12 tipos de conteúdo para construir uma forte presença online

Aproximadamente 95% dos consumidores pesquisam os negócios locais na internet antes de comprar

Redação

Com um número cada vez maior de consumidores usando a internet para buscar negócios locais, é fundamental ter uma forte presença online, que ajude a construir uma base de consumidores fiéis. Essa participação no mundo virtual é um componente essencial da estratégia de marketing de qualquer negócio, capaz de reforçar a marca e atingir uma audiência cada vez mais expressiva.

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De acordo com um estudo recente da empresa de pesquisas BrightLocal, aproximadamente 95% dos consumidores pesquisam os negócios locais online antes de tomar uma decisão de compra. Estatísticas do Google mostram que 76% das pessoas que fazem este tipo de busca acabam visitando um negócio relacionado no mesmo dia, e 28% deles efetuam a compra.

Abaixo, 12 executivos de comunicação discutem os tipos mais eficientes de conteúdo que todo líder de negócios deveria considerar para construir uma forte presença online e, consequentemente, aumentar seu lucro.

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    Qualquer coisa útil

    “As pessoas não querem ler sobre quão incrível você acha que a sua empresa é. Elas querem recursos capazes de ajudar nos negócios e na vida. Um mix de tipos de conteúdo pode alcançar este desejo, já que as pessoas têm estilos diferentes de aprendizado. Alguns gostam de listas fáceis, que podem ser cumpridas imediatamente, outros preferem matérias mais longas e com muita pesquisa sobre liderança para ler quando tiverem tempo.”

    Charlie Riley, Lawley

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    Conteúdo relevante e fácil, que constrói confiança

    “Escreva artigos pequenos, de 500 palavras, sobre ‘como fazer’ alguma coisa ou faça uma lista, que tenha como objetivo trazer visitantes menos familiarizados, que estão começando a conhecer a sua marca e estabelecer um relacionamento. A maioria dos leitores está em modo de pesquisa quando analisa blogs e, nem sempre, conhece o produto ou a marca profundamente. Este formato os atrai com conteúdo relevante e fácil de digerir, que constrói confiança.”

    Ashley Deibert, iQ Media

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    Conteúdo que resolve problemas

    “Guias, particularmente aqueles úteis, minuciosos e imparciais, são uma ótima maneira de engajar seu público-alvo. Mas não limite o conteúdo ao nicho específico da sua empresa. Em vez disso, desenvolva guias úteis e fale sobre suas experiências pessoais, de forma a ajudar a responder questões parecidas com as que seus leitores estão enfrentando. Faça isso bem e você irá começar a construir uma voz verdadeiramente confiável.”

    Jake Rheude, Red Stag Fulfillment

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    Histórias reais de sucesso de clientes

    “Seu blog é uma excelente ferramenta para mostrar como o seu produto ou serviço ajudou outras pessoas. Histórias de sucesso de clientes são uma maneira de explicar como fazer qualquer coisa que alguém queira fazer por meio de uma situação real. As histórias devem não apenas ser interessantes, mas também inspiradoras, para aumentar o engajamento e o potencial de compartilhamento da marca.”

    Stacy Wakefield, Credit Sesame

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    Conteúdo que responde perguntas

    “O melhor conselho que eu já recebi sobre blogs veio de Marcus Sheridan, o ‘Sales Lion’. Sua filosofia de ‘They Ask, You Answer’ (‘Eles perguntam, você responde’, em tradução livre) consiste em catalogar as perguntas que seus clientes e parceiros fazem, e então, respondê-las em seu espaço virtual. Dessa maneira, você estará oferecendo conteúdo interessante e relevante, aquele que as pessoas justamente estão buscando. É uma ótima maneira de exibir seu conhecimento e oferecer valor.”

    Holly Chessman, Glance Networks Inc.

