BNDES vai divulgar dados de 50 maiores credores

Ideia é aumentar a clareza das operações com os tomadores de empréstimos

Redação, com Reuters
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

BNDES vai divulgar lista dos 50 maiores tomadores de recursos do banco

Acessibilidade


O BNDES deve começar nesta semana a fazer divulgação mais clara da lista dos 50 maiores tomadores de recursos do banco, que incluem empresas de setores como alimentos, construção e infraestrutura, afirmou hoje (16) uma fonte do banco.

LEIA MAIS: Levy diz que BNDES vai focar em empresas de médio porte

A ideia é dar maior destaque para as operações com essas empresas no site oficial do banco. “As informações já estão lá; só que diluídas. O que o presidente [do banco, Joaquim Levy] quer é que se dê mais destaque a isso para as informações ficarem mais acessíveis”, disse a fonte. “A lista não deve revelar o saldo devedor da empresa porque aí entra o sigilo bancário que, de acordo com a lei, precisa ser respeitado”, adicionou a fonte.

Segundo técnicos do banco, esse processo de liberação de dados sobre os empréstimos do BNDES começou na gestão do ex-presidente Luciano Coutinho, que liderou a instituição na gestão do PT. No ano passado, após interação com órgãos de controle, mais dados e informações foram divulgados no site do banco.

Desde a campanha, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que era preciso abrir o que considera como “caixa preta do BNDES”, em uma referência aos empréstimos feitos pelo banco na gestão petista.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Compartilhe esta publicação: