15 maneiras de se apaixonar por cruzeiros

Navios mostram como unir o luxo à natureza em suas próximas férias

Laura Manske
Compartilhe esta publicação:

Se os lugares que fazem você feliz estiverem relacionados à água, preste atenção nos extraordinários navios da Star Clippers. Impulsionadas pelo magnífico casamento de ventos e velas, as embarcações desta companhia de cruzeiros – fundada pelo visionário iatista sueco e empresário Mikael Krafft – navegam pelo mundo.

Acessibilidade


LEIA MAIS: Cresce o mercado de aluguel privado de cruzeiros marítimos

Eles são os maiores e mais altos navios da atualidade: capacidade para 227 passageiros no caso do Royal Clipper, 170 no Star Clipper e no Star Flyer e 300 no Flying Clipper, que será inaugurado em dezembro deste ano. Os navios lembram a Idade do Ouro das Velas e também os elegantes megaiates do século 19. Alimentado por seu fantástico sonho de infância de recriar embarcações antigas, Krafft tem movido apaixonadamente e com sucesso seus navios por quase três décadas.

Veja, na galeria de fotos a seguir, fotos e fatos divertidos que podem servir de inspiração para a sua próxima viagem:

  • 1. Seja contemplado por navios únicos

    O navio mais emblemático da linha – o Royal Clipper, com 133 metros de altura e casco de aço – detém o recorde Guinness de único veleiro de cinco mastros atualmente em atividade. Ele é capaz de erguer 42 velas que se desdobram em 5.202 metros quadrados e ostenta um mastro de impressionantes 57 metros. Um espetáculo para ser visto. Já os veleiros de quatro mastros Star Clipper e Star Flyer contam área vélica de 3.344 metros quadrados e mantêm o recorde compartilhado de mastro mais alto do mundo, com 68 metros de altura acima da linha d’água.

  • 2. Sinta o poder da natureza

    A Star Clipper não usa computadores para elevar, abaixar ou posicionar as velas de seus navios – uma prática comum nos dias de hoje. Em vez disso, no convés superior, marinheiros habilidosos implementam manivelas horizontais e verticais controlados manualmente – um show de sincronia. Os itinerários da Star Clippers são desenvolvidos com base em cartas de vento, que orientam cada navio a prosseguir, sempre que possível, aproveitando o fluxo de ar. No Caribe por exemplo, as embarcações são movidas pelo vento em, aproximadamente, 70% dos trajetos, caso contrário, utilizam motores auxiliares. Com uma delicadeza excepcional, a ajuda da mãe natureza – versus depender de um motor – reduz acentuadamente o consumo de combustível e as emissões. Uma filosofia ecológica em harmonia com o mar.

  • 3. Experimente ser um marinheiro

    Os turistas do Star Clippers podem, pelo menos uma vez durante o itinerário, participar da tarefa de puxar a corda para ajudar a elevar as velas. E, quando se enchem de vento com as grandes rajadas, elas ficam lindamente onduladas e, brancas, contrastam com o céu azul.

  • 4. Aprenda lições a bordo

    Todas as tripulações dos navios incluem um especialista na fabricação de velas, que usa uma máquina de costura para fazer reparos com Dacron (fibra de poliéster). Às vezes, esse profissional fica instalado em um nicho do convés que permite aos visitantes assistir ao trabalho impecável. Quer visitar o capitão em seu centro de controle? Também é possível. Aproveite e faça perguntas sobre cartas náuticas, botões, fases da lua, observação de estrelas e marés. Essa política de porta aberta permite que os passageiros conheçam o capitão e os oficiais de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana, exceto quando eles manobram para dentro e fora do porto. Durante quase todos os itinerários, quando o tempo e a localização permitem, um convidado poderá tomar momentaneamente a direção – uma momento emocionante. Um diretor de cruzeiro ou comissário de bordo oferece palestras diárias sobre portos de escalas e conta fascinantes histórias sobre o mar.

  • Anúncio publicitário
  • 5. Explore em abundância

    A Star Clippers faz itinerários que ancoram em destinos bem conhecidos, mas também é capaz de colocar seus navios em refúgios remotos que grandes navios de cruzeiros não podem acessar. Entre os exemplos estão viagens à Indonésia com passeios às montanhas vulcânicas florestadas, praias bucólicas de areia negra e águas cristalinas que brilham com recifes de coral de muitos tons. Excursões guiadas vão desde portos ricos em cultura e gastronomia, como Jacarta, até locais de sublime quietude como a Ilha de Komodo, onde os dragões – os maiores lagartos do mundo, que podem chegar a três metros de comprimento – ainda vivem. Outros caminhos maravilhosos fora do comum a serem considerados: Cres (Croácia), Dalyan River (na Turquia), Kota Kinabalu (Malásia), Plage D’Arone (Córsega) e Porto Cervo (Sardenha). Aprecie também a beleza da Catalunha e das Ilhas Baleares da Espanha, as rivieras francesa e italiana e a verdejante Costa Rica. Tudo isso sem multidões, sem espera para embarcar ou desembarcar, nem falatório ou bagunça.

  • 6. Divirta-se

    O Royal Clipper possui 1.767 metros quadrados de deck aberto – cuja madeira polida consome três toneladas de verniz a cada ano -, três piscinas, spa, lounge subaquático, academia, salão de cabeleireiro, sala de massagem, um átrio de três andares iluminado pelo sol e uma escada espiral, além de uma plataforma que possibilita acesso a esportes aquáticos como mergulho, caiaque e windsurf. Há um amplo espaço para os passageiros se espalharem, mas o Royal Clipper, assim como o Star Clipper e o Star Flyer, parecem iates particulares. O Tropical Bar, com espaços cobertos e ao ar livre, é conectado a uma sala de estar com piano de cauda. O local é o centro das atenções dos hóspedes, onde eles podem cantar e se divertir durante dia e noite. Lá são realizados churrascos, concursos e gincanas. Para o entretenimento noturno, o Star Clippers contrata músicos, dançarinos e cantores locais.

  • 7. Relaxe

    Na parte da frente de todos os navios da Star Clippers há mastros com redes suspensas sobre o mar, onde é possível descansar, tendo como cenário o horizonte.

  • 8. Conviva com a magia da vida marinha

    A tripulação monitora o mar e alerta os hóspedes sobre o paradeiro de baleias, golfinhos, peixes voadores e muito mais. É excitante acompanhar as criaturas marinhas que nadam perto do navio.

  • 9. Fique por dentro das tendências

    Os itinerários temáticos da Star Clippers recebem especialistas a bordo para ministrar workshops: são mestres da yoga, personal trainers, especialistas em meditação, coaches, jornalistas e autores de livros, sommeliers e chefs. Caso você seja fã da comédia romântica “Mama Mia”, reserve um lugar no novo Mamma Mia Highlights, do Star Flyer, que navega pelas Ilhas Gregas saindo de Atenas em um itinerário de sete noites que passa pelos cenários onde os filmes foram filmados.

  • 10. Sinta-se no céu

    Uma das experiências mais emocionantes da Star Clippers é subir uma escada de corda – paramentado com um colete de segurança – em direção ao chamado ninho do corvo, confortavelmente mobiliado com poltronas. Cerca de 18 metros acima do nível da água, tem uma vista espetacular.

  • 11. Aprecie a linda decoração

    Os interiores dos navios foram decorado pelo notável designer de iates Donald Starkey, de Londres, em estilo eduardiano, com temas náuticos, pisos de madeira, acessórios em lata – tudo em azul royal e vermelhos profundos. Você terá certeza que está em férias marítimas. As bibliotecas dos navios estão repletas de gravuras antigas, guias e fotografias. É por lá que os hóspedes se reúnem para jogar gamão, xadrez, dama e cartas.

  • 12. Desfrute dos melhores sabores

    As salas de jantar não têm lugares marcados – você pode sentar onde e com quem quiser. As refeições incluem vários pratos servidos com bons vinhos, coquetéis e cerveja. Não importa o horário: o dress code, casual, sem gravata, permeia pelo local.

  • 13. Aproveite a boa música

    Os pianistas cortejam os convidados com músicas populares e medleys de clássicos do jazz, rock e folk.

  • 14. Durma em um local confortável

    Os quartos aconchegantes são dotados de sutilezas – produtos de higiene, banheiro privativo, TV, DVD player, telefone, serviço de arrumação da cama com direito a chocolate – tudo que você espera em navios de luxo.

  • 15. Espere por muito mais

    A comunidade de veleiros está entusiasmada com o majestoso Flying Clipper, que se tornará o maior navio de cinco mastros do mundo, com 35 velas, 150 cabines (incluindo 34 com sacada), um restaurante principal de dois decks, plataforma de esportes aquáticos e uma impressionante piscina de mergulho.

1. Seja contemplado por navios únicos

O navio mais emblemático da linha – o Royal Clipper, com 133 metros de altura e casco de aço – detém o recorde Guinness de único veleiro de cinco mastros atualmente em atividade. Ele é capaz de erguer 42 velas que se desdobram em 5.202 metros quadrados e ostenta um mastro de impressionantes 57 metros. Um espetáculo para ser visto. Já os veleiros de quatro mastros Star Clipper e Star Flyer contam área vélica de 3.344 metros quadrados e mantêm o recorde compartilhado de mastro mais alto do mundo, com 68 metros de altura acima da linha d’água.

Compartilhe esta publicação: