United Airlines anuncia troca de CEO

Nicolas Economou/NurPhoto
As ações da United subiram mais de 50% desde que Munoz assumiu o cargo

Resumo:

  • A United Airlines anunciou hoje (5) que trocará de CEO;
  • O atual presidente da empresa, Scott Kirby, vai assumir o lugar de Oscar Munoz, que entrará para o conselho de diretores da United;
  • A decisão põe fim aos rumores de que Kirby iria para a concorrente American Airlines.

A companhia aérea United anunciou hoje (5) que seu CEO, Oscar Munoz, deixará o cargo em maio de 2020. A posição será ocupada pelo atual presidente da empresa, Scott Kirby. Com a mudança, Munoz será o novo diretor executivo da United, substituindo Jane Garvey, que está se aposentando.

LEIA MAIS: United Airlines tem resultado acima do esperado no trimestre

A novidade já trouxe resultados positivos para a companhia. Na manhã de hoje, as ações da United tiveram uma alta de 1%, o que mostra que Munoz entrega a companhia em um ótimo estado em comparação a quando ele assumiu o cargo. Quatro anos trás, o atual CEO entrou para substituir Jeff Smisek, que foi obrigado a se afastar por conta de uma investigação federal acusando a companhia de manipular voos para influenciar decisões políticas em Nova York.

A decisão veio após rumores de que Kirby deixaria a United para entrar no lugar de Doug Parker, CEO da American Airlines. A concorrente estaria procurando por um substituto já que suas ações já caíram 26% desde o começo de 2019. No entanto, a assessoria da United Airlines disse ao canal de notícias CNBC que o anúncio não teve nada a ver com esses rumores.

A American Airlines atualmente é a maior companhia aérea dos Estados Unidos, mas Kirby já havia afirmado em outubro que não deixaria a United.

No anúncio oficial da mudança, Munoz se mostrou otimista. “Com a United em uma posição mais forte que nunca, agora é o momento certo de iniciar esse processo e passar o bastão para um novo líder.”

Munoz já passou por altos e baixos com a United. Ele era o CEO quando, em 2017, um escândalo tomou conta das notícias quando um vídeo de comissários da companhia aérea arrastando um passageiro para fora de um avião superlotado viralizou. Mesmo assim, as ações da empresa subiram 54% desde que Munoz assumiu seu cargo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).