BCs avaliam plano do Facebook de criação de moeda digital

Getty Images
Libra precisa respeitar regras contra lavagem de dinheiro

Um importante membro do Banco Nacional da Suíça afirmou que está de mente aberta sobre o projeto de criação de criptomoeda do Facebook, ao mesmo tempo em que um representante do governo italiano afirmou que está buscando mais informações sobre o plano, em um momento em que bancos centrais tentam se familiarizar com a iniciativa.

LEIA MAIS: Como a Libra do Facebook vai afetar o preço do Bitcoin

O Facebook revelou, na semana passada, planos para lançar a libra, uma moeda digital e mais recente desdobramento no esforço da companhia em expandir-se para além de mídias sociais, em direção a comércio eletrônico e pagamentos globais.

“Em geral, eu acho que é um desdobramento interessante e estou bem tranquilo com relação a isso”, disse Thomas Moser, um membro alternativo do conselho que gere o Banco Nacional da Suíça, durante a conferência Crypto Valley, em Zug. “Eles claramente indicaram que querem jogar de acordo com as regras, eles estão contatando os reguladores”, disse Moser.

A forma como reguladores do sistema financeiro internacional responderão ao projeto Libra, que o Facebook pretende lançar no primeiro semestre de 2020, terá um impacto importante sobre o futuro do plano da rede social.

A moeda digital precisa respeitar regras contra lavagem de dinheiro e seus apoiadores precisam buscar licenças se pretenderem lançar serviços bancários, disse o presidente do banco central da França, em entrevista a uma revista.

Já Domenico Gammaldi, diretor do Banco da Itália para mercado e supervisão de sistema de pagamentos, disse que quer mais informações sobre o projeto do Facebook.

VEJA TAMBÉM: Libra: uma ótima ideia criada pela empresa errada

“Eu li mais de 200 páginas de comentários e é muito estranho para mim dar uma opinião pessoal sobre 12 páginas de papel em branco”, disse Gammaldi nesta terça-feira, referindo-se à falta de informações sobre o projeto.

O Facebook se aliou com 28 parceiros em uma entidade sediada em Genebra chamada Associação Libra, que será encarregada por regular sua nova moeda digital.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).