Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Cobasi e Petz disputam o bilionário mercado de bichinhos no Brasil

Cobasi e Petz disputam o bilionário mercado de bichinhos no Brasil

País tem o segundo maior mercado para pets do mundo

Françoise Terzian
30/12/2015 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Sérgio Zimerman,  da Petz: mudança  de nome alinhada à fase de expansão (Divulgação)

Sérgio Zimerman,
da Petz: mudança
de nome alinhada à fase de expansão (Divulgação)

Nos anos 1980, o mercado destinado aos pets era tão inexpressivo no Brasil que a Cobasi, pioneira no conceito de megaloja voltada aos animais de estimação, iniciou a venda de sua primeira ração para cães somente em 1988. De lá para cá, muita coisa mudou, a começar pelo interesse crescente do brasileiro pela compra — e adoção — de um bichinho. Levantamento do IBGE estima que existam 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos nos lares brasileiros, mais que os 44,9 milhões de crianças de até 14 anos, o que significa que 44,3% dos domicílios do país possuem pelo menos um cachorro e que o Brasil já é o segundo maior mercado do mundo em valor e volume, atrás apenas dos Estados Unidos.

NÃO PERCA: 10 acessórios imperdíveis de luxo para pets

Essa maior e melhor convivência entre o homem e seus pets — considerados filhos por muitos donos — resultou numa explosão no número de fornecedores de rações, petiscos, produtos de higienização e acessórios. Com isso, o varejo especializado expandiu e passou a chamar a atenção não só dos empresários locais, mas também de fundos de investimentos e redes internacionais.

Um termômetro da evolução desse mercado é a Cobasi, que em 1992 estreou seu formato de loja gigante e, hoje, tem 34 unidades em operação nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Soma-se aí o lançamento da nova marca e formato chamada Pet&Fácil, com um mix de 10.000 itens à venda (ante os 20.000 da Cobasi). Inaugurada no ano passado, ela opera em formato expresso, para compras mais rápidas, e já tem cinco unidades em operação. “Essa estratégia nos permite atender regiões nas quais não existe espaço físico para instalar megalojas”, diz Daniela Bochi, gerente de marketing da Cobasi.

Daniela Bochi, da Cobasi, aposta na nova marca Pet&Fácil (Divulgação)

Daniela Bochi, da Cobasi, aposta na nova marca Pet&Fácil (Divulgação)

De olho no avanço desse mercado e na existência, no início do ano 2000, de apenas três megalojas da Cobasi na zonas Sul e Oeste de São Paulo, Sergio Zimerman, então distribuidor de alimentos e cosméticos, criou em 2002 o Pet Center Marginal (na Marginal Tietê). “Pensei: se uma grande loja cabe em duas regiões da cidade, por que não caberia nas zonas Norte e Leste? Os primeiros nove meses foram de prejuízo, mas passado esse período a empresa entrou em break-even e, na sequência, passou a gerar lucro.”

VEJA TAMBÉM: NY tem hotel de luxo só para pets com chef e Ferrari disponíveis

Uma segunda unidade foi aberta em Campinas e, na sequência, outra em Alphaville. Foi assim que, ao final de 2013, o Pet Center Marginal contabilizava 27 unidades em operação. Naquele momento, seu controle (50% mais uma ação) foi vendido para o fundo americano Warner Pincus, o mesmo que comprou a Dudalina.

“O objetivo é chegar a 100 unidades entre 2020 e 2021 e fazer o IPO (oferta inicial pública de ações)”, conta Zimerman, que continua como presidente. Por conta das mudanças, o ano de 2014 foi dedicado exclusivamente à reestruturação de processos e profissionais, deixando a abertura de novas lojas para este ano, que deve ganhar de oito a dez unidades. “Devemos encerrar 2015 com 35 a 37 unidades, com tamanho médio de mil metros quadrados, sendo que a maior tem 3 mil metros quadrados.”

RANKING: 10 maiores mercados para pets no mundo

O cenário desafiante não tem afugentado os donos de animais do varejo especializado, embora em tempos de crise as rações e os medicamentos tenham prioridade em relação aos brinquedos e roupas para os pets. “O segmento pet é resiliente à crise, mas não é imune”, explica Zimerman. Isso significa que a renda disponível do consumidor caiu, mas que pontos como humanização e posse responsável colaboram para manter esse mercado equilibrado.

Mesmo assim, o Petcenter Marginal, este ano rebatizado de Petz (o nome original não faz sentido em outras cidades), fecha o ano com faturamento R$ 400 milhões — foram R$ 350 milhões no ano passado.

Já a Cobasi conta que se preparou para o segundo semestre a partir da redução dos custos da operação e da busca por aumento de produtividade. “Não houve demissão no nosso quadro de colaboradores. No relacionamento com a indústria, buscamos preços promocionais para nos mantermos competitivos diante do cliente”, conta Daniela.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • brasil
  • pets

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa Renova Recorde Histórico e Fecha Perto dos 139 Mil Pontos

  • Pepe Mujica

    Morre José Alberto Mujica (1935-2025), Ex-presidente do Uruguai

  • Presidente dos EUA, Donald Trump, e príncioe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman

    Trump Garante Promessa de Investimento Saudita de US$ 600 Bi em Viagem Pelo Golfo

  • Magda Chambriard

    Petrobras Reforça Que Queda de Petróleo Pede Austeridade e Controle de Custos

  • Global Eggs Compra Granja Legaria na Espanha

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.