Conheça o Iate X95 modular projetado pela Pininfarina

Reprodução Forbes
A Princess Yachs está redefinindo a arquitetura tradicional de embarcações a partir da funcionalidade

Resumo:

  • Empresa italiana busca revolucionar o design de embarcações com conceitos semelhantes aos aplicados em carros, em parceria com os arquitetos navais Olesinski e com a fabricante Princess Yatchs;
  • Projeto da embarcação prioriza a funcionalidade dos espaços internos;
  • Modelo X95, chamado de SUV do mar, apresenta extensos espaços ao ar livre e parte interna aberta;
  • Embarcação é a primeira da linha X Class da Princess Yatchs projetada para oferecer espaços internos amplos e adaptáveis;
  • Modelo tem lançamento previsto para o final de 2019.

O X95 é um projeto náutico complexo. A Pininfarina desafia o design convencional de iates com a aplicação de uma abordagem semelhante à dos veículos. Ao lado da equipe de design Princess Yachts e dos arquitetos navais Olesinski, o renomado estúdio italiano está redefinindo a arquitetura tradicional de embarcações a partir da funcionalidade — um movimento de dentro para fora. O resultado é um exterior provocador, com um vasto espaço ao ar livre e uma parte interna modular de plano aberto. A equipe chama o X95 de SUV de “luxo do mar”.

VEJA TAMBÉM: O maior e mais luxuoso iate do porto de St. Barth

Fabricante de barcos de luxo mais vendida do Reino Unido, a Princess tem ambição de ser a marca de iates mais inovadora do mundo. O X95 “superfly” faz parte desse plano. Quando for lançado, no final deste ano, será a primeira embarcação da nova linha X Class de iates de luxo da fabricante, projetada para oferecer espaços internos amplos e adaptáveis ​​que podem ser usados ​​e formatados de maneiras diversas. A ideia é oferecer um estilo de vida de navegação único e flexível.

A comparação com um SUV se deve a esse layout exclusivo. Andy Lawrence, diretor de design da Princess Yachts, diz que o X95 conta com alguns dos atributos mais avançados de diferentes tipos e classes de iates, fundidos para estabelecer um novo padrão de expectativas dentro do que pode ser alcançado em uma embarcação deste porte. O “superfly”, afirma, é todo sobre o deck de embarque. Trata-se de “oferecer um amplo espaço interno com ar condicionado e fantásticas vistas de 360 ​​graus ligadas ao convés de popa generoso, com layouts versáteis e espaçosas áreas de embarque privativas — todas no mesmo nível, sem degraus entre as áreas”.

Segundo Lawrence, o X95 foi criado a partir de uma folha de papel limpa. Trabalhando ao lado de Olesinski, sua equipe questionou o design de interiores da embarcação atual, usando o esboço de várias opções para ver como ultrapassar limites. “Um dos nossos maiores desafios não foi estilizar o perfil exterior do barco porque passamos pelo estágio de desenvolvimento dos arranjos”, diz ele. “Colocar restrições com base em conceitos existentes de como um iate a motor deve ser, pode resultar em criatividade restrita.”

Finalizado o layout interno, teve início o processo de design externo. “A embarcação é alta para o seu comprimento. Isso levou à criação de algumas linhas muito simples e arrojadas, da proa até a popa, para alongar o barco o máximo possível.” O distintivo “S”, que conecta o ‘hardtop’ à cobertura, assim como o uso de cores metálicas escuras, ajuda a integrar o skylounge ao volume do topo da carcaça.

E AINDA: Premiação na Itália elege os super iates do mundo

Cada nível do deck tem uma história para contar. A acomodação inferior, por exemplo, oferece quatro cabines de tamanho generoso. Os cômodos da tripulação são separados dos quartos de hóspedes e ligados à garagem da popa, que é um local perfeito para guardar equipamentos de esportes aquáticos. Há um espaço de estar generoso com uma área de bar que pode proporcionar uma boa festa quando não está em uso. O acesso à água é feito por um conjunto de escadas dobráveis. É preciso uma grande parte da plataforma de banho para se ter uma doca rasa e segura para nadar.

O convés principal tem um ar informal com um design modular projetado para ser uma enorme cozinha aberta e sala de jantar, ou uma área tripulada fechada de sala de jantar tradicional. Vastos painéis de vidro revestem o convés principal com vistas completas para o mar. O deck lateral assimétrico está no lounge de cobertura. “Não ter escadas em ambos os decks laterais permite que você caminhe em um único nível, do espaço do convés em torno do lounge a estibordo até a enorme área da proa, conectando os espaços com um incrível layout”, diz Lawrence. Na área do lounge, o espaço interior utilizável foi maximizado com a abertura da cabine do leme para oferecer vistas panorâmicas completas. “Tentamos imaginar todas as alternativas concebíveis para o cliente deixar o iate ao seu próprio gosto.”

O X95 segue o lançamento do iate esportivo de desempenho R35, um produto também desenhado com a equipe de design da Pininfarina. Apesar do tamanho e da escala diferentes das classes R e X, a Princess Yachts faz questão de garantir que toda a família tenha uma identidade visual. “O X95 e o R35 compartilham um coxim igualmente forte na parte traseira dos baluartes e transmitem de forma mais sutil tensões superficiais e detalhes semelhantes”, afirma Lawrence. “Ambos os perfis podem ser desenhados em apenas algumas linhas simples, tornando-se uma forma reconhecível, muito limpa e forte, com linhas que vão da proa à popa com interrupção mínima.”

Acompanhe, na galeria de fotos a seguir, o design e modular e provocativos do X95:

  • O iate X95 “superfly” é uma colaboração entre a Pininfarina e a Princess Yachts

  • O modelo, pensado de dentro para fora, desafia o designe das embarcações tradicionais

  • O X95 é visto como o SUV do mar, em uma referência ao layout prático único da embarcação

  • O interior foi projetado para ser modular e adaptável a diferentes necessidades do usuário

  • Cada deck no X95 tem uma história única para contar e pode ser configurado dependendo do uso

  • Pininfarina e Princess aplicam ideias resgatadas do design de veículos no X95

  • A Princess Yachts tem a ambição de construir uma família de embarcações com uma identidade visual única

O iate X95 “superfly” é uma colaboração entre a Pininfarina e a Princess Yachts

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).