Luxo em Galápagos: ilha terá o navio mais ecológico do mundo

Calin Hertioga/GettyImages
Ilhas Galápagos é situada a cerca de 1 mil quilômetros da costa do Equador

Resumo:

  • Celebrity Flora é o primeiro navio do mundo construído especificamente para navegar até as Ilhas Galápagos;
  • Viagem inaugural será no fim de junho;
  • Em várias cabines, a sacada é incorporada ao interior: basta pressionar um botão para abrir uma janela e transformar o ambiente em um espaço interno e externo ao mesmo tempo;
  • O Flora foi construído de modo a ser um dos navios mais ecológicos do mundo: sua tecnologia de ponta permite que a embarcação se mantenha na posição sem uma âncora, o que protege os preciosos corais e o fundo do mar.

A Celebrity Cruises está dando os toques finais no Celebrity Flora, primeiro navio do mundo construído para navegar até as Ilhas Galápagos.

LEIA MAIS: 6 cruzeiros fora do comum para a sua próxima viagem

Embora a companhia navegue desde 2004 com seu navio Xpedition pelo arquipélago rico em vida selvagem, situado a cerca de 1 mil quilômetros da costa do Equador, o espaçoso Flora estreará como o maior navio nesse destino. Ambas as embarcações comportam até 100 passageiros (o máximo permitido pelo governo local), mas o Flora tem o dobro do tamanho de seu antecessor. E, com 81 tripulantes a bordo, ele valoriza o atendimento tanto quanto o espaço.

“Nossos clientes adoram uma imersão nos destinos para os quais viajam e gostam de fazer isso de uma maneira moderna e luxuosa”, diz Lisa Lutoff-Perlo, presidente e CEO da Celebrity Cruises. “A construção do Celebrity Flora a partir do zero nos permitiu criar um navio que leva à região inovação ecológica pioneira no setor, sustentabilidade e exploração em nível nacional. Os clientes se sentirão como se estivessem embarcando em um iate de luxo para uma semana de aventuras incomparáveis. Todas as acomodações são suítes e oferecem aos hóspedes a oportunidade de conhecer um dos lugares mais lindos e intactos do mundo, com conforto e alto nível de atendimento.”

Segundo a executiva, não se trata apenas de um destino de lista de desejos, mas também de uma viagem capaz de transformar uma vida. “Você passa a valorizar este mundo de uma maneira que somente as intactas Ilhas Galápagos podem inspirar.”

Embora o Flora só vá fazer sua viagem inaugural no fim de junho, o Forbes Travel Guide visitou o estaleiro de Roterdã, onde ele está sendo construído, para dar uma espiada.

Veja, na galeria de fotos abaixo, o que está reservado para os aventureiros que navegarem nessa embarcação:

  • O design

    O design do Flora foi inspirado no visual moderno e elegante do Edge, que entrou para a frota da Celebrity em 2018. Notadamente, o Flora adotou o conceito de varanda infinita do Edge, o que significa que, em várias cabines, a sacada é incorporada ao interior: basta pressionar um botão para abrir uma janela e transformar o ambiente em um espaço interno e externo ao mesmo tempo.

    As 50 suítes do Celebrity Flora têm uma palheta contemporânea de cinza, sálvia e amarelo-pálido e uma combinação de madeira e pedra, além de camas voltadas para o lado de fora e detalhes sofisticados, como tiras de couro no lugar dos puxadores das cômodas. Nós temos predileção pelas suítes Ultimate e Premium Sky, que oferecem um chuveiro e uma banheira espaçosos de frente para a janela do chão ao teto.

  • O design

    A BG Studio realizou o projeto do navio, enquanto a equatoriana Adriana Hoyos deu um toque local com os interiores e a mobília. A designer, que divide seu tempo entre o Equador e Miami, acrescentou elementos locais sustentáveis, como cadeiras esculturais do tipo “gaiola”, às suítes da cobertura, à marina e ao Discovery Lounge, principal ponto de encontro do navio.

