Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Desenvolvedoras de app descobrem quanto custa uma selfie

Desenvolvedoras de app descobrem quanto custa uma selfie

Aplicativo usa fotos para promover marcas e gerar dinheiro para usuários

Redação
15/09/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Fundadoras da Post your Selfie, Michelle e Kristen

Amigas de longa data se juntaram para monetizar o maior fenômeno tecnológico e cultural da última década: a selfie. O resultado foi o aplicativo “Pay Your Selfie” (Pague Sua Selfie, em tradução livre), que paga os usuários para que tirem fotos de si mesmos e façam o upload delas no banco de dados do app. O objetivo é fazer propaganda de negócios e promover insights.

As fundadoras Michelle Smyth e Kristen Holman se conheceram quando eram crianças no subúrbio de Chicago. Agora, quase 40 anos depois, Kristen traz suas décadas de experiência com marketing e Michelle, sua experiência com marketing de dados.

LEIA MAIS: Hacker promete kit para qualquer carro virar autônomo até o ano que vem

A inspiração delas foi a selfie da apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres no Oscar de 2014, onde ela aparece cercada de estrelas do cinema dos Estados Unidos. O sucesso dela na internet fez com que esse simples registro passasse a valer US$ 1 bilhão. “Sabíamos que havia valor em todos esses dados sem estrutura por aí… Há, absolutamente, muito dinheiro a ser ganho baseado nisso”, diz Kristen. Elas começaram a pensar no que as marcas poderiam monetizar em selfies do dia a dia.

Há alguns estudos que mostram exatamente o quanto vale o mercado das selfies, especialmente um da Universidade de Vermont, que diz que essas fotos contribuíram para US$ 1,8 bilhão em dólares em turismo. Outros fatores influenciaram na tomada de decisão da dupla, como o valor de redes sociais repletas de selfies como o Snapchat (US$ 20 bilhões), o Facebook (US$ 350 bilhões) e o Instagram (US$ 50 bilhões), assim como o fato de que, em 2015, o Google tinha mais de 24 bilhões de selfies em seu banco de dados.

LEIA MAIS: A lição de marketing para aprender com o “’Pokémon GO”

Os usuários não precisam postar as suas selfies no Facebook ou no Snapchat, apenas no próprio aplicativo. Eles podem lucrar por volta de US$ 20 por mês se seguirem á risca os pedidos do app e ganhar 50 centavos por amigo que se tornar usuário. Há também uma opção para doar o dinheiro à Alliance, organização contra a pobreza. “Tentamos tornar isso ainda mais humano para o usuário”, disse Kristen. “O objetivo é manter isso com a leveza de um jogo”.

Os primeiros clientes da Pay Your Selfie foram locais: uma boutique que pagava as pessoas com vale-presentes e um restaurante que os pagava com dinheiro vivo. Atualmente, os clientes pagam com US$ 3 e US$ 5 por engajamento. A maioria das campanhas têm um valor que varia entre US$ 3.500 a US$ 25.000 e conseguem em média US$ 2.000 a US$ 10.000 respostas.

LEIA MAIS: Apple lança iPhone 7 resistente à água

O app faz pedidos para seus usuários: pode pedir que fotografe em frente a uma determinada loja ou mostre fotos pessoais segurando seus produtos favoritos de uma marca.

A campanha da marca de pasta de dentes Crest, por exemplo, apenas com dados coletados via selfies, entregou detalhes do que homens e mulheres preferiam (anti-cáries ou hálito fresco) e que as pessoas escovavam mais os dentes entre às 16h e 18h.

LEIA MAIS: Estudo aponta que o Snapchat está prestes a viver boom de popularidade

“Quando você começa a analisar os dados coletados, há uma certa expectativa do que se pode encontrar. Porém, há sempre aquele momento “eureka”, onde se percebe que o que se tem em mãos é muito mais profundo que o esperado”, afirma Kristen Holman.

Como elas fizeram o aplicativo

O primeiro crowdfunding arrecadou US$ 750.000 (elas esperam recuperar esse valor até o verão do próximo ano no Hemisfério Norte). Agora, elas estão embarcando na segunda fase e adicionando novas características ao aplicativo. “Você precisa tratar todo dia como se fosse o seu último dia, como se fosse perder tudo que tem”, diz Kristen.

Holman e Smyth terceirizaram a produção da tecnologia e do código – um movimento que foi entendido como problemático depois, porque drenava a maioria do orçamento. “Se tivéssemos que fazer tudo de novo, não faríamos assim”, acrescentou.

LEIA MAIS: Aprender a ouvir as máquinas é crucial para o futuro

Porém, a dupla sabia fazer conexões. “Sabíamos que conseguiríamos fazer todas as conexões e que conseguiríamos vender nosso produto de porta em porta e começar conversas importantes. Isso nos motivou muito, em uma maneira que as outras startups não estão motivadas”, disse Kristen.

Porém, apesar de tudo, elas confiavam uma na outra. Nunca discutiram questões pessoais por mensagem – sempre ao vivo ou por telefone. “Escrevemos pequenos bilhetinhos de amor uma pra outra. Fazemos isso toda hora porque senão nos apoiarmos, ninguém vai”, afirmou Kristen.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • App
  • selfies

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • geração z
    Carreira

    Microturnos: A Nova Tendência da Geração Z para Equilibrar Vida e Trabalho

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

Últimas Notícias

  • Conhaque de Luxo da NBA Chega Ao Brasil

  • especulação

    Especulação sobre Pacote de Dados Eleva Dólar; Ibovespa Fecha em Alta

  • INSS

    Fraude no INSS: Como Saber se Você Foi Vítima e o Que Fazer

  • May Lim/Getty Images

    China Concede Isenção de Visto a Brasil e Outros Países Sul-americanos

  • Colheita de cana-de-açúcar

    OIA Aumenta Previsão de Déficit Global de Açúcar em 2024/25

  • Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.