Como aplicar a estratégia de seus times favoritos nos negócios

Getty Images
Para executar um negócio de sucesso, você precisa de bons jogadores em sua equipe. Todos os membros devem trabalhar como um todo para ajudar uns aos outros em seus deveres.

O trabalho em equipe é definido como “a ação combinada de um grupo de pessoas, especialmente, quando eficaz e eficiente”. Ao analisarmos os esportes, notamos que este é um tema comum entre os melhores times e atletas. Seja futebol, beisebol ou até mesmo automobilismo, todos dependem de trabalho em equipe para avançar mais. O principal objetivo é ganhar. Sem um time forte por trás de cada jogador, não é possível ter sucesso individualmente.

LEIA TAMBÉM: 10 melhores países para negócios em 2019

O piloto da NASCAR Dale Earnhardt não conseguiria competir sem uma equipe por trás dele. No automobilismo, até vinte pessoas trabalham em conjunto para ajudar seus competidores a terminar a prova. Não é apenas uma pessoa que vence, é uma equipe inteira.

Para executar um negócio de sucesso, você precisa de bons jogadores em sua equipe. Todos os membros devem trabalhar como um todo para ajudar uns aos outros em seus deveres. Se um jogador decidir assumir todas as funções, deixando outros colegas sem responsabilidades, isso reduzirá a competitividade da empresa.

Tome, como exemplo, o jogador de futebol Thierry Henry, que desafiou no passado seu ex-treinador Pep Guardiola. Apesar de marcar um gol para a equipe de Barcelona, ele desobedeceu a missão que Guardiola deu a ele e, consequentemente, foi retirado da partida. Ao frustrar o plano de jogo de Guardiola, Henry desconsiderou a autoridade de seu treinador e confundiu seus companheiros de equipe, que tinham uma estratégia a seguir.

Veja na galeria de fotos abaixo, como aplicar a estratégia de seus times favoritos nos negócios:

Escolha sua equipe com sabedoria

É importante que os colegas trabalhem bem juntos. Você não quer alguém como o jogador de basquete Lance Stephenson, quejá chegou a dar socos em seus companheiros de equipe, isso afeta a imagem da empresa. Você também não quer ter ninguém que ofusque os outros e ignore os esforços de todos na equipe.

Ao contratar novos jogadores para a sua equipe, certifique-se de que eles tenham a experiência comprovada para preencher uma lacuna em sua empresa ou o talento necessário para ajudar a preencher essa lacuna. Nas entrevistas que faço com candidatos, não foco em nada além de descobrir se a pessoa é boa no que preciso comprovadamente ou se tem o talento e a capacidade necessários para ajudar minha equipe a seguir em frente. Foco na capacidade e no potencial do candidato e o questiono como se ele já fizesse parte da minha equipe.

Delegue responsabilidades efetivamente

Empresas de sucesso delegam responsabilidade por uma melhor eficiência. Elas precisam de implementadores confiáveis para atingir seus objetivos. Atribuir uma tarefa à pessoa errada para ela pode atrasar uma empresa. Você não atribuiria o papel de um atacante ao goleiro.

SAIBA MAIS: 15 sites para mulheres donas de negócios

Quando eu contratei um despachante, certa vez, notei que o funcionário mostrava sinais de tédio e uma perda de interesse na empresa. Após uma supervisão mais próxima e algumas conversas, o funcionário foi transferido para a função de gerente de operações. Agora, ele não apenas está animado para vir trabalhar mas faz um trabalho incrível. Eu estava errado em contratar alguém de seu talento como despachante. Se eu não o tivesse mudado de função, acredito que ele teria desistido. Às vezes, simplesmente falar com seus funcionários é a melhor maneira de avaliar como você pode alavancar sua habilidades e seu entusiasmo.

Defina objetivos

Os atletas querem atingir um objetivo, portanto, defina qual é o seu objetivo quando se trata de negócios? Determine os resultados que você gostaria de alcançar antes de identificar como chegará lá. Então, designe as pessoas certas para fazer os trabalhos certos. Guardiola tinha a estratégia correta em mente. Ao atribuir os melhores papéis para cada um de seus jogadores, ele assegurou que cada jogo do Barcelona fosse eficiente e impecável. É uma lição que pode ser aprendida por qualquer empreendedor que inicie um novo empreendimento. Descubra seu plano de jogo e confie que sua equipe fará sua parte.

Eu sempre defini metas com toda a minha equipe. No início, nossos maiores objetivos podem soar impossíveis. Mas, depois de esclarecer as metas por todos os ângulos, nós, como empresa, determinamos quem desempenhará cada papel. Depois de definir as posições, começamos a adicionar prazos para manter cada membro da equipe responsável por suas funções.

Se alguém precisa de incentivo, convença-o de que ele é capaz de entregar. Se alguém correr atrás, forneça-lhe apoio. Você também pode fazer pode substituir uma pessoa por uma outra que seja mais eficiente se for necessário. Se alguém está à frente do jogo, use-o como um exemplo motivacional para o resto da equipe. Dê mais responsabilidades ou tarefas mais difíceis para que a equipe siga em frente.

A boa liderança traz boas equipes. O papel fundamental de um treinador é motivar seus jogadores, assim como o papel fundamental de um líder de negócios é motivar seus funcionários. Você não pode ganhar um jogo sem moral, motivação e um trabalho em equipe. A longo prazo, a empresa sempre marcará o gol.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).