1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Trump propõe rebatizar Estreito de Ormuz como ‘Estreito de Trump’
Geral

Trump propõe rebatizar Estreito de Ormuz como ‘Estreito de Trump’

Presidente dos EUA sugere rebatizar rota estratégica para o comércio global enquanto Irã afirma controlar o estreito e tensão militar entre os países aumenta

3 min

O presidente Donald Trump sugeriu nesta quarta-feira rebatizar o Estreito de Ormuz como “Estreito de Trump”, perguntando a seus seguidores na Truth Social o que achavam da mudança, enquanto o Irã afirma ter o controle da importante rota comercial.

“Agora que o temos sob controle dos EUA, deveríamos mudar o nome do Estreito de Ormuz para ESTREITO DE TRUMP???”, perguntou Trump em uma publicação.

A conta oficial da Casa Branca no X fez uma publicação em seguida, compartilhando um mapa que mostrava o Estreito de Ormuz com a marca de Trump e afirmando que a mudança de nome “soa bem”.

A proposta de mudança de nome surgiu no momento em que a Guarda Revolucionária do Irã informou que dois petroleiros atingiram minas navais enquanto navegavam pelo estreito, forçando as tripulações a abandonar as embarcações.

Estados Unidos e Irã trocaram ataques nesta semana, e Trump afirmou na terça-feira que “não poderia se importar menos” se o Irã assinar um acordo de paz.

Número expressivo

Mais de 20%. Essa era a parcela das exportações globais de petróleo e gás natural liquefeito que passava pelo Estreito de Ormuz antes da guerra.

Outro ponto

O presidente iraniano Masoud Pezeshkian afirmou que o Irã está disposto a “reciprocar” caso os Estados Unidos concordem em restabelecer os compromissos de paz assumidos por ambos os lados no memorando de entendimento assinado em junho. O acordo previa que as duas partes cessassem as operações militares e que o Estreito de Ormuz fosse reaberto, mas o entendimento rapidamente desmoronou à medida que Estados Unidos e Irã continuaram trocando ataques no início deste verão.

Contexto

Trump já sugeriu e implementou uma série de mudanças de nome em marcos geográficos dentro e fora dos Estados Unidos. Na semana passada, o presidente assinou uma ordem executiva para renomear o Lago Ontário, que é dividido pela fronteira entre Estados Unidos e Canadá, como “Lago América”. Apple Maps e Google Maps oficializaram a mudança de nome em suas plataformas poucos dias após a assinatura da ordem executiva.

Trump defendeu a mudança de nome em meio a uma guerra comercial com o Canadá, provocada por tarifas retaliatórias impostas por ambos os lados. O presidente também assinou uma ordem executiva pouco depois de assumir o cargo, no ano passado, para mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América.

Em julho, uma lei assinada pelo governador Ron DeSantis, republicano da Flórida, rebatizou o Aeroporto Internacional de Palm Beach como Aeroporto Internacional Presidente Donald J. Trump. O governo Trump também tem defendido a mudança do nome da Pennsylvania Station, em Nova York, para incluir uma homenagem a Trump.

*Matéria publicada originalmente em Forbes.com

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.