  • O design

    Levando-se em conta o delicado ecossistema de Galápagos, o Flora foi construído de modo a ser um dos navios mais ecológicos do mundo. A tecnologia de ponta permite que a embarcação se mantenha na posição sem uma âncora, o que protege os preciosos corais e o fundo do mar. Painéis solares geram parte da eletricidade, enquanto produtos de higiene pessoal orgânicos vêm do Equador. A Celebrity ajudou a criar uma cooperativa local de pesca cujos peixes frescos são servidos a bordo e financiou estufas que fornecem produtos para o navio. Garrafas S’well e estações de água filtrada nos quartos eliminam a necessidade de garrafas de plástico.

  • As experiências

    O objetivo do Flora é que os passageiros vivenciem Galápagos. Uma maneira de fazer isso é participar da primeira oferta mundial de glamping – camping com glamour – no mar. Por uma tarifa adicional, você pode reservar por uma noite o par de cabanas de madeira que há no convés superior do Flora. Uma cabana conta com uma cama de casal e a outra dispõe de uma área para descanso e jantar. Um naturalista mostrará as constelações visíveis a partir das cabanas, e você poderá saborear, sob o céu noturno, delícias inspiradas nas fogueiras de acampamento: coquetéis, vinhos e uma refeição com direito a marshmallows com chocolate. Na manhã seguinte, você apreciará o café da manhã na cama e as vistas do nascer do sol.

    O navio levará a bordo 11 naturalistas certificados pelo Parque Nacional de Galápagos. Eles também recebem treinamento adicional de Ellen Prager, uma cientista marinha que organiza a programação a bordo (apresentações e palestras sobre Galápagos e muito mais) e as excursões (que incluem caminhadas, snorkeling e passeios pela costa).

  • As experiências

    As duas excursões diárias são apropriadas para passageiros jovens e idosos e também para pessoas com problemas de mobilidade. Uma marina desce da parte traseira do navio e permite que você suba com facilidade nas lanchas customizadas. Isso simplifica um processo que, em outros navios, é notoriamente incômodo. A marina será equipada com armários e chuveiros.

    A bordo do navio há uma plataforma de observação de estrelas, spa com sala de tratamento, banheira de hidromassagem e piscina externas, laboratório de pesquisa dirigido pela Faculdade Rosenstiel de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami e observatório com vistas de 180 graus. Entre as atividades programadas estão uma discoteca silenciosa, noitadas de cinema, apresentações de violão ao vivo e degustações de vinhos e de chocolates equatorianos.

    Há dois locais de refeições e dois lounges. O Ocean Grill é a opção mais informal, ao ar livre, onde será o Jantar Sob as Estrelas, um evento no qual todos se reúnem para um banquete preparado com produtos locais. O restaurante Seaside, em ambiente fechado, tem janelas do chão ao teto e um cardápio que é dividido entre os favoritos da Celebrity (pratos presentes em toda a frota, como o escargot à la bourguignonne) e a culinária de inspiração equatoriana. Durante nosso passeio, saboreamos esta última: provamos o delicioso ceviche de camarão com pedaços de abacate e fatias de frutas cítricas e a cauda de lagosta com manteiga de alho e pimenta sobre uma camada de quinoa.

  • Zarpando

    Os cruzeiros do Flora partirão de Baltra, no Equador. Escolha entre pacotes de 10, 11 ou 16 noites com refeições, bebidas e excursões em terra. Todos os itinerários incluem uma noite no hotel JW Marriott de Quito e pelo menos um dia para explorar a capital antes de embarcar. A opção de 16 dias oferece um tempo adicional no Peru após o cruzeiro para fazer trekking em Lima, Machu Picchu e Cusco.

O design

O design do Flora foi inspirado no visual moderno e elegante do Edge, que entrou para a frota da Celebrity em 2018. Notadamente, o Flora adotou o conceito de varanda infinita do Edge, o que significa que, em várias cabines, a sacada é incorporada ao interior: basta pressionar um botão para abrir uma janela e transformar o ambiente em um espaço interno e externo ao mesmo tempo.

As 50 suítes do Celebrity Flora têm uma palheta contemporânea de cinza, sálvia e amarelo-pálido e uma combinação de madeira e pedra, além de camas voltadas para o lado de fora e detalhes sofisticados, como tiras de couro no lugar dos puxadores das cômodas. Nós temos predileção pelas suítes Ultimate e Premium Sky, que oferecem um chuveiro e uma banheira espaçosos de frente para a janela do chão ao teto.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).