Como ganhar dinheiro “se divertindo” no ramo dos brinquedos

Dean Mackenzie
Dean Mackenzie

Nick Mowbray

Nick Mowbray está trabalhando em casa, uma mansão de 12 dormitórios em Coatesville, na Nova Zelândia. É a antiga morada do rebelde cibernético Kim Dotcom, e foi lá que policiais fortemente armados prenderam Dotcom em 2012. A vida é mais tranquila para Mowbray, de 34 anos, e o sol da primavera brilha forte em sua vinícola de 2 mil garrafas por ano, enquanto ele explica o que lhe proporciona esse estilo de vida: uma empresa de brinquedos em rápido crescimento chamada Zuru, que administra com os irmãos Mat e Anna. “Minha filosofia é sempre trabalhar com escala”, diz, enquanto anda pela biblioteca do imóvel de 4.500 metros quadrados, que tem labirinto de cercas vivas e piscina coberta.

A Zuru, fundada em 2003 pelos Mowbray, tem como especialidade a fabricação de brinquedos baratos, como o
Bunch O Balloons, uma engenhoca que permite aos usuários encher 100 balões de água em 60 segundos. A empresa fica em Hong Kong, onde Mat e Anna moram – e que proporciona impostos baixos à Zuru. Eles investiram fortemente em automação para diminuir ainda mais os custos.

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Hoje, a Zuru vende seus brinquedos em 120 países e fatura mais de US$ 300 milhões por ano. A empresa não tem dívidas e nunca recebeu financiamento externo, à exceção de um empréstimo inicial de US$ 20 mil dos pais dos três irmãos, um engenheiro e uma professora. O trio é dono da totalidade da empresa, que vale mais de US$ 1 bilhão. “Por sermos neozelandeses, somos um tanto humildes. Mas, sem dúvida, tem sido uma jornada incrível”, diz Anna, que é a diretora de operações (Nick e Mat são CEOs.)

A Zuru começou como um projeto de interesse pessoal. Aos 12 anos, Mat criou um kit para montar um modelo de balão de ar quente. Ele e Nick vendiam os kits de porta em porta e, em 2003, quando Nick tinha 18 anos, eles se mudaram para a China para transformar o hobby em um negócio de verdade. “Na primeira noite, dormimos nos arbustos ao lado do aeroporto de Hong Kong”, relembra Nick. Lá, os irmãos alugaram o oitavo andar de um prédio sem elevador na cidade de Shantou por US$ 20 mensais. Anna se juntou a eles cerca de um ano depois.

Os Mowbray começaram distribuindo produtos existentes, como um bumerangue em forma de helicóptero. Acabaram fabricando seus próprios brinquedos e imitando marcas consagradas, como as armas de dardos da Nerf. Com o tempo, os Mowbray conseguiram entrar em todos os grandes varejistas dos EUA, inclusive Walmart, Target e CVS. “Tudo por conta própria”, diz Nick. “É meio que inédito.”

Reportagem publicada na edição 71, lançada em setembro de 2019

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