Os 5 livros favoritos de Bill Gates em 2019

Reprodução
Reprodução

Todo fim de ano, o bilionário faz indicações de leitura

Resumo:

  • As sugestões são publicadas por Bill Gates anualmente em dezembro, no seu blog pessoal “GatesNotes”;
  • A lista deste ano inclui obras sobre melhores hábitos de dormir, cuidar dos filhos, ficção e macroambiente;
  • “Peguei um pouco mais de ficção do que o normal”, revela o bilionário.

Todo mês de dezembro, Bill Gates gosta de revelar o que fez no ano, incluindo todos os livros que leu. Mantendo sua tradição festiva, a segunda pessoa mais rica do mundo divulgou quais foram suas obras favoritas em seu blog pessoal “GatesNotes”.

“Neste ano, peguei um pouco mais de ficção do que o normal”, escreveu o bilionário. “Não foi uma decisão consciente, mas parece que me atraí mais por histórias que me permitiram explorar outro mundo”. Os cinco finalistas incluem apenas um romance, mas abordam temas desde saúde pública até história norte-americana (e um livro sobre “tudo”).

LEIA MAIS: Os 5 livros favoritos de Bill Gates de 2018

Veja, na galeria abaixo, a seleção de Gates:

  • “An American Marriage” – Tayari Jones
    Publicado no Brasil pela Editora Arqueiro, com o título “Um Casamento Americano”. Com a história passada na América do Sul, este romance conta a história comovente de um casal de negros que lida com encarceramento e seus efeitos em seu relacionamento. Para os leitores que procuram algo instigante, Gates promete “você será engolido por ele, mesmo com o assunto pesado”.

    Reprodução
  • “These Truths” – Jill Lepore
    “Estas Verdades”, em tradução livre, é uma história de 800 páginas sobre os Estados Unidos e descrita por Gates como “o relato mais honesto e inflexível da história americana que eu já li.” Ao contrário de outros historiadores do gênero, Lepore possui diversos pontos de vista para expor toda a profundidade contraditória do império capitalista. Este livro preenche todos os detalhes da história dos EUA que não são ensinados na escola.

    Reprodução
  • “Growth: From Microorganisms To Megacities” – Vaclav Smil
    Bill Gates disse que espera que “Crescimento: de Microorganismos a Megacidades” (em tradução livre), o novo lançamento de Vaclav Smil, seja “do jeito que algumas pessoas esperam pelo próximo filme de ‘Star Wars’”. O 39º livro de Smil explora uma pergunta alarmante: como devemos reconciliar o crescimento futuro com a preservação a longo prazo de nosso planeta? Gates não apenas desafia a análise do autor às vezes, mas também alerta que algumas seções parecem um manual de engenharia. Os nerds da ciência se alegram!

    Reprodução
  • “Prepared: What Kids Need for a Fulfilled Life” – Diane Tavenner
    Para pais ansiosos que procuram um guia de instruções, Gates recomenda “Preparado: o que as Crianças Precisam para uma Vida de Realizações”, em tradução livre. Por meio da história das melhores escolas públicas da Summit, Tavenner compartilha dicas de como os pais podem ensinar as crianças a viver uma vida boa, e não apenas entrar em uma boa faculdade.

    Reprodução
  • “Why We Sleep” – Matthew Walker
    Gates usa a obra para detalhar suas noites regadas a cafeína nos primeiros dias da Microsoft, quando ele pensava que “dormir muito era coisa de preguiçoso”. Walker, diretor do Centro de Ciência do Sono Humano da UC Berkeley, convenceu o bilionário de que sua privação do sono pode ter sido a causa de algumas barreiras em sua vida. O livro até levou o bilionário a mudar seus hábitos de sono. Para os leitores que desejam viver um 2020 mais saudável, “Por que Dormimos”, em tradução livre, é um ótimo começo.

    Reprodução

“An American Marriage” – Tayari Jones
Publicado no Brasil pela Editora Arqueiro, com o título “Um Casamento Americano”. Com a história passada na América do Sul, este romance conta a história comovente de um casal de negros que lida com encarceramento e seus efeitos em seu relacionamento. Para os leitores que procuram algo instigante, Gates promete “você será engolido por ele, mesmo com o assunto pesado”.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).