5 técnicas para aumentar o crescimento da sua empresa

Profissionais indicam estratégias para acelerar o desenvolvimento dos negócios

Redação
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Você provavelmente já ouviu falar em “growth hacking”. Para alguns, o termo descreve um conjunto legítimo de técnicas de marketing que geram um grande impulso no crescimento dos negócios. Para outros, é apenas uma palavra da moda esperando para se tornar obsoleta. Entretanto, independentemente do seu significado, a questão é, realmente existe um atalho para um crescimento mais rápido?

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5 empreendedores e especialistas em marketing da Young Entrepreneur Council, comunidade de profissionais dos negócios, discutem as técnicas de crescimento que implementaram nas suas próprias companhias e como desenvolveram algumas estratégias concretas para o sucesso.

Veja na galeria de fotos 5 técnicas para fazer com que sua empresa cresça rapidamente:

  • Priorize conteúdos criativos

    Phil Laboon, empreendedor e investidor da marca de produtos de madeira sustentável WUDN, tem grande conhecimento sobre lançamento e a criação de marcas. A companhia recentemente produziu um vídeo que teve 10 milhões de visualizações em apenas alguns meses, tudo alavancado por anúncios no Facebook.

    Portanto, Laboon recomenda que, para todas as companhias que buscam crescimento, primeiramente, é necessário criar conteúdos criativos.

    “Quase todos os canais de anúncios geram grande engajamento, o que significa que você paga menos se as pessoas gostam do produto que você está produzindo. É muito importante investir adiantado para que o seu conteúdo seja algo que valha a pena compartilhar. Diferente dos canais de anúncios tradicionais, uma boa propaganda pode literalmente pagar por si mesma”.

    Entretanto, mesmo quando seus anúncios são bons, isso não significa necessariamente que você deve se sentar e relaxar.

  • Destaque-se entre os outros competidores

    Yoav Vilner, CEO da startup de marketing Ranky, tropeçou sem saber em uma técnica de crescimento quando sua companhia estava tentando fazer bons acordos. A Ranky anunciou que eles fariam uma competição em que ofereciam espaços para escritório de graça, mentoria e informações de contatos de investidores para uma mulher empreendedora. O concurso se tornou viral.

    “Os resultados do crescimento eram muito grandes”, afirmou Vilner. “Mais de 1.000 pessoas influentes compartilharam nosso formulário de inscrição, e alguns dos maiores jornais nos entrevistaram sobre o concurso”.

    É por isso que Vilner acredita que o melhor meio de acelerar o crescimento é usando as redes sociais para se destacar entre seus competidores. Entretanto, para ver o crescimento a longo prazo, o CEO não acredita em estratégias de trapaça. Ele acredita que a companhia precisa ter um plano forte e baseado no marketing digital.

  • Tenha muitas estratégias de marketing

    Ao usar publicidade no Gmail, Eric Siu, CEO da agência de marketing digital Single Grain, atingiu um grande retorno sobre os gastos com anúncios, o que deu ao seu negócio 1.000 vendas adicionais ao mês.

    “Tudo o que pediram era que fizéssemos login na interface do AdWord para configurar o anúncio no Gmail e procurar onde e quando eles funcionavam melhor. Usamos o “Modelo de Catálogo do Gmail” para que o anúncio pudesse ter vários produtos ao mesmo tempo”.

    Entretanto, para companhias que procuram atrações rápidas, Siu recomenda focar em uma maior aproximação nas redes sociais.

    “Eu recomendo a criação de um vídeo simples, em seguida, executá-lo para uma audiência fria no Facebook”, afirma o CEO. “Depois, eu iria redirecionar as pessoas atingidas para uma página ou um produto.”

    Para estratégias de crescimento a longo prazo, Siu acredita que conteúdos de marketing produzem os melhores resultados, entretanto, é necessário ser paciente para atingi-los.

  • Traga contatos antigos de volta

    Charles Gaudet, especialista em marketing e fundador da companhia de coaching de negócios Predictable Profits, acredita que às vezes as estratégias mais simples geram os melhores resultados. A empresa ganha milhões com “perdas” e cadastros de contatos não comerciáveis após trazê-los do funil de compras, convertendo 7% disso em vendas em uma semana. Todo o processo é feito no Facebook.

    Para os novos empreendedores, Gaudet sugere que eles trabalhem com outras companhias que já fazem negócio com seu tipo de cliente ideal.

    “Isso é tão simples como pedir para essas companhias para promover ou apoiar seu serviço ou produto em seu nome, ou oferecer a promoção em troca de serviço ou produtos”, afirma Gaudet. “Esta é uma renda central para você. Em troca do reconhecimento do seu produto ou serviço por parte dos seus clientes, você paga uma porcentagem por cada venda que eles trazem para você. Se eles não fizeram nenhuma venda, isso não vai custar nada para você. Nós usamos essa técnica para gerar pelo menos 25.000 cadastros dentro de sete dias e mais de US$ 1 milhão de vendas na semana seguinte”.

    Entretanto, o mais importante para o CEO é se lembrar constantemente o que funciona e o que não funciona.

  • Anúncio publicitário
  • Foque no que é fundamental

    O termo “growth hacking” se tornou cada vez mais popular no mundo do marketing. Entretanto, Travis Steffen, empreendedor e gerente do crescimento do app de loteria AutoLotto, não está convencido de que essa técnica é legítima. Ele compara isso à uma ponte em construção, em que os empreendedores não deveriam contratar um “hacker ponte” para tentar tornar seu sistema forte e resistente por um preço bem menor.

    “O quanto você, que terá que atravessar essa ponte todos os dias, possivelmente com a sua família ou com bens que seus negócios dependem, confia na integridade estrutural dessa ponte? Qual a fé que você colocaria nessa ponte, em contraste com uma ponte construída por um engenheiro experiente que usa a ciência, a matemática e processos que duram por longos prazos, por exemplo? … [Minha companhia] utiliza processos cuidadosos e métodos científicos para executar experimentos através dos numerosos canais de marketing.”

    Portanto, no lugar de tentar ter bons resultados rapidamente, Steffen recomenda que as pessoas retornem para as técnicas básicas.

    “Eu recomendo que os novos empreendedores parem de procurar por “hackers” e foquem no que é fundamental. Eduque-se, execute experimentos e depois foque na próxima coisa que será favorável para você”.

    E, acima de tudo, lembre-se que ter um processo claro e definido é mais importante do que ter técnicas.

Priorize conteúdos criativos

Phil Laboon, empreendedor e investidor da marca de produtos de madeira sustentável WUDN, tem grande conhecimento sobre lançamento e a criação de marcas. A companhia recentemente produziu um vídeo que teve 10 milhões de visualizações em apenas alguns meses, tudo alavancado por anúncios no Facebook.

Portanto, Laboon recomenda que, para todas as companhias que buscam crescimento, primeiramente, é necessário criar conteúdos criativos.

“Quase todos os canais de anúncios geram grande engajamento, o que significa que você paga menos se as pessoas gostam do produto que você está produzindo. É muito importante investir adiantado para que o seu conteúdo seja algo que valha a pena compartilhar. Diferente dos canais de anúncios tradicionais, uma boa propaganda pode literalmente pagar por si mesma”.

Entretanto, mesmo quando seus anúncios são bons, isso não significa necessariamente que você deve se sentar e relaxar.

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