Facebook anuncia seu novo serviço de pagamento online

Resumo:

Chesnot/Getty Images
Facebook tem planos de, no futuro, implantar a nova plataforma no Instagram e no Whatsapp
  • O Facebook anunciou hoje (12) o lançamento do Facebook Pay;
  • Novo serviço facilitará transações entre usuários e também entre compradores e vendedores na rede;
  • No futuro, o Facebook tem planos de implantar o serviço também no Instagram e no Whatsapp.

O Facebook anunciou hoje (12) no blog oficial da empresa seu novo serviço de pagamentos, o Facebook Pay. Ele funcionará como uma maneira de usuários mandarem dinheiro uns aos outros no Messenger e fazerem compras direto pelo aplicativo da rede social. De acordo com o site de notícias CNBC, o Instagram e o Whatsapp (que foram adquiridos pelo Facebook) também oferecerão o serviço no futuro.

LEIA MAIS: Facebook cortou acesso de possíveis concorrentes a dados de usuários

No vídeo explicativo postado, um exemplo mostra dois usuários conversando no Messenger e, como se fosse mandar uma foto ao seu amigo, um deles manda dinheiro. Tão simples e fácil quanto mandar um vídeo ou um GIF. Para que isso seja possível, o Facebook armazena dados bancários do usuário como número do cartão de crédito e todas as informações necessárias para uma compra online ou uma transferência bancária. O post não deixa claro, mas provavelmente ambas as partes envolvidas deverão ter o Facebook Pay para que a transação ocorra. Para autenticar as transferências, será possível utilizar senhas, biometria ou até mesmo reconhecimento facial.

Esse não é o primeiro serviço de pagamento dentro da rede social desenvolvido pelo Facebook. Desde 2015, usuários têm a chance de realizar doações dentro da rede, sem serem direcionados a links externos. Esse serviço já processou mais de US$ 2 bilhões em doações.

No post, o Facebook também foi bem claro ao dizer que essa nova plataforma não têm nada a ver com a libra, sua futura criptomoeda, ou com a Calibra wallet, a carteira virtual que a apoiará. Esses serviços terão sua própria rede separadamente.

O Facebook Pay vem de uma parceria da empresa com as companhias de pagamentos online PayPal e Stripes e será um potencial concorrente para plataformas dessas próprias empresas, como o Venmo, um aplicativo de celular do PayPal para transações online que facilita transferências bancárias e as limita a um número de toques na tela.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).