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    Conteúdo educativo e com potencial de compartilhamento

    “O melhor conteúdo é educativo e com potencial de compartilhamento. Uma boa pergunta para começar é: ‘O que eu posso compartilhar com clientes em potencial que os inspiraria a querer meu produto e, ao mesmo tempo, faria com que confiassem na minha empresa para comprá-lo?’. Eu mesmo já liguei para fornecedores após ter visto ótimos artigos que apareceram enquanto pesquisava por informações sobre a minha próxima compra.”

    Krystal Covington, Women of Denver

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    Conteúdo com efeito para clientes e para a empresa

    “Marketing de conteúdo bem-sucedido é aquele que inclui o que é benéfico para o consumidor e, ao mesmo tempo, oferece um valioso retorno sobre investimento, de forma a justificar o tempo investido. Selecione tópicos sobre liderança a partir dos quais seus clientes podem aprender alguma coisa e faça uma análise de palavras-chave para determinar os títulos.”

    Heather Dueitt, NoteVault

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    Assuntos pelos quais as pessoas buscam ativamente

    “Manter um blog não é apenas uma excelente ferramenta para aumentar a notoriedade de uma marca, mas marketing de conteúdo e blogs são também a chave para um SEO eficiente. Por isso, escolher tópicos pelos quais as pessoas já buscam e têm interesse é primordial. Uma opção é utilizar a ferramenta de consulta de buscas no Google ‘Answer The Public’. Ela vai ajudar a ter ideias que sejam relevantes e muito procuradas.”

    Farra Larimore, Madwire

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    Conteúdo que engaja seus leitores

    “Cada post de um blog deveria ser focado em envolver o leitor. Isso pode ser tão simples quanto fazer uma pergunta no final do artigo (para encorajar comentários) ou oferecer uma chamada para ação (para estimular a divulgação de uma mensagem-chave em particular). Também é importante incentivar seus funcionários a comentarem e compartilharem o post, de forma a manter a conversa viva. Engajamento é a chave para melhorar seu blog.”

    Mike Delgado, Experian

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    Conteúdo provocativamente útil

    “Ninguém quer ler sobre você. As pessoas querem saber como resolver um problema que as está afetando. Elas querem ser inspiradas. Seu blog é um poderoso veículo para entregar o tipo de conteúdo que seus clientes querem consumir. Seja provocativo e tenha um ponto de vista único. Você detém o veículo para compartilhar a visão da sua marca e é parte do que irá fazer seus leitores voltarem em busca de mais.”
    Jen Spencer, Allbound

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    Conteúdo visual

    “Há mais de um ano, decidimos reformular completamente os objetivos do nosso blog. Estávamos escrevendo demais sobre nós mesmos, e gostaríamos de oferecer mais material que pudesse ajudar os leitores a aplicar as melhores práticas de comunicação visual, mesmo se eles não fossem nossos clientes. Também começamos a incorporar, sistematicamente, mais recursos visuais customizados em nossos posts. Percebemos um grande aumento no engajamento desde então.”

    Erin McCoy, Killer Infographics

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    Posicionamento dos executivos como líderes pensadores

    “Usar blogs para posicionar seu time de executivos como líderes pensadores o levará longe e, honestamente, é uma oportunidade fácil (e grátis) que muitas empresas evitam. Até novidades empresariais que parecem mundanas podem ser trabalhadas, com mensagens de liderança interligadas às notícias. Nunca perca uma oportunidade de amplificar a marca de sua empresa (que inclui seus líderes).”

    Brandie Claborn, McAfee

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Qualquer coisa útil

“As pessoas não querem ler sobre quão incrível você acha que a sua empresa é. Elas querem recursos capazes de ajudar nos negócios e na vida. Um mix de tipos de conteúdo pode alcançar este desejo, já que as pessoas têm estilos diferentes de aprendizado. Alguns gostam de listas fáceis, que podem ser cumpridas imediatamente, outros preferem matérias mais longas e com muita pesquisa sobre liderança para ler quando tiverem tempo.”

Charlie Riley, Lawley

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