SoftBank deve trocar equipamentos da Huawei

Getty Images
Empresa estaria disposta a comprar hardwares da Nokia e Ericsson

O SoftBank planeja substituir equipamentos de rede 4G da chinesa Huawei por hardwares da Nokia e da Ericsson, afirmou hoje o “Nikkei”, sem citar fontes.

LEIA MAIS: IPO recorde do SoftBank atinge US$ 23,5 bi

A medida acontece em um momento de maior vigilância das empresas de tecnologia chinesas pelos Estados Unidos e por alguns aliados proeminentes por suspeitas de laços com o governo chinês, motivados por preocupações de que os equipamentos da empresa poderiam ser usados por Pequim para espionagem.

Terceira maior companhia de telecomunicações do Japão, o SoftBank também encomendará equipamentos para a próxima geração da rede 5G dos dois fornecedores europeus, em vez da Huawei, informou o jornal japonês.

Um porta-voz do SoftBank disse que a reportagem foi “baseada em especulações e nenhuma decisão foi tomada”.

A Nokia e a Ericsson já são grandes fornecedores do SoftBank, que também tem a mais longa relação com a Huawei entre as três maiores empresas de telecomunicações do Japão.

A substituição dos equipamentos de 4G, que o “Nikkei” informou, será feita ao longo de vários anos, provavelmente em um processo demorado e caro, segundo fontes do setor.

A reportagem sobre a troca de fornecedores acontece quando o SoftBank se prepara para listar sua unidade de telecomunicações em Tóquio em 19 de dezembro.

VEJA TAMBÉM: Softbank abre mão de faixa de preços em IPO

O Japão também está considerando proibir compras governamentais de equipamentos de telecomunicações de empresas chinesas, a fim de manter sua segurança cibernética.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).