Google ajuda em projetos de preservação dos oceanos

Preservação de recifes e pesca comercial sustentável estão entre colaborações da empresa

Compartilhe esta publicação:

O Google está emprestando sua grande tecnologia de análise de dados para outro projeto de pesquisa ambiental, desta vez destinada a incentivar pesca comercial mais sustentável.

Acessibilidade


O projeto, chamado “Global Fishing Watch”, é uma colaboração entre o Google Earth, a organização de mapeamento digital sem fins lucrativos SkyTruth e o grupo de defesa marinha Oceana. A plataforma usa dados do sistema de identificação automática a bordo de navios para transmitir a localização dos barcos de pesca em um mapa. Na maior parte, estes dados são utilizados para evitar colisões e para outros fins relacionados com a segurança.

“Muitas coisas que acontecem em alto mar acabam ficando invisíveis, e isto tem sido uma enorme barreira para melhorar a situação dos oceanos”, conta o presidente e fundador da SkyTruth John Amos. “Mas agora, sinais de satélite estão permitindo que possamos ter uma interação mais transparente”.

Por enquanto, apenas um protótipo do site está disponível. A versão completa ainda irá demorar alguns meses para ser liberada, o que dá aos desenvolvedores um pouco mais de tempo para realizar todas as checagens para que o sistema não fique suscetível a informações falsas.

As tecnologias de mapeamento do Google já estão por trás de diversos outros projetos relacionados a preservação dos oceanos, incluindo um que utiliza o Street View para criar imagens panorâmicas de alguns dos recifes ao redor do mundo que mais correm riscos.

Compartilhe esta publicação: