Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Aprender a ouvir as máquinas é crucial para o futuro

Aprender a ouvir as máquinas é crucial para o futuro

Decisões são muito mais bem-feitas quando chefes alinham a tecnologia à intuição

Redação
12/09/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

iStock

iStock

Executivos que antes acreditavam em sua intuição e experiência agora estão cara a cara com máquinas que podem assimilar grande quantidade de dados. A tecnologia está mudando a relação das pessoas com a tecnologia e está abrindo a porta para decisões orientadas por dados.

Este equilíbrio entre mente e máquina está tomando conta à medida que as companhias experimentam com esse tipo de tecnologia. Executivos dizem que culturas internas podiam ser muito mais influenciadas por dados, com uma ênfase maior na análise deles. Mas aproveitando ao máximo a oportunidade sobre as culturas organizacionais, impulsionados pela liderança.

LEIA MAIS: Os lançamentos e inovações da maior feira de tecnologia da Europa

Sob toda decisão feita por humanos está uma polarização natural e inevitável, que pode obscurecer o caminho de uma organização. Executivos podem escolher dados que apoiem seu ponto de vista e descartar dados que se oponham às suas opiniões. A pergunta é: como entregar resultados de pesquisas que evitam polarizações sendo que a vasta maioria das decisões são feitas por grupos de pessoas, todas com suas convicções?

Infelizmente, isso não acontece com frequência. A criação de grupos pode ajudar a diminuir esses conceitos se baseando na sabedoria das massas. Mas grupos podem não saber uma resposta certa, assim como pessoas introvertidas tendem a ser ofuscadas nesse tipo de discussão.

LEIA MAIS: 5 dicas de empreendedorismo para quem está começando

A mente faz todo tipo de jogo com si mesma, fazendo a pessoa ver o que espera ou não ver o que não quer. As pessoas tendem a valorizar características da personalidade e colocá-las acima da racionalidade. Agora, com a Inteligência Artificial, não é preciso se enganar tanto.

Porém, a dependência nas máquinas não deve substituir a experimentação. Resultados de uma pesquisa da empresa de consultoria PwC mostram que, ao analisar se seus funcionários estão realmente analisando as hipóteses, vários chefes veem uma grande lacuna na adoção de dados. Grandes líderes estão acostumados a tomar decisões baseadas na experiência e na intuição. No entanto, agora eles precisam se adaptar, experimentar e aprender com os cientistas de dados.

LEIA MAIS: A lição de marketing para aprender com o “’Pokémon GO”

Pessoas que decidem admitem que não são os dados ou a análise que os impedem de tomar decisões de sucesso. A combinação de análises e intuição humana influenciam e formam um julgamento muito mais efetivo – não aproveitar a oportunidade dada por essas máquinas terá consequências.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • BrandVoice

    O Automóvel dos Líderes

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

Últimas Notícias

  • Erva-mate Regenerativa de Brasil, Paraguai a Argentina Abastece Mercado nos EUA

  • Executivo do WeWork, Claudio Hidalgo

    1 Ano após a Recuperação Judicial, WeWork Afirma Ter Operação Lucrativa no Brasil

  • Executiva Leva Olhar Brasileiro para a Área Global de Criação da Heineken, em Amsterdã

  • Números para Entender o Fenômeno GTA 6; Maior Trailer de Game de Todos os Tempos

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.