Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Redes de fast food nos EUA culpam eleição presidencial por queda nas vendas

Redes de fast food nos EUA culpam eleição presidencial por queda nas vendas

População diminui gastos com saídas para jantares e isso afeta a indústria alimentícia

Redação
12/10/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Fast Food
Fast Food

Tensão política pode ter gerado diminuição de vendas em Fast Foods (iStock)

Tradicionalmente, a confiança dos consumidores cresce um pouco nos meses que antecedem eleições presidenciais dos Estados Unidos. Mas em 2016, pode ser que o clima político esteja fazendo com que as pessoas evitem sair para comer.

De acordo com o blog “Nation’s Restaurant News”, os executivos das redes de restaurantes estão culpando as incertezas em relação às eleições pelo declínio nas vendas.

Na semana passada, o CEO da empresa Yum Brands Greg Creed sugeriu que a eleição pode ser a razão pela diminuição dos gastos dos consumidores. “É desnecessário dizer que as pessoas estão tentando decidir sobre os rumos da economia, eu acho que talvez elas estejam apenas se protegendo”, afirmou o CEO durante teleconferência de resultados do terceiro trimestre da companhia na última quinta-feira (6).

LEIA MAIS: Como o Rei do Mate pretende se tornar uma Starbucks à brasileira

A Yum Brands teve um lucro líquido de US$ 1,09, pouco menos do que os analistas esperavam, mas a verdadeira perda foi na sua receita anual. A companhia, que inclui marcas como o KFC e a Taco Bell, reportou no seu terceiro trimestre uma receita de US$ 3,32 bilhões, muito abaixo dos US$ 3,49 bilhões estimados pelos analistas, de acordo com a “Bloomberg”.

Recentemente, o CEO da marca Wendy, Todd Penegor, também falou sobre a incerteza na mente dos consumidores. “Quando um consumidor está um pouco incerto sobre seu futuro e está tentando descobrir o que esse ciclo de eleição realmente significa para eles, eles não estão tão aptos a gastar tanto quanto alguns trimestres atrás”, disse durante a conferência do segundo trimestre.

Mas Howard Schultz, CEO da Starbucks, está entre aqueles que argumentam que a eleição é apenas um fator de incerteza para os consumidores. “Eu acho que temos uma situação em que você tem uma eleição muito incerta”, afirmou Schultz em julho. “Você tem uma agitação civil nacional com relação à raça. E eu acho que os problemas sobre esse terror criaram um nível de ansiedade… Há uma série de coisas que estamos enfrentando como cidadãos e sobre a direção do país.”

SAIBA MAIS: 16 marcas de comida e bebida mais valiosas do mundo

Alguns analistas do setor já estão preocupados que o ramo dos restaurantes pode ter uma recessão em 2017, ou pelo menos as companhia que vendem diretamente aos consumidores. As vendas caíram nos últimos dois trimestres, é a primeira vez que isso ocorre desde a recessão de 2008.

Os restaurantes estão preocupados com o atraso nos almoços de negócios, o que gerou para algumas pessoas o questionamento sobre o futuro das refeições em restaurantes ao meio-dia.

O editor financeiro sênior do blog “Nation’s Restaurant News” Jonathan Maze escreveu: “É difícil para conhecer as reais motivações dos consumidores e por que eles ficam em casa. Mas a eleição é desculpa tão boa como qualquer outra para a cadeia de restaurantes.”

VEJA TAMBÉM: Como os bilionários brasileiros, liderados por Lemann, salvaram o Burger King

Maze sugere duas estratégias para os restaurantes superarem o momento ruim: focar na entrega de refeições e oferecer muita comida que traga a sensação de bem-estar.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • eleição presidencial
  • estados unidos
  • fast food
  • queda
  • restaurantes

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • geração z
    Carreira

    Microturnos: A Nova Tendência da Geração Z para Equilibrar Vida e Trabalho

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

Últimas Notícias

  • Conhaque de Luxo da NBA Chega Ao Brasil

  • especulação

    Especulação sobre Pacote de Dados Eleva Dólar; Ibovespa Fecha em Alta

  • INSS

    Fraude no INSS: Como Saber se Você Foi Vítima e o Que Fazer

  • May Lim/Getty Images

    China Concede Isenção de Visto a Brasil e Outros Países Sul-americanos

  • Colheita de cana-de-açúcar

    OIA Aumenta Previsão de Déficit Global de Açúcar em 2024/25

  • Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.