Desvendamos os superpoderes de Bill Gates

Getty Images
Veja como treinar as mesmas habilidades do bilionário e aplicá-las ao seu negócio

Resumo:

  • A Fundação Bill e Melinda Gates combate a poliomielite;
  • Em 2018, foram diagnosticados apenas 32 casos da doença viral;
  • Segundo o bilionário, em conversa sobre sua organização, ter otimismo e saber formar equipes são habilidades importantes.

Em maio, conversei com Bill Gates, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, para falar sobre seu trabalho na luta contra a poliomielite. Em nossa discussão, perguntei a ele sobre seus superpoderes. Isso foi o que ele me disse:

“Bem, se eu tenho um, tem a ver com otimismo sobre inovação científica e ser capaz de montar equipes”.

LEIA MAIS: Gates: por que duvidar da filantropia dos bilionários? 

Minha experiência na Microsoft foi reunir equipes de engenheiros e entender o que estava bom ou ruim, tendo paciência com coisas que geralmente levavam cinco ou seis anos para se resolverem. Infelizmente, no mundo da medicina, são dez anos. A vacina contra o HIV, por exemplo, de quando começaram a trabalhar nisso até finalmente termos uma, vão cerca de 25 anos. Portanto, a paciência necessária e a necessidade de ter várias estratégias estão presentes na busca por inovações.

Em seguida, direcionar os recursos. Graças a Deus pude ser ambicioso. Warren Buffett estava em Seattle esta semana e eu lhe disse que tivemos alguns contratempos. Ele falou: ‘Você precisa continuar. Você sabe, é ótimo que você esteja fazendo isso’.”

Resumindo, o trio superpoderoso de Gates é otimismo, formação de equipes e recursos. Os recursos são em parte resultado da formação de equipe e otimismo.

O que Bill Gates está fazendo com cada uma de suas habilidades?

A Fundação Bill e Melinda Gates é a maior fundação privada do mundo. Durante anos, seu maior compromisso de financiamento tem sido a erradicação da poliomielite. Com apenas 32 casos no mundo em 2018, o objetivo está agora à vista. Embora 2019 seja provavelmente um ano desafiador para os combatentes da poliomielite, há poucas dúvidas de que a erradicação será alcançada em breve.

A fundação financia uma variedade de outras iniciativas de saúde internacionalmente, muitas construídas com base na entrega econômica de vacinas. Ao garantir grandes quantidades de pedidos, a entidade garante que eles possam ser produzidos em volumes unitários baixos. Quando os países pedem milhões de vacinas, até alguns centavos por dose fazem diferença.

O próprio Gates está pessoalmente envolvido com o trabalho. Ele foi a força motriz por trás dos investimentos em uma nova vacina contra a poliomielite em 2012, quando muitas pessoas pensaram que seria impossível desenvolver uma vacina antes que a doença fosse erradicada. Com os desafios de erradicação totalmente evidentes em 2019 e a aprovação da nova vacina provavelmente no mesmo ano, esse investimento está se mostrando preditivo.

Como você pode desenvolver os poderes de Gates

Empreendedores costumam se mostrar otimistas, parecendo ver um copo meio cheio. Ao longo dos anos, aprendi que isso não é porque eles são ilusórios, mas porque sabem onde conseguir o líquido. Onde o resto do mundo pode ver um problema, eles veem a oportunidade. Você pode desenvolver essa habilidade simplesmente colocando mais energia em soluções do que se preocupando com seus problemas.

A formação de equipes é uma habilidade aprendida. Não é fácil atrair grandes talentos e tirar o melhor proveito ou não seria uma superpotência. Mas é algo que você pode aprender. A experiência prática de liderança permite que você flexione esse músculo. Se o seu trabalho não está fornecendo essa experiência, tente se voluntariar regularmente com uma organização sem fins lucrativos e veja se você não se encontra liderando um comitê de planejamento ou atuando em um conselho. Assim, você começa a praticar essas habilidades.

Embora os recursos da Fundação Gates sejam incomparáveis, não subestime a influência de sua riqueza pessoal, por mais modesta que seja. Sua riqueza também pode ser sua superpotência. Siga o exemplo de Gates e combine seu tempo com seu dinheiro. Talvez você não consiga despender tanto, claro. Mas, ao associar disponibilidade e capital, você ficará surpreso com o que pode fazer.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).