empresa foi responsável pelo auxílio à construção de Brasília e da ponte Rio-Niterói. Outro engenheiro, Antônio Ermírio de Moraes, que morreu em 2014, também foi um dos brasileiros a estrear a lista. Ele não só herdou de seu pai, José Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim, como chegou a se aventurar pela política. Roberto Marinho também marcou presença na lista de estreia. O jornalista, morto em 2003, construiu o maior império de comunicação brasileiro, o Grupo Globo.

Total de bilionários brasileiros

A lista de FORBES Brasil atingiu o maior número desde o lançamento, em 2012.

Compartilhe esta publicação: