1. Início
  2. /
  3. Forbes Life
  4. /
  5. Bebidas com açúcar são responsáveis por milhares de mortes todos os anos, diz estudo
Forbes Life

Bebidas com açúcar são responsáveis por milhares de mortes todos os anos, diz estudo

Baixas por diabetes, doenças cardiovasculares e câncer podem ser atribuídas ao consumo

2 min
iStock
iStock

Novidades nada animadoras para os fãs de açúcar: pesquisadores calcularam que bebidas açucaradas são responsáveis por milhares de mortes por ano no mundo.

O açúcar está cada vez mais ligado a doenças crônicas. Um novo estudo da Tufts University, em Massachusetts, nos Estados Unidos, usa um modelo estatístico para estimar quantas mortes anuais podem ser atribuídas diretamente a bebidas açucaradas.

LEIA MAIS: Pesquisadora pode ter desenvolvido vacina para diabetes nos EUA


A pesquisa analisou dados de 51 países e incluiu quase 612.000 pessoas entre 1980 e 2010. Refrigerantes açucarados, bebidas de frutas, energéticas e esportivas, e chás gelados açucarados foram incluídos no estudo, enquanto sucos de frutas naturais foram excluídos.  A pesquisa também utilizou dados sobre a disponibilidade de açúcar nos países para estimar quantas mortes de diabetes, doenças coronárias e câncer podem estar relacionadas às bebidas açucaradas apenas em 2010. Veja os números a seguir:

– 133.000 mortes por diabetes;

– 45.000 mortes por doenças cardiovasculares;

– 6.450 mortes por cancer.

São mais de 184.000 mortes no total. “Não há benefícios para a saúde em bebidas açucaradas, e a redução do consumo impactaria em dezenas de milhares de vidas salvas”, disse Dariush Mozaffarian, o autor do estudo.

LEIA MAIS: Comer chocolate pode fazer bem para o coração, aponta novo estudo

A grande maioria das mortes (95%) ocorreu em países de média e alta rendas, nos quais bebidas açucaradas – como os refrigerantes – feitas em casa são bastante comuns. “Dos 20 países com as maiores quantidades de mortes relacionadas ao consumo de açúcar, pelo menos oito estão na América Latina e no Caribe”, ressaltou o autor Gitanjali Singh.

“Se os jovens continuarem a consumir altos níveis de açúcar à medida que envelhecem, as consequências serão agravadas pelos efeitos desse envelhecimento, o que levará as taxas de mortalidade, invalidez e diabetes a ficarem ainda mais altas”, explica Singh.

A Associação Americana de Bebidas salientou que “o estudo não prova que o consumo de bebidas açucaradas causa doenças crônicas.” Ela ainda acrescenta que muitos outros fatores contribuem para provocar doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.