Foxconn montará modelos caros de iPhones na Índia

GettyImages
Para a Apple, ampliar a montagem para além da China é fundamental para mitigar os riscos da guerra comercial com os Estados Unidos.

A Apple começará a montar seus iPhones top de linha na Índia por meio de unidade local da Foxconn já em 2019, na primeira vez que a empresa de Taiwan fabricará o produto no país, segundo uma fonte familiarizada com o assunto.

VEJA TAMBÉM: Qualcomm obtém liminar que proíbe modelos de iPhones na China

A Foxconn vai montar os modelos de celulares mais caros da empresa norte-americana, como os dispositivos da família iPhone X, disse a fonte, potencialmente levando os negócios da Apple na Índia para um novo patamar.

O trabalho será realizado na fábrica da Foxconn na cidade de Sriperumbudur, no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, acrescentou a fonte.

A Foxconn já fabrica telefones para a Xiaomi na Índia e investirá 25 bilhões de rúpias indianas (US$ 356 milhões) para expandir a fábrica, o que inclui investimentos na produção de iPhone, disse o ministro das Indústrias de Tamil Nadu, MC Sampath, acrescentado que o investimento pode criar até 25 mil empregos.

Outra fonte também disse que a Foxconn planeja montar iPhones na Índia, em um movimento que pode limitar o impacto de uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China para ela e a Apple.

Até agora, a Apple tem montando apenas os modelos mais baratos SE e 6S na Índia, por meio da unidade local da Wistron em Bengaluru.

E AINDA: Apple corta pedidos de produção dos novos iPhones

Suas vendas na Índia também se concentram em celulares de baixo custo – mais da metade do volume é impulsionado por modelos mais antigos que o iPhone 8, lançado em 2017, segundo a Counterpoint.

A porta-voz da Apple, Trudy Muller, e a Foxconn não falaram sobre o assunto. A fabricante taiuanesa também não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário sobre o investimento em Tamil Nadu.

Os detalhes do acordo entre as empresas ainda não estão claros e podem mudar.

Olhar além da China

Para a Apple, ampliar a montagem para além da China é fundamental para mitigar os riscos da guerra comercial com os Estados Unidos.

A Foxconn, maior fabricante de produtos eletrônicos do mundo, considera montar uma fábrica no Vietnã, informou a mídia estatal vietnamita este mês. Se isso acontecer, será um dos maiores passos recentes de uma grande empresa para garantir uma base de produção fora da China.

Já está no disponível no aplicativo ForbesBrasil a edição 64 com a lista Under30.
Baixe o app na Play Store ou na App Store.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).