Sino de Notre-Dame romperá silêncio do isolamento no aniversário do incêndio

REUTERSCharles-Platiau
O sino só soou uma vez desde 15 de abril de 2019, quando as chamas irromperam e consumiram o pináculo e o teto

Um ano após o incêndio que devastou Notre-Dame de Paris assombrar o mundo, o grande sino da catedral soará na noite de hoje (15), como um marco da resistência do edifício e dos médicos que enfrentam a epidemia de coronavírus na França.

O sino só soou uma vez desde 15 de abril de 2019, quando as chamas irromperam e consumiram o pináculo e o teto e, segundo as autoridades, ficou a meia hora de destruir totalmente a catedral de 850 anos.

Ele dobrará às 20h (horário local), coincidindo com a hora em que os parisienses aplaudirão de suas janelas e sacadas em homenagem aos profissionais na linha de frente que arriscam a vida para tratar pacientes da Covid-19. O surto já matou quase 16 mil pessoas no país.

“A restauração de Notre-Dame… é um símbolo da resistência do nosso povo, da capacidade de superar adversidades e se recuperar”, disse o presidente Emmanuel Macron hoje.

LEIA TAMBÉM: Medicamento Calquence, da AstraZeneca, obtém resultados promissores contra Covid-19

Ele reiterou a promessa de reconstruir Notre-Dame em cinco anos, mas as obras para garantir a solidez estrutural da catedral estão com meses de atraso, primeiramente por causa das tempestades de inverno e agora devido à pandemia.

“Nosso objetivo é preparar a catedral para uma missa em 16 de abril de 2024”, disse Jean-Louis Georgelin, general aposentado do Exército que lidera o projeto de restauração, à Reuters. “É claro, isso não significa que tudo estará terminado.”

Mas o campanário sul da catedral, que abriga o sino de 13 toneladas forjado em 1681, o segundo maior do país, está estruturalmente intacto.

O sino é tradicionalmente tocado para grandes celebrações religiosas, visitas papais e funerais presidenciais, e soou apenas uma vez desde o incêndio, em setembro, em homenagem ao ex-presidente Jacques Chirac, que morreu naquele mês.

Na noite de hoje, dois tocadores o farão soar novamente. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).